O tratamento antifúngico de árvores frutíferas permite evitar o desenvolvimento de doenças comuns e melhorar a qualidade e manutenção da colheita. A utilização do fungicida "Bellis" na agricultura de acordo com as instruções de uso proporciona às macieiras e pereiras proteção multinível contra micoses e evita o apodrecimento precoce dos frutos. A resistência à precipitação e o curto período de espera diferenciam o medicamento de seus concorrentes.
Composição e forma de liberação de fungicida de dois componentes
A composição do produto “Bellis” é representada por dois princípios ativos complementares - boscalida e piraclostrobina nas quantidades de 252 gramas e 128 gramas por 1 quilograma de massa total da mistura, respectivamente. O fungicida tem a forma de grânulos solúveis em água, acondicionados em embalagens de 1 e 5 quilos e acondicionados em recipientes plásticos de rosca.
Mecanismo e espectro de ação da droga
Substâncias de diferentes grupos químicos em Bellis conferem ao medicamento um efeito antimicótico de vários níveis contra uma série de infecções em frutas.
Boscalid é uma carboxamida eficaz contra vários tipos de fungos patogênicos, incluindo o oídio. Embora permaneça presente na superfície da planta tratada, o composto penetra no tecido da planta e se espalha em direção ao ponto superior de crescimento.
A morte de agentes fúngicos ocorre como resultado da supressão da respiração, falta de energia e interrupção da função de construção no nível celular.
A piraclostrobina é um fungicida de profundidade de contato da série da estrobilurina, que é ativo contra uma ampla gama de cepas de fungos, especialmente patógenos do oídio e do oídio. O composto bloqueia o ciclo respiratório nas mitocôndrias das células fúngicas, interrompendo a reprodução e o desenvolvimento do fungo.
O produto "Bellis" é utilizado no tratamento terapêutico e profilático de macieiras e peras contra as seguintes doenças:
- crosta;
- oídio;
- podridão de frutas;
- moniliose e queimadura monilial;
- Praga de Alternaria;
- peronosporose;
- mancha;
- coccomicose.
O efeito total dos componentes do medicamento “Bellis” inclui o tratamento de infecções fúngicas comuns, proteção persistente contra infecção primária e reinfecção, estimulação das funções fisiológicas das plantas, o que aumenta sua produtividade.
Taxa de consumo
O fungicida é utilizado na agricultura de acordo com as dosagens e taxas de consumo especificadas nas instruções do medicamento.
Padrões de consumo recomendados para Bellis:
Objeto processado | Doença | Dosagem, quilograma/hectare | Taxa de consumo de solução de trabalho, litro/hectare | Frequência de processamento |
árvore de maçã
Pera |
Crosta
Oídio |
0,8 | Até 1000 | 3-4 |
Podridão de frutas | 1-2 |
O período de espera é de 10 dias. O trabalho manual pode ser realizado uma semana após o tratamento, o trabalho mecanizado - após 3 dias.
Instruções de uso de "Bellis"
As árvores frutíferas são tratadas por pulverização. Para preparar a solução de trabalho é necessário dissolver os grânulos do fungicida em água.
Pulverize as plantações com uma solução recém-preparada durante a estação de crescimento em etapas. Para combater os patógenos da sarna e do oídio, o trabalho começa na fase de separação dos botões e é repetido 3 a 4 vezes com intervalo de 10 a 14 dias. O tratamento da podridão dos frutos é realizado à medida que os frutos amadurecem.
Medidas de precaução
A composição Bellis é classificada como substância química moderadamente perigosa para a saúde humana (classe de perigo 3). O trabalho com o medicamento deve ser realizado de acordo com as normas de segurança pessoal e ambientais.
Ao utilizar o produto, recomenda-se observar os seguintes cuidados:
- exclusão da presença de terceiros e animais na área de trabalho;
- uso de equipamentos de proteção individual (macacão, óculos de proteção, respirador, luvas de borracha);
- garantir ventilação adequada ao realizar alguns trabalhos em ambientes fechados;
- evitar que a composição entre em corpos d'água e áreas adjacentes, bem como em lençóis freáticos;
- destruição de resíduos de produtos e embalagens usadas de acordo com as regras para descarte de produtos químicos perigosos.
A pulverização dos jardins é realizada em dias calmos, à noite ou de manhã cedo. É necessário garantir que o voo das abelhas seja limitado a pelo menos 6 horas, observando os prazos de processamento e avisando com antecedência os proprietários das fazendas apícolas próximas sobre os trabalhos planejados.
Condições de armazenamento de fungicidas
O fungicida deve ser armazenado em embalagem original hermeticamente fechada, longe de utensílios domésticos, alimentos, ração animal, em temperatura não superior a +40 ° C, ao abrigo da luz solar direta.
Melhor antes da data
2 anos sujeito às condições de armazenamento e mantendo a integridade da embalagem original.
Análogos da droga
O fungicida "Bellis" é um produto original para o tratamento de macieiras e pereiras, que não possui análogos completos. Boscalida e piraclostrobina em outras dosagens também estão incluídas no medicamento "Signum", destinado ao tratamento antifúngico de hortaliças.