Hoje, surgem novas variedades de amoras com propriedades interessantes. Consideremos a descrição e as principais características das amoras Black Butte, seus prós e contras. Características de cultivo, datas de plantio, tecnologias de cuidado. Proteção contra doenças e pragas comuns. Como propagar a cultura nas famílias, quando colher os frutos e como armazená-los.
- Descrição botânica e características da cultura
- Prós e contras das amoras Black Butte
- Características do cultivo de uma planta
- Prazos
- Selecionando um local
- Seleção e preparação de material de plantio
- Esquema de plantio
- Como cuidar da cultura
- Inverno
- Doenças e pragas da variedade
- Métodos de reprodução
- Limpeza e armazenamento
Descrição botânica e características da cultura
Black Butte tem um arbusto pequeno e moderadamente espalhado, composto por 4-6 hastes. A altura dos rebentos é de 3-4 m, são flexíveis, rasteiros, cobertos de espinhos pretos. Não há brotos de raiz. A peculiaridade do híbrido e sua principal vantagem é a frutificação grande, a planta produz frutos com peso de 10 g (se for utilizado cultivo intensivo - 20 cm), com 5 cm de comprimento.
As amoras maduras são pretas, com casca brilhante. Os frutos são em forma de cone, o sabor é doce, com acidez quase imperceptível. Produtividade – 3,5 kg por arbusto.
Prós e contras das amoras Black Butte
Características do cultivo de uma planta
Os brotos da variedade Black Butte não são eretos, precisam ser amarrados para estabilidade. A forma tradicional de cultivo é em suportes.
Prazos
As mudas de amora-preta são plantadas na primavera, quando as folhas ainda não floresceram, ou no outono, quando já caíram, mas um mês antes do início do frio persistente. Se as mudas forem cultivadas em vasos, podem ser replantadas ainda no verão, desde que regadas regularmente.
Selecionando um local
As amoras crescem em áreas abertas e iluminadas pelo sol ou com sombra parcial clara. Na sombra, reduz o rendimento. A área com a cultura fica próxima a prédios ou cercas para protegê-la dos ventos.
Seleção e preparação de material de plantio
Mudas de amora-preta adequadas para plantio devem ter raízes saudáveis, frescas e fortes.A casca dos brotos é lisa, elástica e verde. O preparo das amoras é simples: um dia antes do plantio, as raízes são cortadas com tesoura de poda e embebidas em solução de estimulador de crescimento radicular. Isso permitirá que a planta crie raízes mais rapidamente.
Esquema de plantio
A distância entre mudas vizinhas de amora-preta não deve ser inferior a 0,8 m seguidas. O espaçamento entre linhas é feito com pelo menos 2 m de largura. Com este esquema de colocação, os arbustos receberão área nutricional suficiente.
Para cada muda de amora-preta, prepare uma cova de plantio com diâmetro de no mínimo 0,7 m e mesma profundidade. Em cada um é colocada uma camada de drenagem e coberta com uma mistura de terra, húmus e cinzas. Abaixe as raízes da amora-preta, endireite-as e preencha o espaço livre com terra até o colo da raiz. Eles compactam, regam as plantas plantadas e cobrem com uma camada de palha, feno velho e serragem.
Como cuidar da cultura
Amoras-pretas Black Butte requerem rega, fertilizantes, poda anual e cobertura de inverno. A cultura adora solo moderadamente úmido, não seco, mas também não molhado. Cresce mal em condições de seca, as folhas das plantas murcham, os frutos permanecem pequenos e pouco suculentos.
Quando molhadas, as raízes apodrecem. Quando os frutos começarem a encher, regue as plantas para que a umidade penetre nos frutos.
Fertilize os arbustos 3 vezes por temporada: no início da primavera, após a floração e durante o período de crescimento dos ovários. São utilizados fertilizantes orgânicos e minerais. A matéria orgânica é fertilizada com húmus ou composto, utilizam-se cinzas, salitre, uréia, superfosfato e diversos fertilizantes potássicos.
Inverno
No outono, os arbustos de Black Butte são podados e os caules frutíferos, secos e com vestígios de danos ou doenças, são removidos. Os arbustos, limpos do excesso, são cobertos com agrofibra, e a área do tronco da árvore é coberta com uma camada de cobertura morta.Se não houver agrofibra, pode-se cobrir as plantas com ramos de abeto e folhas secas. A cobertura morta deve cobrir completamente o solo e os brotos. Na primavera, quando a neve derrete, a camada de cobertura deve ser removida.
Doenças e pragas da variedade
Como outras culturas, as amoras podem ser afetadas por doenças fúngicas. Para não esperar o seu aparecimento, os arbustos são pulverizados com agroquímicos como medida preventiva. Isso reduzirá a probabilidade de propagação da infecção e contaminação das plantas. O mesmo vale para pragas. Depois que eles se multiplicarem, você precisará gastar mais dinheiro e tempo para se livrar deles. O tratamento preventivo facilitará o cuidado adicional com os arbustos.
Métodos de reprodução
Os arbustos são propagados por brotos enraizados. No início do verão, são dobrados ao solo, cobertos com terra e regados durante todo o verão para que o sistema radicular tenha tempo de se formar. Eles são separados da mata-mãe no outono ou na próxima primavera e transplantados para uma nova área. No futuro, as mudas serão tratadas como plantas adultas.
Limpeza e armazenamento
Os frutos do Black Butte podem amadurecer no final de junho nas regiões sul, se a planta crescer mais ao norte - no início de julho. A variedade dá frutos por muito tempo - você pode esticar a colheita dos frutos por quase 7 semanas devido ao fato de as amoras não florescerem ao mesmo tempo.
As amoras maduras são pretas e brilhantes. Eles são incrivelmente saborosos quando consumidos frescos. As amostras adequadas para armazenamento devem estar firmes e não maduras demais. São colocados em cestos ou caixas, forrados com uma camada de papel não superior a 5 cm, e colocados na adega, em local frio, seco e escuro.
Black Butte blackberry é uma nova variedade com frutos grandes. Pode ser cultivada em hortas caseiras comuns; a tecnologia de propagação e o pacote de cuidados não são complicados.A variedade é despretensiosa, mas requer cultivo em treliças, o que, no entanto, não surpreenderá um jardineiro experiente.