Para combater infecções fúngicas prejudiciais em vegetais, plantações e vinhedos, use o medicamento altamente eficaz Mancozeb, que é um fungicida e é usado estritamente de acordo com as instruções. Ao usar este produto, precauções devem ser tomadas. Abaixo estão informações completas sobre o medicamento Mancozeb, sua composição, princípio de funcionamento e armazenamento.
Composição, forma de liberação e finalidade do fungicida Mancozeb
O fungicida Mancozeb foi desenvolvido em meados do século passado para a prevenção e controle de microrganismos fúngicos nocivos que atacam tomates, batatas, pepinos e uvas. Portanto, ao longo de muitos anos de história, o produto foi exaustivamente estudado e todas as suas vantagens e desvantagens foram identificadas.
O medicamento é classificado como ditiocarbamato, cujo principal princípio ativo é o etileno bisditiocarbamato. A droga também contém zinco e manganês.
O produto é produzido na forma de um pó amarelo acinzentado, a partir do qual é feita uma solução de trabalho para o tratamento de plantas.
Importante! Para processar hortaliças e uvas, são necessárias diferentes concentrações da substância ativa e quantidade de solução.
Princípio da Operação
Ao pulverizar a solução, o fungicida se deposita nas lâminas das folhas e nos brotos das plantas, formando uma película protetora. Penetrando nas células vegetais, o produto interrompe o desenvolvimento da doença e destrói completamente os microrganismos nocivos.
Vantagens e desvantagens
Para usar um fungicida corretamente, você precisa se familiarizar com todas as vantagens e desvantagens do medicamento.
Vantagens:
- O efeito da droga sobre microrganismos nocivos começa imediatamente após o tratamento.
- O fungicida não penetra e não se acumula nos frutos das hortaliças e uvas.
- Após o término da exposição, o medicamento se decompõe rapidamente sem agredir o meio ambiente.
- Ajuda a acelerar o crescimento e desenvolvimento da massa verde das plantas.
A droga é inofensiva para insetos benéficos e pode ser usada mesmo durante a polinização.
Entre as desvantagens, destaca-se uma alta classe de toxicidade para humanos e mamíferos. Mas sujeito aos padrões de segurança estabelecidos durante o uso, o fungicida não pode causar danos à vida humana.
Taxa de consumo
Para combater e prevenir fungos patogênicos nas hortaliças, a solução de trabalho é preparada na proporção de 1 a 1,3 quilogramas por 400-600 litros de água, que é utilizada em 1 hectare de terreno.
No tratamento de vinhas, a quantidade de fungicida para preparo da solução é de 1,6 a 2,5 quilos de pó seco para cada 800 litros de água.
Regras para preparar a solução de trabalho
Para preparar a solução de trabalho serão necessários recipientes grandes, o próprio preparo e água.
- Para processar hortaliças, será necessário um barril ou tanque com capacidade de 300 a 600 litros.
- O barril é enchido até a metade com água e a quantidade necessária do medicamento é adicionada.
- A mistura é bem misturada e a quantidade restante de líquido é adicionada.
O mesmo procedimento de preparo é realizado para o processamento da uva, apenas o recipiente para preparo da solução de trabalho deve ser maior.
Instruções de uso
Depois de preparar a solução de trabalho, são pulverizadas hortaliças ou vinhas.
O primeiro tratamento é recomendado no início do período vegetativo. A pulverização subsequente é realizada em intervalos de 1 a 2 semanas, dependendo do tempo e das condições climáticas.
Importante! Ao pulverizar vinhedos, é preciso lembrar que o medicamento é eficaz no combate ao oídio, mas não é utilizado no tratamento do oídio.
Precauções de segurança
As plantas são tratadas com pulverizadores ou equipamentos profissionais.
- Ao trabalhar com o medicamento, certifique-se de usar roupas de proteção, sapatos, chapéu e respirador.
- Os reservatórios naturais e fontes de água potável deverão estar localizados a pelo menos 300 metros do local da obra.
- Nas terras agrícolas tratadas com fungicida não é permitida a presença de mamíferos e pessoas sem proteção especial.
Após terminar o trabalho, lave bem as ferramentas e roupas em água corrente e tome banho.
Fitotoxicidade
Se observadas todas as normas e instruções de uso necessárias, o medicamento não apresenta efeitos fitotóxicos nas plantas.
Compatibilidade
O fungicida Mancozeb é compatível com a maioria dos herbicidas e pesticidas. Para controlar eficazmente ervas daninhas e doenças, o medicamento é frequentemente adicionado a misturas com outros pesticidas.
Armazenar
Armazene o pesticida em local fresco e escuro, fora do alcance de crianças e animais. A vida útil da embalagem é de 3 anos.