A obtenção de uma colheita volumosa é possível com cuidados abrangentes com as plantas. É necessário estar atento não apenas à fertilização e rega das plantações, mas também à sua proteção contra pragas, doenças e ao aumento da resistência a doenças. O fosetil de alumínio (fosfito) apresenta efeitos protetores e medicinais nas culturas vegetais, e o pó tem baixa toxicidade para abelhas e outros insetos benéficos.
Composição e forma de liberação do fosetil alumínio
O produto é um fungicida sistêmico que apresenta propriedades protetoras e medicinais. O pó molhável é a forma de liberação do medicamento. A embalagem padrão é um saco de 2,5 kg (um quilograma de pó contém 800 g de princípio ativo).
O fosetil de alumínio pertence à classe química dos compostos organofosforados. Ao usar o medicamento, é preciso lembrar que o pó é diluído em água e não em solventes orgânicos.
Como funciona o medicamento e para que é usado
O fosetil alumínio é um pesticida sistêmico. O envenenamento por insetos nocivos ocorre à medida que a solução se espalha pelo sistema vascular das plantas. O pó desempenha as seguintes funções:
- protetor – evita danos às plantas por fungos ou insetos, evita a propagação de pragas. Recomenda-se tratar completamente as culturas vegetais com a solução medicamentosa;
- a qualidade medicinal permite ajudar as plantas afetadas por pragas. Ao tratar plantas doentes, é preciso entender que seu rendimento será reduzido.
O efeito da droga começa 30-40 minutos após o processamento das culturas vegetais. Como a solução penetra rapidamente na planta, não há risco de ela ser lavada durante a chuva ou rega. E as qualidades protetoras duram de 2 a 3 semanas.
Taxas de consumo e instruções de uso
Existem certas nuances ao processar culturas vegetais individuais com fosetil de alumínio (as recomendações são fornecidas na tabela):
Nome da cultura | Consumo de pó (g/á) | Recursos de uso |
Uva | 25 | pulverizado contra o míldio antes da floração, durante a formação dos frutos, com intervalo de 10-14 dias |
Cebola | 20-25 | durante a estação de crescimento eles são tratados contra a peronosporose |
pepinos | 20 | durante a estação de crescimento eles são tratados contra a peronosporose |
Pêssegos, pêra, cereja | Solução a 0,5% | tratado contra a podridão da requeima após a floração |
macieiras | Solução a 0,5% | Após a floração, a base do tronco é regada com uma solução contra a podridão da requeima |
Precauções de segurança ao usar fungicida
Não podemos excluir o risco de efeitos nocivos dos pesticidas no corpo humano se estes entrarem em contacto com a pele ou membranas mucosas durante a pulverização das plantas. Portanto, é importante seguir as regras de segurança:
- a pulverização é realizada em roupas com mangas compridas que proporcionam proteção ao corpo;
- Recomenda-se primeiro calçar luvas de borracha, proteger os olhos com óculos especiais e cobrir a cabeça com chapéu;
- Ao diluir o pó, siga as instruções do fabricante.
Após o processamento das plantas, é necessário lavar bem com água corrente e lavar as mãos com sabão. É importante considerar as recomendações do fabricante do pó indicadas na embalagem.
Compatibilidade com outras substâncias
O fabricante não recomenda combinar a aplicação de fertilizantes nitrogenados e polinização/rega de plantas com fosetil de alumínio. Para aumentar o efeito do pó, ele é misturado com outras preparações de contato (substâncias que afetam as pragas ao entrar em contato com o tegumento das pragas). Antes de combinar fungicidas, é necessário garantir sua compatibilidade biológica ou química. Fosetil não deve ser utilizado com substâncias à base de cobre.
Como armazená-lo corretamente
É aconselhável reservar uma sala separada para armazenamento de pesticidas. O fabricante recomenda armazenar a substância em recipiente hermético com adesivo com o nome do fungicida, pois o fosetil de alumínio se oxida a fosfato ao interagir com a umidade e o ar.
Para limpar o pó derramado acidentalmente, use uma pá de lixo e panos secos e certifique-se de usar luvas de proteção.
O que pode ser substituído
A partir do princípio ativo fosetil alumínio, é produzido o medicamento "Alette", utilizado no processamento de cebolas, pepinos e morangos. O medicamento “Efatol” tem uma gama mais ampla de aplicações, sendo utilizado para pulverizar uvas, peras, cerejas, girassóis, macieiras e pêssegos.
A utilização de pesticidas não deve ser subestimada, uma vez que a utilização de substâncias ajuda a aumentar o rendimento das culturas. Nas condições modernas, a fertilidade da terra diminui, as condições climáticas mudam e sem o uso de pesticidas torna-se difícil combater doenças e pragas de plantas.