A importância de uma treliça para amoras é inestimável. Esses designs têm um efeito positivo na qualidade dos frutos e na velocidade de seu amadurecimento. A treliça também protege a planta de fatores externos prejudiciais.
- Vantagem de usar o design
- Variedades
- Modelo de banda única
- Bidirecional
- Em forma de T
- Em forma de V
- Em forma de Y
- Fazendo uma treliça para amoras com as próprias mãos
- Suportes metálicos
- Fabricado com reforço de fibra de vidro
- Tecnologia de amarrar um arbusto a um suporte
- As nuances da formação de arbustos em uma treliça
- Método de tecelagem
- Método de ventilador
- Inclinação unidirecional
Vantagem de usar o design
O uso de estruturas de treliça apresenta muitas vantagens:
- os frutos maduros não são contaminados ou danificados por pragas que vivem no solo;
- a planta é bem ventilada, o que reduz a probabilidade de doenças fúngicas;
- cílios levantados não sujam as partículas do solo durante a chuva ou irrigação;
- a penetração uniforme da luz solar acelera o amadurecimento dos frutos.
Além disso, esses projetos facilitam o processo de cuidado da planta:
- fica mais fácil irrigar as plantações, torna-se possível cobrir o solo;
- na poda de cílios velhos, os brotos jovens não são danificados, pois não ficam entrelaçados;
- É mais fácil colher em estruturas amarradas.
Variedades
Existem 2 tipos de estruturas de treliça:
- A estrutura de pista única é usada principalmente em pequenas áreas.
- Um modelo de duas pistas é necessário em condições de grandes terras agrícolas.
Modelo de banda única
É o design mais simples. A base são postes escavados, entre os quais é fixado um fio de arame. A altura de tal suporte é definida ao nível da altura humana. Esses suportes podem ser não apenas verticais, mas também inclinados, em forma de leque, horizontais.
Bidirecional
Este projeto é semelhante ao de pista única, mas as colunas são instaladas em duas fileiras. Este suporte facilita a ligação das amoras, facilita a formação da planta e protege-a do espessamento. De acordo com sua estrutura, os suportes são divididos em 3 tipos: T, V, Em forma de Y.
Em forma de T
Essa treliça é formada por colunas em pé. Vigas horizontais são fixadas a esses elementos em distâncias iguais. Um fio de arame é preso às bordas. Desta forma, são formadas duas guias para amarrar os cílios.
Em forma de V
Este projeto é caracterizado pelo fato de os pilares serem instalados em ângulo.As guias de arame são fixadas nas extremidades superiores da treliça.
Em forma de Y
Essas treliças são algumas das mais complexas. Eles são feitos principalmente em dobradiças. Esta estrutura permite que a estrutura seja girada.
Fazendo uma treliça para amoras com as próprias mãos
Para fazer um suporte de treliça para amarrar amoras, é preciso conhecer algumas nuances. Em primeiro lugar, é necessário preparar todos os materiais necessários:
- postes de madeira ou metal;
- 2,5-3 metros de fio.
A confecção de uma treliça caseira segue as seguintes instruções:
- Desde o início da fileira com a amora-preta, forma-se um buraco para o poste, a melhor opção é uma profundidade de 50-60 centímetros.
- Outro buraco é formado no final da linha. Se a linha for longa, será necessário instalar várias colunas de suporte. A distância entre os pilares deve ser mantida em 5 a 6 metros.
- As plantações de amora são divididas em intervalos iguais.
- Uma camada de cascalho misturada com lascas de tijolo é colocada no fundo do buraco. Isto é necessário para fortalecer a posição das colunas.
- Os postes são instalados verticalmente para cima nos orifícios preparados. Depois disso, os pilares são escavados com terra e bem compactados com pés ou materiais improvisados.
- Em seguida, três camadas de fio de aço são esticadas entre os pilares de sustentação. A distância entre os fios no plano horizontal deve ser de cerca de 0,6 metros. O fio deve estar bem tensionado para não ceder. Nos postes mais externos o fio é cuidadosamente fixado.
Este design de treliça de três níveis é adequado para o cultivo de qualquer variedade de amora.
Suportes metálicos
Suportes metálicos podem ser utilizados para formar qualquer tipo de treliça.Neste caso, os pilares metálicos podem formar um modelo de pista única ou de duas pistas.
Fabricado com reforço de fibra de vidro
Este material é usado para formar suportes de treliça de duas faixas. Neste caso, em vez de arame, podem ser instaladas vigas semelhantes de fibra de vidro como guias.
Tecnologia de amarrar um arbusto a um suporte
Para que a treliça tenha a máxima eficiência, você precisa saber como amarrar amoras nela. Ao amarrar em uma treliça simples, os galhos precisam ser fixados no arame à medida que crescem.
As nuances da formação de arbustos em uma treliça
Os galhos podem ser colocados no suporte da treliça de diferentes maneiras. Para amarrá-los corretamente, é preciso estar atento à peculiaridade do tipo de coroa da variedade amora-preta. Existem várias maneiras eficazes de ligar.
Método de tecelagem
Este método de tecelagem é usado na primavera. Com o início da primavera, no momento em que as amoras se abrem, os ramos do ano passado se entrelaçam. Neste caso, os ramos envolvem as camadas inferiores do suporte da treliça. E os rebentos jovens sobem para as camadas superiores. Os rebentos jovens são fixados sem entrelaçamento.
Método de ventilador
Para garantir tal liga, é necessário manter uma distância entre os plantios de 2 a 2,5 metros. Os ramos são imediatamente fixados nas camadas inferiores após a abertura. Os rebentos jovens são fixados na guia superior. Esta fixação permite criar condições para o crescimento e desenvolvimento ativo da amora-preta.
Inclinação unidirecional
Para facilitar o processo de colheita, você pode usar o método da liga inclinada unilateral. Para isso, os ramos do ano passado e os ramos jovens são colocados em lados diferentes do suporte.
Para fixar os cílios às estruturas de suporte, são utilizados diversos materiais.Na maioria das vezes, são usados pedaços de barbante ou grampos de plástico.
O uso de tal projeto de treliça permite obter um rendimento de 10 a 15 kg a partir de 1 metro linear de cerca construída. Além disso, essas estruturas irão acelerar o desenvolvimento do arbusto, protegê-lo da propagação de doenças, pragas que rastejam no solo e escurecimento da planta.