O abeto norueguês é uma planta bastante comum que serve como uma decoração digna para uma área suburbana. Essa cultura é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Hoje, são conhecidas mais de uma centena de variedades de abetos para jardim, o que ajuda todo jardineiro a escolher a opção apropriada. Para que a planta tenha o efeito decorativo desejado, é necessário seguir rigorosamente as regras de plantio.
Que tipo de árvore é essa
De acordo com a descrição, o abeto norueguês é uma planta perene da família dos pinheiros. É caracterizada por uma ampla coroa piramidal com ponta pontiaguda.As árvores maduras atingem uma altura de 30 a 50 metros e uma largura de 6 a 8 metros. Os galhos são direcionados em direções diferentes ou caídos. Ao mesmo tempo, suas pontas sobem lindamente.
O abeto da Noruega é caracterizado por agulhas brilhantes de um rico tom verde. Possui 4 lados e 2,5 centímetros de comprimento. As flores dos abetos começam na primavera. Isso acontece aos 25 anos. Neste caso, a árvore é coberta por cones masculinos e femininos. Os machos distinguem-se por uma tonalidade vermelho-amarelada e têm cerca de 2 centímetros de comprimento. Os cones femininos são caracterizados por formato alongado e atingem 15 centímetros de comprimento.
O abeto da Noruega é caracterizado por uma expectativa de vida bastante longa. Pode levar de 250 a 300 anos. O número de anos vividos é calculado pelo número de níveis da coroa. Cada um deles é adicionado uma vez por ano. Demora 3-4 anos para formar o primeiro nível.
Em um ano, o abeto comum cresce aproximadamente 50 centímetros de altura. Durante os primeiros 10 anos, a cultura é caracterizada por um desenvolvimento e crescimento radicular muito lentos. Depois disso a planta começa a crescer mais rápido. O sistema radicular é bastante fraco, por isso as árvores costumam sofrer com quebra-ventos. Na hora de plantar uma lavoura é importante levar essa característica em consideração e dar preferência a locais protegidos do vento.
Variedades de variedades
O abeto norueguês parece diferente - tudo depende da sua variedade. Os tipos mais comuns dessas plantas incluem o seguinte:
- Nidiforme – é uma subespécie anã do abeto norueguês. Esta é uma cultura compacta que é frequentemente usada em pequenos jardins. Assemelha-se a um arbusto e possui uma coroa incomum, achatada e arredondada, de alta densidade. A variedade é altamente resistente à geada e pode suportar temperaturas de até -40 graus.A cultura não exige muita composição do solo, mas cresce melhor em solo fresco e úmido.
- Akrokona é uma das variedades mais pitorescas, conhecida desde o final do século XIX. A planta é caracterizada por uma forma colunar irregular da copa e ramos pendentes arqueados. Uma colheita adulta atinge uma altura de 3 metros. A largura da coroa é do mesmo tamanho. O abeto também se distingue por uma copa curta verde escura, que permanece nos galhos por 12 anos.
- Inversa é uma das variedades mais interessantes do chamado abeto chorão. A árvore tem uma copa estreita e galhos fluidos. A cultura é cultivada como um arbusto de crescimento lento sobre um suporte ou enxertada em um tronco alto. Os galhos pendurados distinguem-se pelo seu ajuste perfeito ao tronco. Portanto, mesmo em culturas adultas, o diâmetro da copa não ultrapassa 2,5 metros.
- Wills Zwerg é uma variedade de baixo crescimento caracterizada por um crescimento lento. Aos 30 anos, chega a atingir 2 metros. Neste caso, a largura de uma planta adulta não ultrapassa 1 metro. O abeto é caracterizado por uma bela copa densa, que parece muito eficaz na fase inicial de desenvolvimento do rebento. São de cor amarelo-laranja e contrastam com as agulhas verde-escuras dos ramos. A variedade é resistente à geada. A planta pode suportar temperaturas de até -40 graus. É considerada muito fotófila, mas também pode se desenvolver na sombra.
- Pequena geléia - Esta é uma das menores plantas que se caracteriza pelo crescimento lento. É caracterizada por uma copa densa em forma de almofada e ramos curtos. A planta possui uma copa fina e delicada de tonalidade verde escura. Aos 10 anos, o abeto cresce apenas 20 centímetros. A altura máxima é de 50 centímetros.
Espalhando
Em condições naturais, o abeto norueguês é encontrado no nordeste da Europa. Também cresce nos Cárpatos e nos Alpes. Além disso, a cultura pode ser encontrada nas regiões montanhosas da Península Balcânica. Na taiga siberiana, os abetos crescem junto com árvores decíduas e pinheiros. Árvores com agulhas verde-escuras são encontradas em pequeno número nos Pirenéus, na América do Norte e nas Ilhas Britânicas.
Recursos de pouso
Nos países europeus, o plantio do abeto norueguês, que cresce em recipiente, pode ser feito desde o início da primavera até o final do outono. As culturas de coníferas criam raízes especialmente bem no outono. Neste caso, o recesso de pouso deve ser maior que o volume do contêiner. Ao plantar diversas culturas, a distância entre elas deve ser de aproximadamente 2 metros.
Ao mover uma planta com um pedaço de terra para um buraco, é recomendável preencher os vazios com terra solta de jardim e composto. Também é permitido o uso de vermicomposto para esse fim. Vale a pena usar nitroammophoska como cobertura. Não é recomendado enterrar o colo da raiz. Deve estar nivelado com a superfície do solo. Uma árvore plantada precisa de muita rega. Nesse caso, enraíza-se melhor.
Requisitos de cuidados
Para que o cultivo do abeto norueguês seja bem-sucedido, ele precisa receber cuidados de alta qualidade. Inclui os seguintes componentes:
- Seleção de solo. A cultura desta espécie cresce bem em solos de umidade moderada, com boa drenagem e nível de fertilidade suficiente. Isso se deve ao fato das raízes da planta serem curtas. Margas ligeiramente ácidas são consideradas a opção mais adequada. Algumas variedades requerem uma reação do solo ligeiramente alcalina.No entanto, em geral, os abetos desenvolvem-se bem em solos ligeiramente ácidos e neutros. Ao cultivar uma planta em solo arenoso pobre, é necessário adicionar argila e húmus à composição.
- Nível suficiente de iluminação. A maioria das variedades de abetos resiste bem à luz solar direta. No entanto, nos primeiros 2 invernos, recomenda-se que as variedades anãs sejam sombreadas. Muitas variedades são tolerantes à sombra. Ao mesmo tempo, uma bela coroa é formada apenas com luz solar suficiente.
- Rega regular. Em condições naturais, o abeto desta espécie cresce em solo moderadamente úmido. Ao plantar no local, a planta precisa ser regada. Isto é especialmente verdade no primeiro ano. Você precisa umedecer o solo uma vez por semana. Vale a pena usar de 10 a 12 litros de água por muda. Quando faz calor pela manhã e à noite, vale a pena organizar um banho para a comida. Após 1-2 anos, a maioria das variedades de abetos não necessita de rega.
- Aplicação de fertilizantes. No plantio, recomenda-se o uso de fósforo e potássio. Também é útil usar serragem de madeira macia. No entanto, é proibido o uso de esterco ou composto fresco. Também não é recomendado introduzir substâncias nitrogenadas e cinzas. Ao cultivar abetos em solo fértil, não é necessário alimentá-los durante os primeiros 2-3 anos. Posteriormente, uma fertilização especial é aplicada no círculo do tronco da árvore. Se as agulhas amarelarem e caírem, no primeiro ano vale a pena borrifar a coroa com Epin ou Ferrovit.
Reprodução
O abeto desta espécie se reproduz de diferentes maneiras:
- Por sementes - neste caso, as características varietais da cultura não são preservadas. Porém, esse método é frequentemente utilizado por pessoas que precisam de grande quantidade de material de plantio e têm o tempo necessário. É importante usar sementes frescas e estratificadas.
- Por enxertia - este método é adequado para culturas varietais. Com sua ajuda é possível preservar as principais características da planta mãe.
- Estacas - este método é usado para a propagação de abetos varietais. Porém, neste caso, uma série de regras importantes devem ser observadas.
Doenças e pragas
O abeto não é recomendado para ser plantado após as colheitas de erva-moura. Eles sofrem de infecções fúngicas que podem afetar plantas coníferas. À medida que a doença progride, os rebentos tornam-se castanhos e secam. Neste caso, é necessário o uso de fungicidas.
Aplicativo
O abeto norueguês é frequentemente usado para criar várias composições. As variedades anãs são geralmente combinadas com samambaias e culturas de cobertura do solo. Eles também são usados para decorar slides alpinos e jardins ornamentais. Além disso, o abeto combina bem com culturas herbáceas.
O abeto da Noruega é uma planta bastante popular, frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para que uma cultura permaneça decorativa pelo maior tempo possível, ela precisa de cuidados adequados.