As plantas cultivadas são mais frequentemente afetadas do que outras por patógenos fúngicos devido à variabilidade climática ou ao não cumprimento dos padrões agrotécnicos de cultivo. O fungicida "Piktor" pertence a medicamentos combinados sistêmicos que possuem amplo espectro de ação e protegem contra diversas doenças associadas às intempéries. Para ativar o crescimento e aumentar o indicador de rendimento, o “Piktor” é uma ferramenta indispensável para o processamento de girassol e colza.
- Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento
- Mecanismo de ação do fungicida
- Vantagens do "Piktor"
- Taxa de consumo
- Como preparar adequadamente uma solução funcional?
- Instruções para uso do medicamento
- Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
- Grau de toxicidade
- Compatibilidade
- Armazenamento do medicamento
- Análogos de fungicidas
Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento
A eficácia do medicamento da marca AgCelence quando utilizado se deve à presença de substâncias ativas na composição: boscalida e dimoxistrobina. Ambos os componentes estão contidos na mesma concentração - 200 g/l.
Boscalid pertence às carboxamidas e atinge maior eficácia na realização de tratamentos preventivos. Parte da substância adere à superfície da planta e a protege de infecções secundárias, e o componente restante penetra no sistema de fios da planta e começa a se espalhar rapidamente, identificando células fúngicas, suprimindo seus processos vitais e bloqueando a entrada de oxigênio no patógeno. A dimoxistrobina penetra nas mitocôndrias dos fungos e impede a progressão da cadeia respiratória do corpo.
O uso do fungicida “Piktor” é eficaz na presença de doenças:
- escleritinase;
- Fomase;
- Praga de Alternaria;
- podridão;
- ferrugem;
- oídio.
A droga também lida com outros fitopatógenos fúngicos.
A forma de liberação do fungicida "Piktor" é uma suspensão concentrada em garrafas de litro e cinco litros.
Mecanismo de ação do fungicida
A substância penetra na planta e nos primeiros minutos ataca o sistema respiratório do fungo, evitando a oxidação dos compostos orgânicos. O patógeno morre por falta de oxigênio.
O fungicida “Piktor” elimina o impacto negativo no rendimento, aumenta a produtividade da nitrato redutase, prejudica a produção de etileno, acelerando o processo de fotossíntese.
Vantagens do "Piktor"
O fungicida tem se comprovado entre os consumidores devido a uma série de vantagens que o exaltam significativamente em relação a outros produtos:
- ação confiável e rápida sobre o patógeno;
- prevenção garantida de doenças;
- ativação da fotossíntese, aumento da resistência ao estresse;
- aumentando a quantidade e a qualidade da colheita.
Já após 24 horas de uso do Pictor, você pode notar um forte efeito terapêutico.
Taxa de consumo
A quantidade de consumo do fungicida Pictor não depende do objeto de tratamento. Para girassol, colza de inverno e primavera, a taxa de aplicação do medicamento é de 0,5 l/ha. O número de pulverizações não deve ultrapassar 1 vez, o que é suficiente para o desaparecimento completo do patógeno.
Como preparar adequadamente uma solução funcional?
É necessário diluir o medicamento antes de tratar as plantas cultivadas. Para preparar, encha o tanque 1/3 com água, adicione a quantidade necessária do fungicida Pictor conforme as instruções, enquanto o misturador deve estar funcionando ativamente. Em seguida, adicione mais água até encher todo o recipiente.
A taxa de solução de trabalho é de 300-400 l/ha.
Instruções para uso do medicamento
O tratamento pode ser feito na fase de floração, sendo preferível escolher o período em que a planta está na fase de 8 a 10 pétalas. Se houver sintomas da doença, pulverize imediatamente. O tempo máximo de processamento da colza é um mês antes da colheita e do girassol - dois meses.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
O tratamento é realizado em clima seco e sem vento, pela manhã ou à noite. A pulverização diurna é permitida apenas em caso de tempo nublado. É obrigatório o uso de traje de proteção e máscara ao trabalhar com produto moderadamente tóxico.
Antes de pulverizar, vale avisar os proprietários dos territórios vizinhos com vários dias de antecedência. Verifique previamente o pulverizador quanto à operabilidade e aos recipientes que estarão envolvidos no processo. Não é recomendado usar esses dispositivos para outros fins.
Importante! Durante o processamento, não permita que a substância entre em contato com a mucosa e a pele. Se a solução entrar em contato com a pele, enxágue a área afetada e, se entrar, limpe o estômago.
Grau de toxicidade
O fungicida Pictor não é perigoso para os polinizadores, mas é caracterizado por toxicidade moderada ao homem, por isso devem ser tomados cuidados ao trabalhar com o medicamento.
Compatibilidade
O produto pode ser combinado com diversos pesticidas, herbicidas e fungicidas complementares. Isso aumentará a eficácia de cada componente, economizará tempo e reduzirá a resistência dos patógenos aos medicamentos.
Armazenamento do medicamento
A vida útil do fungicida Pictor não é superior a 2 anos. Armazenar fora do alcance das crianças, longe de alimentos, com temperaturas de 0 a 35 graus e baixa umidade.
Análogos de fungicidas
Não existem análogos da droga "Piktor".