Instruções de uso e composição da Esporobacterina para plantas, dosagem

As preparações biológicas desenvolvidas para proteger as plantas cultivadas de doenças ganharam popularidade merecida entre os jardineiros domésticos na última década. Não agridem o meio ambiente e se acumulam nas frutas. A única desvantagem desses produtos é que você terá que realizar vários tratamentos por temporada. As instruções de uso da “Esporobacterina” para plantas descrevem as normas de uso do medicamento.


Composição e propriedades da "Esporobacterina"

A maioria dos produtos biológicos no mercado tem uma composição de componente único e efeito limitado sobre os patógenos. A "esporobacterina" é composta por duas substâncias ativas, o que garante a sua elevada eficácia. Contém:

  • bactéria Bacillus subtilis com título de pelo menos 108 UFC/g;
  • cogumelo Trichoderma viride (cepa 4097) com título de pelo menos 106 UFC/g.


O preparado biofungicida chega às prateleiras das lojas na forma de pó molhável, a partir do qual é preparado um líquido para tratamento de plantas. O produto é acondicionado em sacos de papel de 20 gramas, o que é muito conveniente para proprietários de pequenas casas de veraneio. Existem também à venda dois tipos de fungicidas, destinados a determinados períodos de desenvolvimento da cultura. São elas “Sporobacterina-Vegetação” com volume de 10 gramas e “Sporobacterina-Mudas” com volume de 5 gramas. O fabricante do remédio natural é a empresa nacional Orton.

A "esporobacterina" pertence à classe dos fungicidas sistêmicos com ação de contato. O mecanismo de sua influência baseia-se no trabalho de dois componentes incluídos na composição, o que garante sua alta eficiência em comparação com produtos similares.

Frasco de remédios

Graças à bactéria Bacillus subtilis, a imunidade das plantas cultivadas é fortalecida e os microrganismos patogênicos que causam doenças fúngicas são destruídos. Este componente atua especialmente ativamente em clima úmido, e na seca o fungo Trichoderma viride passa a atuar, assim, as plantas ficam protegidas de fitopatógenos em quaisquer condições.

Jardineiros que vivenciaram na prática a ação do biofungicida identificaram diversas vantagens do produto:

  • alta eficiência em clima seco e úmido;
  • a impossibilidade de overdose e, consequentemente, danos às plantas;
  • pureza ecológica e naturalidade;
  • facilidade de uso, formulação e embalagem convenientes, além de segurança para quem realiza o tratamento, animais e insetos melíferos;
  • fortalecimento do desenvolvimento do sistema radicular após o uso do medicamento e fornecimento de componentes nutricionais aos tecidos das culturas;
  • melhorando a fertilidade e a estrutura do solo.

Esporobacterina em um saco

Âmbito de aplicação e taxa de consumo

O biofungicida de nova geração “Sporobacterin” foi desenvolvido por cientistas nacionais para o tratamento e prevenção de doenças fúngicas e bacterianas que afetam as plantas cultivadas. A lista de doenças contra as quais o produto atua de forma eficaz inclui canela preta e oídio, murcha de fusarium e bacteriose, míldio e sarna.

O material de plantio - sementes, bulbos, tubérculos - é embebido na solução de trabalho preparada, as mudas são regadas e as plantas adultas são pulverizadas. A esporobacterina pode ser utilizada durante todo o período vegetativo das culturas.

especialistas em residentes de verão

A solução de trabalho padrão é preparada da seguinte forma:

  1. Despeje o pó de uma saqueta de 20 gramas em um litro de água morna.
  2. Adicione uma colher de sopa de açúcar e deixe descansar por meia hora.
  3. O líquido resultante é diluído em 20 litros de água e utilizado para regar as plantas na proporção de 10 litros de solução por 100 metros quadrados. metros de jardim.

Importante! Antes de usar, a solução deve ser misturada.

Instruções de uso

As instruções do fabricante indicam as regras de uso do biofungicida. Para obter o efeito esperado, você deve seguir estas recomendações.

regar mudas

Para mudas

Para prevenir doenças, as mudas adquirem uma variedade especial e preparam uma solução de acordo com o algoritmo especificado. Regue os brotos com este líquido uma semana após a emergência. O segundo procedimento é realizado 7 dias depois.

Especialista:
Ao transplantar mudas para terreno aberto, 100 ml de líquido de trabalho são despejados em cada buraco para destruir os patógenos que vivem no solo.

Para hortaliças

Jardineiros experientes recomendam o tratamento com um biofungicida na fase de semente. Isso evitará que as mudas sejam infectadas com uma doença tão perigosa como a canela preta. Para 1 kg de semente, pegue 1,5 litro de solução de trabalho e mantenha as sementes por 6 horas antes de plantar no solo. Caso seja necessário processar tubérculos de batata, utilize 1 litro do líquido preparado para cada 100 kg de material de plantio, o procedimento é realizado uma semana antes do plantio pretendido.

processamento de vegetais

Futuramente, o método de rega das raízes será utilizado durante todo o período vegetativo, mantendo-se um intervalo de 20 dias entre os tratamentos. 10 litros de fluido de trabalho são consumidos por 100 metros quadrados.

Para colheitas de frutas e bagas

As árvores frutíferas e de frutos silvestres são regadas pela raiz duas vezes durante a estação de crescimento - antes e depois da floração. Um espécime adulto consome 10 litros de fluido de trabalho.

Culturas como uvas e morangos são pulverizadas durante a brotação e após a colheita. A norma é de 10 litros de solução por 100 metros quadrados. metros de pousos.

regando as frutas

Para plantas e flores de interior

Para a prevenção e tratamento de plantas de interior, inclusive orquídeas, utiliza-se o método de pulverização, e não se trata a flor inteira, mas apenas as partes afetadas pela doença.Como medida preventiva, a terra do vaso é desinfetada, utilizando 50 a 100 ml de solução de trabalho para cada amostra.

flores internas

Precauções de segurança

O biofungicida é uma substância de baixo risco para o ser humano, mas ao trabalhar com ele é recomendável seguir regras básicas de segurança. A pulverização é realizada com roupas que cubram todas as partes do corpo e luvas de borracha. Uma máscara de gaze também é usada para evitar que o medicamento entre no trato respiratório.

Recursos e prazo de validade

As instruções do fabricante não indicam o prazo de validade do biofungicida para plantas. O produto deve ser mantido longe de alimentos, em sala separada onde a temperatura do ar não ultrapasse 25 graus.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim