Preparações especiais foram desenvolvidas para o processamento do trigo na primavera e no inverno. Um deles é o fungicida Input, produzido pela conhecida empresa Bayer. Consideremos o princípio de ação, finalidade, composição, dosagem e taxas de consumo do medicamento. Compatibilidade com outros agrotóxicos, classe de toxicidade e medidas de segurança no trabalho com ele, análogos do produto.
Forma, substância ativa do fungicida “Input”
“Input” é uma emulsão concentrada produzida pela Bayer, uma das líderes na produção de agroquímicos. O fabricante oferece garantia de qualidade do produto, confiabilidade do medicamento e segurança em relação às plantas cultivadas.
Os ingredientes ativos do fungicida são o protioconazol na quantidade de 160 g por 1 litro e a espiroxamina na quantidade de 300 g por 1 litro. As substâncias pertencem a diferentes classes de produtos químicos, o que aumenta a eficácia geral do medicamento. “Input” refere-se a pesticidas sistêmicos, pela natureza da ação – a pesticidas protetores e fungicidas imunizantes. É produzido pelo fabricante em botijões de 5 litros, pois se destina ao tratamento de grandes áreas industriais.
Finalidade, indicações de uso
Projetado para o tratamento protetor do trigo no início da primavera e no outono contra doenças de folhas e caules e cercosporelose. As condições de temperatura para uso do medicamento não são superiores a 15 ˚С.
O tratamento é realizado no período de perfilhamento, o produto pode ser utilizado como medida terapêutica e preventiva. A duração do efeito protetor do medicamento é de até 1 mês, a eficácia chega a 90%.
Como funciona?
A espiroxamina no fungicida interrompe a formação de micélio e bloqueia a síntese de ergosterol, substância que é parte integrante da parede celular do fungo. A espiroxamina apresenta alta atividade em temperaturas de 12-15 ° C e é eficaz contra fungos causadores do oídio, a substância foi criada como alternativa às morfolinas.
Outra substância, o protioconazol, interrompe o processo de síntese de esteróis e perturba a permeabilidade das membranas celulares dos microrganismos patogênicos, interrompendo o crescimento do micélio de fungos nocivos.
O pesticida “Input” não só inibe o crescimento de fungos, mas também tem um efeito positivo na germinação, no desenvolvimento do sistema radicular, no arbusto e na resistência das plantas à seca. E também na qualidade do grão, melhora suas características. Aumentar a capacidade de perfilhamento em 1,5 vezes durante o período inicial de crescimento do trigo aumenta a resistência à seca e melhora o consumo de umidade e nutrientes da cultura.
Dosagem e instruções de uso do medicamento
Para tratar o trigo de inverno contra o oídio e ferrugem e contra septoria, cercosporelose e pirenoforose, são consumidos 0,6-0,8 litros da droga por hectare. Pulverizado durante o período vegetativo como medida preventiva ou tratado quando aparecem os primeiros sinais de doença. Número de pulverizações – 1 ou 2. Período de espera – 21 dias.
Para tratar o trigo de inverno contra a giberela, utiliza-se 1 litro da preparação “Input” por hectare. A pulverização é feita no final do perfilhamento e início do descabeçamento. Tratar uma vez, utilizando 300 litros por hectare. O período de espera é de 21 dias. Após o término do período de espera, você pode começar a colheita.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
Em termos de propriedades tóxicas, o fungicida “Input” pertence aos medicamentos da classe de perigo 2. Esta classe inclui substâncias tóxicas cujo contato pode causar intoxicações.
É proibido utilizá-lo próximo a fontes de água, a menos de 5 km de apiários (classe de perigo para abelhas - 3).As pessoas podem trabalhar com ele apenas com roupas e sapatos de proteção justos; certifique-se de usar um respirador ou máscara de gás, óculos de proteção de plástico e luvas grossas de borracha. Os agentes protetores evitam o contato do produto com a pele, olhos, trato respiratório e esôfago. Durante a pulverização, não tire o respirador, os óculos, não beba, coma ou fume. Não deve haver estranhos perto da área tratada.
Após o trabalho, é necessário limpar as roupas e demais equipamentos de proteção, lavá-los e secá-los, além de lavar bem as mãos e o rosto com água e sabão. Lave o equipamento com solução de sabão e soda ou água acidificada com vinagre e seque. Se forem detectados sinais de envenenamento por entrada, lave o estômago com urgência com água e consulte um médico. Se a solução entrar em contato com a pele do corpo ou mucosas, lave-as com água.
Toxicidade e compatibilidade
A entrada é compatível com muitos inseticidas e fungicidas. Mas, como indica o fabricante, em cada caso deve-se primeiro verificar a compatibilidade dos medicamentos diluindo-os em um pouco de água e depois, se estiver tudo bem, diluindo-os na solução de trabalho. Se forem observadas alterações na cor ou na consistência, ou se ocorrer precipitado, os medicamentos não devem ser misturados. É necessário encontrar outros fungicidas compatíveis.
Condições e períodos de armazenamento
É proibido armazenar e transportar o insumo fungicida juntamente com alimentos, medicamentos, produtos de higiene e ração animal. O armazenamento é permitido apenas em sala separada e pouco frequentada, se houver grande quantidade do medicamento - em prateleiras empilhadas em camadas de no máximo 3 camadas.
Armazenar o fungicida Input na embalagem original, fechada com tampa, em local seco, escuro e fresco por no máximo 2 anos a partir da data de produção.Após o vencimento do prazo de validade, todos os resíduos devem ser descartados em local especialmente designado. Os restos da solução de trabalho também não podem ser armazenados, portanto, durante o preparo da solução, é necessário diluir o máximo do medicamento para que não fique excesso. Descarte também todo o volume não utilizado.
Análogos
Outros fungicidas com o mesmo efeito são “Falcon”, “Soligor”. Contêm os mesmos princípios ativos, portanto podem substituir a preparação “Input” para o processamento do trigo de primavera e inverno. Você também pode alternar agentes para prevenir o desenvolvimento de resistência em microrganismos.
O fungicida Bayer Input possui ação rápida e proteção duradoura. Nenhuma fitotoxicidade foi detectada após os testes. O medicamento é considerado confiável para a prevenção de infecções fúngicas do trigo que se desenvolvem durante o período de perfilhamento. Eficaz contra manchas e oídio, cercosporelose. A eficácia do novo fungicida chega a 90%. Recomenda-se a pulverização na primavera e no outono, quando a temperatura do ar não ultrapassa os 15 °C (em condições em que os fungicidas triazólicos não são suficientemente eficazes). O “Input” da Bayer começa a agir imediatamente após a pulverização, bastando um único tratamento para o efeito final.