Ao cultivar plantas agrícolas, muitas vezes você tem que lidar com infestações de insetos ou doenças de início repentino. Um remédio eficaz para esses problemas é um herbicida chamado Lumax.
- Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Lumax
- Mecanismo de ação do herbicida
- Principais prós e contras
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Como preparar uma solução funcional
- Como usar a mistura de trabalho corretamente
- Precauções de segurança ao trabalhar com herbicida
- O grau de toxicidade da droga "Lumax"
- É compatível com outros produtos?
- Como armazenar o herbicida?
- Existem análogos?
Composição, finalidade e forma de liberação do medicamento Lumax
Este produto químico contém três componentes ativos:
- mesotriona;
- terbutilazina;
- S-Metolacloro.
O medicamento é um fungicida sistêmico, apresentado na forma de suspensão ou emulsão. Disponível em latas de 5 litros.
O produto químico "Lumax" é usado para proteger as plantações de milho de ervas daninhas. Com a sua ajuda, você não só pode se livrar de cereais e outros tipos de ervas daninhas, mas também controlar seu aparecimento. O efeito visível é alcançado imediatamente após o primeiro tratamento.
Mecanismo de ação do herbicida
As substâncias ativas penetram nos tecidos das plantas através do sistema radicular e das folhas. A droga também afeta diretamente as ervas daninhas quando atinge a folhagem. Após a aplicação, os brotos de ervas daninhas começam a enrolar e morrer. Nas plantas dicotiledôneas, a substância penetra através dos cotilédones, fazendo com que as ervas daninhas morram antes da germinação.
Você pode ver os resultados quase imediatamente após o primeiro tratamento. A pulverização repetida é necessária em casos muito raros. Se o tratamento de pré-emergência com o medicamento foi realizado, as ervas daninhas não crescem no local.
Principais prós e contras
Vantagens de usar um produto químico para processar milho:
- Alta eficiência.
- Duração da exposição (durante todo o período vegetativo).
- Longo período de proteção das plantas agrícolas (cerca de 12 semanas).
- A droga começa a fazer efeito imediatamente após a pulverização das ervas daninhas.
- Adequado para destruir um grande número de ervas daninhas.
- Compatível com muitos outros produtos químicos.
- Pode ser usado antes da emergência.
Mas com uma lista tão grande de vantagens, o produto químico também apresenta desvantagens. Em primeiro lugar, esta é uma grande lista de ervas daninhas que são ligeiramente sensíveis a ela. Esses incluem:
- todas as variedades de rabanete;
- estupro;
- média de erva-de-bico;
- caruru branco;
- agrião comum;
- cardo;
- semear cardo;
- cavalinha;
- droga.
Outra desvantagem do produto químico é a toxicidade. A droga pode ser perigosa para abelhas e humanos se usada incorretamente. Também é proibido utilizá-lo próximo a corpos d'água abertos.
Taxa de consumo para diferentes plantas
O herbicida “Lumax” é utilizado principalmente no tratamento de plantações de milho. O produto químico ajuda a prevenir o aparecimento de cereais anuais e ervas daninhas dicotiledôneas.
Para preparar uma solução de 200-300 litros por 1 ha.
Como preparar uma solução funcional
O produto químico deve ser utilizado no tratamento das plantações de milho estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Preparar uma solução funcional é bastante simples. Para isso, é necessário um recipiente limpo (que posteriormente será utilizado apenas para o preparo de produtos químicos) e água. A emulsão é diluída em água e bem agitada. Então as plantas são pulverizadas. Se permanecer uma solução após o tratamento, ela não poderá ser reutilizada.
Recomenda-se realizar o tratamento em temperaturas do ar de +10 a +25 graus. A droga é mais eficaz quando as ervas daninhas anuais dos cereais têm 1-2 folhas inteiras e as ervas daninhas dicotiledôneas têm 2-4 folhas cheias.
Como usar a mistura de trabalho corretamente
Antes de iniciar o processamento, você precisa estudar cuidadosamente as instruções de uso. Para realizar a pulverização, utiliza-se um borrifador especial com spray fino para que o líquido seja distribuído uniformemente sobre a folhagem das plantas.
A pulverização é melhor feita à noite, quando o sol já se pôs. Isso evitará queimaduras nas folhas.Também é recomendável verificar a previsão do tempo antes do procedimento para garantir que não haja chuvas fortes durante vários dias após o tratamento.
Precauções de segurança ao trabalhar com herbicida
Recomenda-se pulverizar em um dia ensolarado e sem vento para que a solução não respingue em todas as direções. Antes do procedimento você precisa se preparar. O melhor é usar roupas fechadas, óculos e máscara.
Se a solução entrar em contato com a membrana mucosa, lave imediatamente a área com bastante água limpa. Se aparecerem vários sintomas - coceira, vermelhidão ou queimação, consulte imediatamente um médico para obter ajuda.
O grau de toxicidade da droga "Lumax"
Este produto químico é caracterizado pela terceira classe de perigo para humanos e insetos melíferos. É proibido o uso do herbicida próximo a corpos d'água abertos. Não é prejudicial aos mamíferos.
É compatível com outros produtos?
O herbicida é compatível com a maioria dos outros produtos químicos. Mas em qualquer caso, antes do processamento, é necessário realizar um teste de compatibilidade. A droga é bem compatível com produtos químicos como "Reglon Super" e "Fusilada Forte".
Não é recomendado o uso de preparações à base de compostos organofosforados uma semana antes ou depois do tratamento das plantações com Lumax. Também é proibido o uso do produto químico se ele tiver sido tratado com substâncias que contenham compostos organofosforados antes do plantio.
Como armazenar o herbicida?
O herbicida Lumax, como qualquer outro produto químico, é recomendado fora do alcance de animais de estimação e crianças pequenas. Não deve haver comida por perto. As condições ideais de armazenamento são um ambiente escuro e com boa ventilação, onde a luz solar não penetra.
A vida útil do produto químico é de 3 anos.Soluções prontas não podem ser armazenadas.
Existem análogos?
"Lumax" é um daqueles medicamentos que possuem muitos análogos. Produtos eficazes com composição semelhante incluem:
- "Avestil";
- "Aldox";
- "Barreira";
- "Fluxo de Diamante";
- "Virulen";
- "Desaltina";
- "Lizafin";
- "Megádez";
- "Ecomento-forte".
Preparações com composição semelhante não são piores que o Lumax em termos do grau de impacto nas ervas daninhas.