Spruce é um gênero de coníferas perenes que pertence à família Pine. Esta planta é considerada uma das árvores mais bonitas do mundo. É um atributo comum do feriado favorito de todos - o Ano Novo. Ao mesmo tempo, nem todas as pessoas sabem exatamente quanto tempo vive um abeto. Esta cultura é considerada longeva, mas a idade específica depende de muitas condições.
Variedades de abetos
Hoje existem muitas variedades de abetos, cada uma com certas características:
- Ayanskaya - também chamado de sementes pequenas.Esta cultura, originária do Extremo Oriente, distingue-se pela sua copa cónica e esbelta. Uma característica importante da árvore são as agulhas bicolores. Abaixo tem uma rica cor azulada e acima é verde escuro. Os cones são caracterizados por formato cilíndrico e cor marrom claro. Esta cultura pode atingir uma altura de 40-50 metros. Cresce bem à sombra, mas não resiste a solos pantanosos.
- Sérvio - Esta variedade é frequentemente chamada de Balcânica. É caracterizada por ramos localizados horizontalmente com a parte central ligeiramente curvada. O novo crescimento pende como uma franja. Isso torna a aparência da planta muito incomum.
- Comum - que abeto muitas vezes chamado de europeu. Esta variedade é considerada muito comum. Distingue-se por uma coroa em forma de cone e rebentos laterais horizontais. As agulhas são de formato tetraédrico e de cor verde escura. A árvore é altamente resistente à geada e resiste bem à sombra. Ao mesmo tempo, a planta não tolera seca e umidade estagnada. Pode atingir uma altura de 50 metros. Os primeiros cones aparecem apenas aos 15-25 anos.
- Canadense - também chamado de cinza ou branco. Esta cultura é considerada a mais resistente à geada. É totalmente pouco exigente para a composição do solo. A planta possui uma copa delgada em forma de cone. Nas árvores jovens, os brotos são direcionados para cima em ângulo, mas depois de algum tempo caem. As agulhas são de cor azulada e de comprimento curto.
- Azul – também chamado de espinhoso. Esta cultura resiste bem às geadas e é caracterizada pela resistência ao tempo seco e aos ventos de inverno. Esta planta cresce bem em condições urbanas. É grande e possui uma coroa em forma de cone.Os cones são de tamanho pequeno e caracterizados por uma cor castanha clara. Amadurecem na primeira metade do outono, mas permanecem na árvore até a primavera. A cor das agulhas depende da quantidade de revestimento de cera. Quanto maior, mais leves são as agulhas.
- Siberiano - este abeto cresce no norte da Europa e na Ásia. Esta cultura lida perfeitamente com o clima rigoroso. Neste caso, a qualidade do solo não importa muito. A planta cresce bem à sombra e pode atingir 30 metros de altura. Aos 12 anos, a árvore cresce até 4 metros. Possui coroa em forma de cone e pequenas agulhas verde-escuras. Os cones são de tamanho compacto e de cor marrom-avermelhada.
- Engelman - este abeto tem galhos ligeiramente caídos. São primeiro decorados com cereja e depois com cones castanhos claros. A planta é caracterizada por agulhas verde-azuladas medindo 3 centímetros de tamanho. A árvore tem copa em formato de cone e atinge 20 metros de altura. A planta resiste facilmente à geada e é considerada pouco exigente para as condições de cultivo.
Tempo médio de vida
Em condições naturais, a vida média de uma planta é de 200 anos. Este período pode diminuir com o desenvolvimento de patologias. As doenças das agulhas também causam problemas. Além disso, geadas extremas podem causar a morte das colheitas.
A vida útil do abeto cultivado no local depende de muitos fatores. A árvore que melhor enraíza é aquela que foi cultivada na mesma área. Nesse caso, a vida útil da cultura chega a 300 anos.
As árvores de Natal mais duráveis
A maior expectativa de vida é característica do abeto Sitka, nativo da América do Norte. Representantes desta espécie podem atingir 500-800 anos. O abeto Engelmann vive um pouco menos. Sua vida útil é de 400 a 600 anos.Aproximadamente os mesmos indicadores são típicos da variedade espinhosa.
Métodos para determinar a idade
A vida útil de um abeto ou pinheiro pode ser determinada por seus anéis anuais. O fato é que a cada ano um novo anel cresce na árvore. Você também pode determinar a idade sem cortar a árvore. Para fazer isso, você precisa contar o número de níveis de filiais. Nas árvores de Natal, os brotos crescem em forma de anéis ou espirais. Todos os anos surge um novo nível. Durante os primeiros 3-4 anos eles não se formam.
Portanto, calcular a idade não é difícil. Para fazer isso, você precisa determinar o número de camadas de galhos e adicionar 3. Isso é relevante se o topo não foi cortado e a árvore não foi formada.
É possível prolongar a vida de uma árvore?
O abeto norueguês resiste facilmente ao tempo seco. Ao mesmo tempo, variedades de baixo crescimento e plantas jovens podem morrer devido à deficiência de umidade. Portanto, é recomendável regar essas plantas na hora certa, principalmente no plantio no inverno. Para evitar o encharcamento do solo e a rápida evaporação da umidade, o círculo do tronco da árvore é coberto com cobertura morta.
Para que o abeto cresça melhor e viva mais, vale a pena aplicar fertilizantes complexos. Ao replantar a árvore, recomenda-se regá-la com agentes estimulantes. Para que a árvore se desenvolva normalmente é necessária a realização de podas periódicas. Durante o procedimento, é recomendado retirar galhos secos e doentes, que tiram a força da árvore e reduzem sua vida útil.
O abeto é uma planta conífera bastante comum, frequentemente usada em projetos paisagísticos.Esta árvore é considerada longeva. Porém, para aumentar a vida útil de uma cultura, ela precisa receber cuidados de qualidade.