O herbicida, destinado ao tratamento de áreas ocupadas por culturas de grãos, enfrenta com eficácia muitas espécies de ervas daninhas dicotiledôneas. Tem efeito tóxico em contato direto com a planta, dá resultados rápidos e duradouros. Após o tratamento com o herbicida Lancelot 450, a supressão de ervas daninhas é observada em 24 horas.
- Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento
- Como funciona o herbicida Lancelot
- Vantagens e desvantagens
- Taxas de consumo de herbicidas
- Como preparar e usar a mistura de trabalho?
- Precauções de segurança para uso
- Toxicidade e compatibilidade do produto
- Condições e períodos de armazenamento do herbicida
- Medicamentos semelhantes
Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento
O herbicida Lancelot destina-se ao tratamento de áreas ocupadas por culturas de cereais. Eficaz contra muitas dicotiledôneas de ervas daninhas, incluindo as maliciosas - nivaria, cardo, cardo e bedstraw. Com o uso de herbicida, a área de plantio é preparada para as seguintes espécies da rotação de culturas.
Lancelot inclui dois compostos ativos:
- aminopiralide – 300 g/l;
- florasulam – 150 g/l.
Lancelot 450 está disponível na forma granular. A solução é uma dispersão aquosa. Volume do recipiente – 0,5 kg/10 × 0,5 kg. Fabricante: Empresa americana DOW AgroSciences.
Como funciona o herbicida Lancelot
Os componentes ativos penetram nos tecidos vegetais através da superfície da folha e entram no meristema. A síntese hormonal é inibida ali, resultando em falha na divisão celular. Graças à combinação de dois componentes, Lancelot lida com ervas daninhas resistentes aos efeitos da sulfonilureia e do ácido diclorofenoxiacético, evitando o surgimento de resistência.
O efeito herbicida é rápido. Os processos de crescimento param após um dia. E a morte completa das ervas daninhas é observada após 2 semanas.
Após a aplicação do herbicida, é necessária a adesão estrita à rotação de culturas. Os seguintes são cultivados na área tratada:
- cereais, milho - depois de um mês;
- cereais de inverno e forrageiros, colza de inverno – no outono da mesma estação;
- cereais de primavera, colza, milho - na primavera da próxima estação;
- batata, linho, girassol, beterraba, repolho, cebola - depois de um ano, desde que a quantidade de chuva seja a partir de 300 mm;
- forragem e feijão, cenoura - após 1,5 anos.
Vantagens e desvantagens
Lancelot 450 é um dos herbicidas mais utilizados.Sua popularidade se deve a muitas vantagens:
- a capacidade de destruir as partes verdes e raízes das ervas daninhas;
- altamente eficaz contra ervas daninhas resistentes a sulfonilureias e imidazolinonas;
- a capacidade de matar as ervas daninhas mais maliciosas - semear cardo, camomila, cardo, ambrósia, bedstraw;
- possibilidade de aplicação até o segundo entrenó em espécie cultivada;
- otimização econômica da rotação de culturas.
Os agricultores não mencionam quaisquer deficiências específicas. Nota-se apenas a ineficácia do uso do herbicida em solos alagados e a inadmissibilidade da pulverização aérea.
Taxas de consumo de herbicidas
A dosagem é a seguinte:
taxa de consumo de substâncias | cultura | espécies de ervas daninhas | período de pulverização | multiplicidade |
0,03-0,033
0,03-0,033 (A) |
cereais de primavera e inverno | anuais e perenes dicotiledôneas | desde a fase de perfilhamento até o aparecimento do segundo entrenó nas espécies cultivadas | 60 (1) |
Como preparar e usar a mistura de trabalho?
A solução é feita antes do uso. Agite bem o recipiente antes de abri-lo. O tanque do dispositivo de pulverização está cheio de um terço com água. Adicione uma quantidade medida do medicamento. Adicione água até a borda do tanque enquanto mexe continuamente com um agitador mecânico. A solução é preparada sobre uma plataforma de enchimento, que depois é limpa.
O tratamento é realizado por pulverização, a temperaturas do ar de +10 a +25 °C. O herbicida é impermeável à umidade e sua eficácia não diminui se chover uma hora após a aplicação. Mas você não deve borrifar se for esperado que esfrie. As culturas enfraquecidas por doenças ou condições climáticas adversas não devem ser tratadas.
O consumo de líquido é de 200 a 300 litros por hectare.
Precauções de segurança para uso
O herbicida Lancelot 450 é uma substância moderadamente tóxica para humanos. Portanto, é necessário trabalhar com meios padronizados de proteção da pele, órgãos visuais e respiratórios: roupa de trabalho, luvas de borracha, respirador.
Toxicidade e compatibilidade do produto
Classe de toxicidade para humanos – 3. Para insetos – 3.
Para evitar prejudicar as abelhas, as seguintes regras devem ser consideradas:
- processamento em velocidades de vento de até 5 m/s;
- área de voo fronteiriço das abelhas – a partir de 3 km;
- proibição de voo – a partir de 3 horas.
O herbicida é tóxico para os peixes. É proibida a sua utilização na zona sanitária de reservatórios pertencentes a pisciculturas.
Lancelot 450 é eficaz quando combinado com o medicamento Axial, se for necessário o tratamento de áreas infestadas com espécies dicotiledôneas e cereais. Também compatível com a maioria dos herbicidas, fungicidas, inseticidas e complexos minerais solúveis em água.
Condições e períodos de armazenamento do herbicida
Armazene o Lancelot em uma área ventilada e não úmida no recipiente em que foi adquirido. Não deve haver rações, fertilizantes, fontes de água ou produtos alimentícios nas proximidades. A temperatura no local de armazenamento é de -20 a +40 °C.
Prazo de validade – 3 anos.
Medicamentos semelhantes
Herbicidas baseados em uma combinação de aminopiralide e florasulam são produzidos por muitos fabricantes. As marcas mais comuns:
- Dragão;
- Taltos;
- Intensidade;
- Dérbi Super.
A DOW AgroSciences vende produtos químicos nos quais o complexo aminopiralide-florasulam é complementado com outros componentes:
- Mustang Forte - 2.4-D;
- Lancet Plus, Genius, Hurricane - piroxulam.
Na Rússia, a popularidade da droga Lancelot está crescendo. É eficaz contra as ervas daninhas mais comuns e seguro quando devidamente preparado e usado.