O abeto Ayan é uma grande planta perene que em condições naturais atinge os 60 metros. Quando cultivada em parques, geralmente não ultrapassa os 35 metros. Esta colheita vem das montanhas do Japão. No entanto, durante a sua existência, tornou-se difundido em diferentes países do mundo. Para que o cultivo de uma safra seja bem-sucedido, são necessários cuidados adequados.
Descrição da árvore
Na aparência, este tipo de abeto é semelhante ao comum ou Sitka. É uma árvore alta e esbelta que pode atingir tamanhos impressionantes.Em tenra idade, a cultura é caracterizada por um crescimento lento, mas posteriormente desenvolve-se moderadamente. A planta tem formato cônico ou piramidal regular e ramificações espiraladas.
A cultura possui galhos finos e rígidos e casca cinza escura. Nas plantas jovens é bastante suave. À medida que a casca envelhece, ela se desprende em folhas arredondadas. Os rebentos são verde-amarelados ou castanhos.
As agulhas são planas e atingem 2 centímetros de comprimento. As agulhas estão dispostas nos galhos em espiral. Eles são verdes escuros em cima e azulados em baixo. As agulhas podem permanecer nas árvores por 10 anos.
O abeto Ayan está listado no Livro Vermelho e está à beira da extinção. Dependendo da distribuição, distinguem-se os seguintes subtipos de cultura:
- Picea jezoensis jezoensis – generalizou-se em toda a sua distribuição;
- Picea jezoensis hondoensis - cresce exclusivamente nas terras altas do centro de Honshu.
Área de distribuição
O abeto Ayan tornou-se difundido no Extremo Oriente e no Japão. Na Rússia, a cultura é encontrada em Kamchatka, Sakhalin e no sul das Ilhas Curilas. Também está disponível na costa oeste do Mar de Okhotsk.
Plantio e cuidado
Uma encosta aberta leste ou sul é adequada para o plantio do abeto Ayan. Caso não exista tal área, deve-se escolher o local mais iluminado e sem sombra. Recomenda-se comprar mudas exclusivamente em viveiros especializados.
A planta é considerada pouco exigente para a composição do solo.No entanto, a drenagem é de grande importância no cultivo. Os trabalhos de plantio devem ser realizados do final de abril ao início de maio.
Neste caso, você deve fazer o seguinte:
- Cave um buraco. Deve ter 1,5 vezes o tamanho do rizoma.
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida ou tijolo triturado no fundo. Sua espessura deve ser de 20 centímetros.
- Misture os 20 centímetros superiores do solo com solo frondoso, grama, areia e turfa. Componentes adicionais devem ser tomados na proporção de 2:2:1:1.
- Faça um monte na parte central da reentrância.
- Coloque a planta no buraco e endireite cuidadosamente as raízes.
- Preencha os vazios com terra.
- Despeje 20 litros de água no círculo do tronco da árvore.
- Cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de serragem ou casca de árvore. Seu tamanho deve ser de 5 centímetros.
Ao organizar o cuidado do abeto Ayan, é necessário providenciar regas regulares. É importante que o solo permaneça sempre úmido. Recomenda-se utilizar 10 litros de água por planta. Posteriormente, o solo é umedecido à medida que seca.
A planta também requer fertilizante. Na primavera é recomendado usar Pocon ou Greenworld. No outono é permitido o uso de cinza de madeira e superfosfato.
Reprodução
Recomenda-se a propagação da cultura por meio de estacas ou sementes. No primeiro caso, deve-se dar preferência aos ramos inferiores mais fortes, que são cortados próximo ao próprio tronco. Eles precisam ser embebidos em estimulador de crescimento e depois plantados em substrato de areia, turfa e grama.Para coletar sementes, vale a pena usar cones de árvores com mais de 25 anos.
Aplicativo
De acordo com a descrição, o abeto Ayan é mais frequentemente usado em projetos paisagísticos. A cultura distingue-se pelas elevadas propriedades decorativas, que estão associadas à cor cinza-azulada das agulhas.
Este abeto é frequentemente usado para criar áreas de parques florestais. Também é usado para composições contrastantes. A planta fica ótima no contexto de coníferas com agulhas escuras. Também é permitido combiná-lo com bétulas e outras culturas decíduas.
O abeto Ayan é uma excelente planta ornamental que se adapta bem a uma variedade de composições. Para que uma cultura se desenvolva normalmente e mantenha sua atratividade pelo maior tempo possível, ela precisa receber cuidados completos e de qualidade.