Em um pequeno terreno, os residentes de verão plantam pepinos, tomates e berinjelas. Ao remover ervas daninhas dos canteiros, os jardineiros descobrem que as folhas de algumas plantas começaram a enrolar e amarelar, o que sinaliza uma infecção pela requeima. Se você não trata as colheitas com preparações especiais, de nada adianta contar com uma colheita. O fungicida “Antrakol” ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças nas plantas, nas instruções de uso a taxa de consumo e o número de pulverizações são indicados separadamente para as diferentes culturas.
- Forma de liberação e finalidade do produto
- Substância ativa e mecanismo de ação
- Vantagens e desvantagens do fungicida "Antrakol"
- Como preparar adequadamente uma solução de trabalho
- Instruções de uso
- Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
- Toxicidade
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Armazenamento do medicamento
- Análogos
Forma de liberação e finalidade do produto
O medicamento, desenvolvido há vários anos pela Bayer, é acondicionado em sacos de diversos tamanhos e chega à venda em grânulos e pó. O fungicida de contato é usado para controlar doenças fúngicas de árvores frutíferas e vegetais. Pulverizar macieiras e ameixas com Antracol ajuda a prevenir o aparecimento de crostas e o tratamento de tomates evita o desenvolvimento da requeima.
Substância ativa e mecanismo de ação
O fungicida não se acumula nas membranas das células vegetais, mas permanece na superfície das folhas. A propinida contida no produto evita a multiplicação dos esporos dos fungos, pois inibe as enzimas envolvidas nesse processo. A substância bloqueia o desenvolvimento da doença. Se as taxas de aplicação forem observadas, o Antrakol não agride as plantas e melhora a composição do solo. O medicamento é utilizado para prevenir um grande número de doenças causadas por fungos patogênicos.
Vantagens e desvantagens do fungicida "Antrakol"
Durante o tratamento, o produto químico não entra na planta, mas protege a superfície das copas e das folhas contra infecções fúngicas.
O fungicida de contato tem muitas vantagens:
- A composição não é lavada durante a rega e a chuva, pois se forma uma película durante a pulverização.
- Os microelementos contidos na substância principal são absorvidos pelo solo.
- A droga não vicia microorganismos patogênicos.
- "Antrakol" não representa perigo para pessoas, pássaros ou insetos benéficos.
O fungicida é alternado com outros medicamentos utilizados no combate às doenças das culturas. O produto não tem impacto negativo no meio ambiente.
Como preparar adequadamente uma solução de trabalho
Para prevenir a ativação de fungos e enfrentar doenças, árvores frutíferas e hortaliças são pulverizadas com Antrakol. Antes de usar um fungicida, você deve ler atentamente as instruções. O pó da embalagem é colocado em um balde com água, misturado e utilizado quando se dissolve. A taxa de consumo do medicamento por cem metros quadrados de terreno é de 15 g para tratamento:
- macieiras - de sarna;
- batatas - da requeima;
- pepinos - da podridão cinzenta;
- tomates - da praga de Alternaria.
Para as uvas, a solução é preparada de forma um pouco diferente. O grânulo é combinado com um litro de água. O fungicida combate eficazmente o míldio e a podridão cinzenta e previne o aparecimento de antracnose.
Instruções de uso
Encha o recipiente de um pulverizador de jardim com a solução preparada e pulverize a composição sobre a superfície das plantas. O procedimento começa com tempo claro e calmo. Em um dia de vento, o Antrakol pode atingir outras culturas e não cobrir as folhas com película.
O fungicida começa a agir após 2 horas. Quando pulverizadas três vezes, as macieiras não são afetadas pela sarna e os vinhedos não são afetados pela mancha preta.
Batatas e tomates são tratados com Antracol uma vez a cada 2 semanas, pepinos - duas vezes durante o verão. Os procedimentos de combate aos fungos nas árvores são concluídos um mês antes do amadurecimento dos frutos, nas uvas - 50 dias antes da colheita.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
É necessário usar luvas ao preparar a solução de Anthracol e pulverizar as culturas. Para proteger o trato respiratório, recomenda-se o uso de máscara.
Qualquer embalagem restante deve ser descartada.
Toxicidade
O fungicida é um medicamento da 3ª classe de perigo. Sujeito às regras de uso, o produto não agride as plantas e não causa intoxicação em humanos.O "Antrakol" não tem efeito negativo sobre pássaros, animais e insetos que polinizam jardins.
Compatibilidade com outras ferramentas
O medicamento, desenvolvido por especialistas da Bayer, pode ser combinado com todos os fungicidas utilizados no combate a doenças fúngicas. "Antrakol" é usado em conjunto com "Aktellik", "Ridomil", combinado com "Topsin", "Topaz".
Armazenamento do medicamento
O fungicida de contato tem longa vida útil e está indicado na embalagem. A solução preparada deve ser utilizada um dia antes. O "Antrakol" deve ser armazenado em local seco e escuro, inacessível a animais de estimação e crianças.
O medicamento perde eficácia quando congelado.
Análogos
Para prevenir danos às hortaliças e árvores frutíferas por infecções fúngicas e tratar doenças, podem ser usados fungicidas de contato “Policarbacina”, “Ridomil Gold”, “Acrobat MC” em vez de “Antracnol”. Os medicamentos possuem composições diferentes, mas pertencem ao mesmo grupo e agem de forma semelhante.