Encontrar um remédio universal, seguro e eficaz não é mais um problema. Para proteger plantas de jardim, jardim e interior de infecções fúngicas e bacterianas, recomenda-se a utilização do fungicida “Fitolavin”, tendo estudado previamente as instruções de uso do medicamento.
- Composição química, forma de liberação e finalidade
- Como funciona o produto?
- Vantagens e desvantagens do fungicida "Fitolavin"
- Taxa de consumo do medicamento
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções de uso
- Precauções para uso
- Grau de toxicidade
- É compatível com outras drogas?
- Data de validade e regras de armazenamento
- Análogos do produto
Composição química, forma de liberação e finalidade
Os componentes ativos da composição são fitobacteriomicina e estreptocida. Prescrito para o tratamento e prevenção de doenças bacterianas e fúngicas.
O medicamento está disponível em ampolas, frascos, frascos e latas, dependendo do volume.
Como funciona o produto?
O fungicida “Fitolavin” é capaz de penetrar nas células vegetais e eliminar a fonte de infecção, destruir os esporos dos fungos, evitando sua divisão e agravando o metabolismo do patógeno. Ao mesmo tempo, é um agente profilático.
Vantagens e desvantagens do fungicida "Fitolavin"
O fungicida é popular não apenas entre jardineiros e jardineiros, mas também entre os amantes de plantas de interior devido a uma série de qualidades positivas:
- amplo espectro de ação do produto, rápida proteção contra os patógenos mais comuns e raros de fungos e bactérias;
- universalidade, único fungicida que pode ser utilizado no tratamento de qualquer tipo de cultura;
- adequado para fins terapêuticos e profiláticos;
- ação garantida a longo prazo e maior ausência de patógenos.
Tem uma desvantagem significativa que repele muitos jardineiros - um efeito negativo no desenvolvimento e na atividade vital das abelhas 12 horas após o tratamento.
Taxa de consumo do medicamento
A taxa de dose do medicamento depende da cultura a ser tratada e do tipo de doença. Para evitar bacteriose ou canela preta nas mudas, mergulhe o material de plantio em uma solução (2 ml de fungicida por 1 litro de água). A taxa de consumo universal é de 20 ml do medicamento para cada 10 litros de água.
Em caso de derrota batatas de perna preta, podridão e outras doenças comuns, a dosagem do produto deve ser aumentada para 50 ml para cada 10 litros de água.
Durante o processamento, devem ser observados os seguintes padrões de composição de trabalho:
Material | Quantidade |
Arbustos | 1,5-2 l por cópia |
Árvores | 3-5 l por unidade |
Vegetais | 20 litros por cem metros quadrados |
Cereais | 20 litros por cem metros quadrados |
Plantinha | 30-45 ml para cada muda |
Para plantas de interior, o volume de solução utilizada não deve ultrapassar 220 ml. Ao processar flores pequenas, reduza a quantidade pela metade.
Como preparar uma solução funcional
Para preparar uma solução de trabalho, dilua o medicamento em água, observando a dosagem, e misture bem. A mistura deve ter uma consistência uniforme.
Comece a preparar a composição imediatamente antes de processar as plantas.
Instruções de uso
A solução preparada pode ser usada de diversas maneiras. O produto é perfeito para pulverizar, regar e embeber. Mergulhar os tubérculos na solução também é considerado eficaz.
Ao pulverizar, é importante não perder todas as partes externas da planta. Um borrifador é usado para processamento. Frequência de pulverização padrão:
- No momento da formação dos botões.
- Durante o período de floração abundante.
- Após o aparecimento dos primeiros ovários.
- Assim que os frutos atingirem 4 cm.
Importante! As plantas afetadas em estágios posteriores requerem tratamento complexo: pulverização e fertilização do solo.
É necessário regar as culturas estritamente pela raiz para fins preventivos e no tratamento de todos os tipos de podridão. Trate as mudas de pepino ou tomate na fase de 3 folhas com 50 ml de solução e, 2 semanas após o transplante para campo aberto, adicione mais 100 ml.
Mergulhar as sementes na solução por 2 horas reduzirá o risco de desenvolver necrose do caule e podridão bacteriana.
Precauções para uso
Ao usar o fungicida "Fitolavin", devem-se seguir as normas de segurança. Realize o trabalho somente com roupas especiais, máscara de proteção, luvas e respirador.Certifique-se de que o produto não entre em contato com a pele e mucosas.
É proibida a entrada da composição em corpos d'água naturais.
Avise os apicultores próximos sobre o tratamento e recomende isolar as abelhas por 12 horas.
Grau de toxicidade
O fungicida "Fitolavin" pertence à 3ª classe de perigo. Se entrar em contato com a pele, causa irritações e alergias. A penetração pode causar intoxicações graves.
É compatível com outras drogas?
O fungicida "Fitolavin" pode ser usado em combinação com outros medicamentos. É combinado com sucesso com muitos fertilizantes, inseticidas, herbicidas e outros fungicidas.
Não se deve combinar o medicamento com agentes bacterianos, pois eles possuem mecanismo de ação semelhante e, quando combinados, a eficácia de cada componente diminuirá.
Data de validade e regras de armazenamento
Armazenar em local seco e sem iluminação, com temperatura de 0 a 30 graus. Prazo de validade: não mais que 12 meses.
Análogos do produto
Os principais análogos de “Fitolavin”, que possuem um mecanismo de ação semelhante, são “Alirin-B”, “Gamair”, “Baktofit”, “Kasugamitsin”, “Kazumin”, “Skor”.