Os produtos fitofarmacêuticos modernos não têm apenas um efeito bactericida, mas também outras propriedades não menos úteis. Consideremos o princípio de ação e as condições de uso do Albit, medicamento de fabricação russa, sua composição, dosagem e consumo de solução para o tratamento de diversos tipos de culturas. Pode ser combinado com outros meios, características de armazenamento e quais medicamentos com efeito semelhante nas plantas podem ser substituídos.
- Composição, forma de liberação e princípio de ação
- Mecanismo de ação
- Em que casos é usado?
- Dosagem e regras de uso do fungicida “Albit”
- Vegetais
- Cereais
- Bagas
- Árvores frutiferas
- Medidas de segurança
- Compatibilidade com outras substâncias
- Características de armazenamento de medicamentos
- O que pode substituir o produto?
Composição, forma de liberação e princípio de ação
O produto biológico foi desenvolvido pela empresa russa Albit. Disponível na forma de pasta marrom fluida com leve aroma de pinho, acondicionada em garrafas de 1 litro. É usado como fungicida, bem como regulador de crescimento de culturas e antídoto. O ingrediente ativo do medicamento é o ácido poli-beta-hidroxibutírico, produzido por bactérias da espécie Bacillus megaterium que vivem no solo. Na natureza, vivem nas raízes, estando presentes constantemente, tendo efeito estimulante do crescimento, promovendo resistência a patógenos e más condições externas.
O fungicida contém substâncias que potencializam o efeito do principal: uréia, sulfato de magnésio, nitrato de potássio e fosfato de potássio. Albit TPS não contém microrganismos vivos, por isso é mais estável às influências ambientais.
Mecanismo de ação
O princípio de ação do produto é estimular as funções protetoras das próprias plantas. Protege as plantas cultivadas dos efeitos da seca e de outros estresses naturais, dos efeitos dos pesticidas e potencializa o efeito dos fungicidas.
Estando no solo, cura-o, melhora a retirada dos nutrientes dos fertilizantes aplicados. O resultado do uso do Albit é um aumento no rendimento em 10-30%, obtendo uma colheita em pouco tempo. Esse efeito da droga foi observado em 70 tipos de culturas.
Em que casos é usado?
"Albit" é considerado o único bioantídoto e é reconhecido como o agente antiestresse padrão na agricultura prática.Graças à sua ação consegue preservar até 68% da colheita. É usado para imunizar culturas contra muitas doenças - bacteriose, requeima, podridão das raízes, etc. O uso geral com pesticidas aumenta o efeito coletivo dos medicamentos.
Dosagem e regras de uso do fungicida “Albit”
A concentração da solução e a taxa de aplicação da preparação Albit dependem da cultura a ser tratada. Informações sobre dosagens e consumo de fluido de trabalho estão especificadas nas instruções. A droga apresenta baixas taxas de consumo.
Vegetais
Para tratar tomates, pepinos e outros vegetais, prepare uma solução de 1 ml para cada 10 litros de água, pulverize na fase de 2-3 folhas e repita após 2 semanas. Consumo – 4 l por 100 m2. M. O tratamento pode ser combinado com rega com solução fertilizante. A embebição das sementes, conforme instruções, é realizada por 3 a 10 horas, a concentração é de 2 ml por 1 litro. 1 kg de sementes ficam embebidos neste volume.
Cereais
No tratamento de sementes, a concentração da solução é de 40-100 ml por tonelada, são consumidos 10 litros de líquido por tonelada. Para pulverização dupla na fase de perfilhamento e descabeçamento, preparar uma solução de 40 ml por hectare, a taxa de aplicação é de 200-300 litros por hectare.
Recomenda-se misturar o estimulador de crescimento em uma mistura com pesticidas, herbicidas e fertilizantes na forma líquida.
Bagas
Groselhas e groselhas são pulverizadas durante a estação de crescimento, quando os botões se abrem, e mais 1-2 vezes após 25-30 dias. Concentração – 50 ml por hectare, consumo – 500-600 l por hectare. Nas fazendas particulares, recomenda-se regar a planta com uma solução na proporção de 1 ml para cada 10 litros, despejando o suficiente para molhar completamente as folhas.
Árvores frutiferas
Para as árvores, prepare uma solução de 1 ml de microfertilizante para cada 10 litros, pulverize na fase do botão rosa, após o término da floração e quando os frutos atingirem o tamanho de uma noz. O tratamento também é realizado para profilaxia, a fim de fortalecer a imunidade das plantas antes que apareçam sinais de doenças. Use 2 a 5 litros de solução de trabalho, dependendo do tamanho da árvore. É possível, até certo ponto, substituir os fungicidas químicos pelo Albit, a fim de reduzir o estresse dos pesticidas, o custo do processamento e obter produtos livres de substâncias tóxicas.
Medidas de segurança
De acordo com as propriedades toxicológicas, a pasta Albit pertence à classe de perigo 4, ou seja, aos medicamentos pouco tóxicos. Estes incluem produtos que são seguros para pessoas, plantas, insetos e animais. Essa também é a vantagem do Albit, pois os agrotóxicos e biofungicidas mais utilizados pertencem às classes 1, 2 e 3. O produto não tem período de espera: frutas, grãos e bagas podem ser colhidos imediatamente após a pulverização. Devido à sua não toxicidade, o Albit é muito utilizado na agricultura biológica, ou seja, amigo do ambiente.
Ao preparar a solução e pulverizar, é necessário trabalhar com o medicamento com roupas leves de proteção. Use luvas e um respirador. Não é necessária mais proteção. A intoxicação por Albit quase nunca acontece, mas se acontecer basta beber um comprimido de carvão ativado e enxaguar o estômago.
Compatibilidade com outras substâncias
O fungicida Albit é totalmente compatível com quaisquer pesticidas, fertilizantes e estimulantes de crescimento. É recomendado para uso em misturas em tanques. Isto reduz os custos e o tempo de processamento e aumenta a eficácia de todos os componentes da mistura.
Características de armazenamento de medicamentos
O produto biológico é armazenado por 3 anos, a partir da data de lançamento. Albit é acondicionado em sua embalagem original, com a tampa bem fechada. Após o término do período de armazenamento, o fungicida deve ser descartado, sua eficácia diminui drasticamente. Condições de temperatura – de -20 °C a +25 °C, manter o medicamento em local seco e sem iluminação. Não deve haver ração animal, alimentos ou remédios nas proximidades.
O que pode substituir o produto?
Os análogos do medicamento para a substância ativa são o TPS "Ekopin", para o efeito nas plantas - "Agat-25K", "Agropon", "Symbionta", "Mycefit", "NV-101", "Ribav-Extra". Os produtos biológicos são igualmente seguros e sua eficácia não é inferior aos agroquímicos com efeito tóxico nas plantas.
"Albit" é um novo preparado biológico para proteção de plantas contra fungos e bactérias patogênicas, produzido por uma empresa russa. É econômico e requer um volume muito pequeno para processar grandes áreas de plantio.
Por conta disso, o retorno do produto no processamento de culturas básicas varia de 3 a 30 vezes. Isso o torna promissor para uso em escala industrial, podendo também ser utilizado em terrenos particulares. Albit pode ser usado para tratar hortas e hortaliças, cereais de primavera e inverno. Recomenda-se usar apenas o medicamento original do fabricante e não usar falsificações.