"Callisto" é um herbicida especializado. É usado para tratar campos de milho. O novo produto de proteção é produzido pela Syngenta (Suíça). Seus produtos (fungicidas, inseticidas, herbicidas) são utilizados por agricultores e empresas agroindustriais.
- Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento "Callisto"
- Mecanismo de ação do herbicida
- Lados positivos e negativos
- Taxas de consumo de fluido de trabalho
- Preparação da solução de trabalho
- Instruções de uso da solução preparada
- Medidas de precaução
- Fitotoxicidade da droga
- É compatível com outros pesticidas?
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos
Composição, forma de liberação e finalidade do medicamento "Callisto"
A base da droga é a mesotriona.Este é um análogo sintético de um herbicida natural produzido por arbustos ornamentais Callistemon citrunus. As substâncias tóxicas liberadas por esta espécie de planta inibem o desenvolvimento e o crescimento das culturas que crescem nas proximidades.
O medicamento é produzido na forma líquida - CS (suspensão concentrada). Embalado em embalagens de 5 litros. A concentração de mesotriona no herbicida é de 480 g/l. Espectro de ação "Callisto":
- ervas daninhas dicotiledôneas perenes e anuais crescendo em um campo de milho;
- ervas daninhas anuais dicotiledôneas crescendo em um campo de papoulas.
Mecanismo de ação do herbicida
O tratamento com herbicida seletivo, sistêmico e pós-emergente não prejudica o milho. Pode ser usado para pulverizar a cultura no estágio de 8ª folha. Graças ao efeito suave da droga nas plantas jovens, o trabalho de controle de ervas daninhas é realizado em tempo hábil. O produto pertence à classe das tricetonas.
A substância ativa que constitui a base do Callisto tem efeito sistêmico nas ervas daninhas. Dentro de 24 horas, 80% da solução penetra no tecido vegetal. Os resultados são visíveis após 1-2 dias, sinais de ação herbicida:
- os tecidos ficam descoloridos nos pontos de crescimento;
- toda a parte aérea fica clara;
- os tecidos morrem.
As ervas daninhas morrem completamente em 1-2 semanas.
Lados positivos e negativos
A preparação à base de plantas "Callisto" apresenta uma série de vantagens. É usado em misturas em tanques. Ele mata ervas daninhas sobre as quais outros herbicidas não têm efeito. Os tratamentos são realizados em diferentes estágios de desenvolvimento do milho e das ervas daninhas. O uso de "Callisto" elimina o ressurgimento de ervas daninhas:
- trepadeira;
- semear cardo;
- bonde, bondinho;
- ambrosia;
- outros cereais, ervas daninhas dicotiledôneas.
Em condições de forte presença de ervas daninhas, “Callisto” não consegue lidar com todos os tipos de ervas daninhas. É usado em combinação com outros meios.Funciona de forma mais eficaz com o medicamento "Milagro". Sua mistura destrói 90-95% das ervas daninhas em um campo de milho.
Taxas de consumo de fluido de trabalho
"Callisto" tem um efeito prolongado. Durante a temporada, o milho é tratado uma vez com Calisto. O período de espera a uma taxa de consumo de suspensão de 0,15-0,25 l/ha é de 2 meses civis. O tempo de efeito protetor depende de fatores:
- fases de crescimento de ervas daninhas;
- clima, a chuva imediatamente após o tratamento reduz o efeito do uso do herbicida, a precipitação não afeta o resultado se tiver passado mais de uma hora desde a pulverização;
- tipo de erva daninha;
- concentração e consumo da mistura de trabalho.
Preparação da solução de trabalho
A eficácia da mistura líquida é aumentada com a adição do medicamento “Corvette Zh” - são consumidos 0,5 litros de adjuvante por volume de 100 litros.
“Corvette” melhora a adesão, pulverizabilidade e absorção da solução herbicida.
Algoritmo para preparar a solução Callisto:
- encha o tanque até a metade com água;
- inicie o misturador;
- despeje a dose do medicamento;
- Adicione água.
Até que os componentes se dissolvam, a mistura é agitada. A solução preparada é utilizada imediatamente após a mistura.
Instruções de uso da solução preparada
O milho é processado pela manhã, quando não há orvalho nem chuva. Com força de vento de até 3 m/seg. O pulverizador é inspecionado no dia anterior. Consiste em diversas operações. Avaliar a limpeza do tanque e a facilidade de manutenção dos pulverizadores. Configurando o fornecimento uniforme de líquido. O volume deve corresponder à vazão calculada.
O resultado máximo na destruição de ervas daninhas é alcançado na fase de desenvolvimento das ervas daninhas:
- em anuários - 2-3 folhas;
- em plantas perenes - uma roseta de 5 a 8 cm.
Para que a substância mesotriona atinja os pontos de crescimento mais rapidamente, a vegetação prejudicial é generosamente umedecida com o fluido de trabalho.
Medidas de precaução
Não há nenhum dano à saúde ao usar o herbicida se as precauções de segurança recomendadas forem seguidas. O produto é classificado como classe de perigo 3 para humanos e classe de perigo 3 para abelhas.
Após 3 dias, o trabalho mecanizado pode ser planejado no campo tratado com herbicida.
Restrições que devem ser observadas durante o uso:
- tratar áreas localizadas em zonas de pesca;
- É proibido o uso em dachas e hortas;
- não pode ser pulverizado por aeronaves.
Fitotoxicidade da droga
Não há risco de fitotoxicidade se o herbicida for pulverizado de acordo com os padrões especificados nas instruções.
É compatível com outros pesticidas?
"Callisto" é usado em misturas de tanques. Isso permite ampliar o espectro de ação do herbicida. Antes de preparar a solução de trabalho, é realizado um teste de compatibilidade de todos os componentes. Antes de usar, estude todas as instruções que acompanham o medicamento complementar. Os períodos de aplicação devem coincidir.
"Milagro" (0,75-1 l/ha) é misturado com "Callisto" (0,15-0,2 l/ha) para destruir os cereais. Contra plantas perenes que se reproduzem por rebentos de raiz, o herbicida é misturado ao medicamento “Banvel”:
- o consumo do primeiro produto é de 0,15-0,2 l/ha;
- o consumo do segundo produto é de 0,1-0,15 l/ha.
Não são utilizados inseticidas contendo compostos organofosforados e tiocarbonatos no milho antes e depois da pulverização da cultura com o herbicida “Callisto”. A pausa entre os tratamentos é de 7 dias.
Termos e condições de armazenamento
O herbicida é vendido em latas. É eficaz por 3 anos. O prazo é contado a partir da data de emissão caso a embalagem original não seja aberta.Condições internas:
- ar seco;
- limite inferior de temperatura -5 °C;
- limite superior de temperatura +35 °C.
Análogos
A Syngenta produz o herbicida Sumaro. Este é um análogo do Callisto em termos de substância ativa. A suspensão de mesotriona contém 480 g/l. Aplique um remédio contra ervas daninhas de folha larga. A droga funciona na faixa de temperatura de 8-25 °C. O milho é pulverizado com solução de Sumaro na fase de 3-8 folhas.
"Mezokron" é o segundo análogo de "Callisto" em termos de substância ativa. Contém uma concentração de mesotriona de 480 g/l. O medicamento é usado no tratamento do milho contra ervas daninhas dicotiledôneas e de cereais. Assim como “Callisto”, “Mesocorn” tem efeito de solo e inibe o desenvolvimento da 2ª onda de ervas daninhas.