O abeto prateado possui excelentes qualidades decorativas. Esta cultura é considerada pouco exigente para as condições de cultivo. Suporta perfeitamente fortes quedas de temperatura e poluição do ar. Além disso, a cultura é caracterizada pela resistência à neve. A planta pode ser usada para decorar um local - como tênia ou para criar belas composições.
Descrição da aparência
O abeto prateado é caracterizado por uma coroa simétrica piramidal ou em forma de cone. Seu diâmetro é de 6 a 8 metros. Os galhos planos da árvore são dispostos de maneira bastante compacta, formando camadas horizontais. Via de regra, eles são reduzidos.
Uma característica da cultura é a cor cinza-azulada das agulhas. As plantas mais bonitas são aquelas com máximo teor de prata em tons de agulhas de pinheiro. Vale ressaltar que depois que os brotos param de crescer, a tonalidade cinza-azulada torna-se menos intensa. Ao mesmo tempo, as agulhas adquirem uma cor verde.
As agulhas jovens têm uma tonalidade verde suave e são cobertas por uma leve camada branca. Atingem 3 centímetros de comprimento e possuem 4 lados na base. O tronco do abeto prateado é coberto por uma casca marrom-acinzentada, que se assemelha a uma coluna reta. Seu diâmetro é de 1 metro. Quanto mais velha a árvore, mais espessa é a casca. A espessura desta camada chega a 3 centímetros.
Variedades populares
O representante mais popular dos abetos prateados é a variedade azul espinhosa. Atinge 10 metros de altura e possui uma bela coroa cônica. Esta árvore é caracterizada por agulhas bastante duras de diferentes tons - do azul esverdeado ao prateado. À medida que a cultura amadurece, ela fica azul. Na maioria das vezes é plantado como tênia. A planta é considerada pouco exigente em termos de composição e umidade do solo.
Outra variedade comum, que se distingue pelas agulhas azul-prateadas, é a Koster. Esta planta é caracterizada por uma copa cônica. Atinge 7 metros de altura.
A cor mais clara das agulhas é característica da variedade Hoopsii. Para dar uma bela copa à sua copa, nos primeiros anos a árvore jovem deve ser amarrada.
Área de distribuição
A América do Norte é considerada o berço desta planta. O abeto prateado é o símbolo dos estados de Utah e Colorado. Hoje esta cultura é cultivada em todos os lugares. É frequentemente usado para paisagismo de empresas industriais. Ao mesmo tempo, a planta adquire valor decorativo máximo aos 30-40 anos - é nesta idade que a sua cor se torna mais intensa.
Plantio adequado de árvores
A árvore cresce melhor em sombra parcial. Ao mesmo tempo, a cultura é considerada pouco exigente na composição do solo, mas em solo fértil forma um sistema radicular mais profundo. Ao replantar uma planta, é importante garantir que suas raízes não sequem. Como todos os abetos, a cultura não tolera compactação e pisoteio do solo.
A planta é considerada instável a níveis elevados de água subterrânea. Portanto, neste caso vale a pena providenciar uma camada de drenagem. Para tanto, recomenda-se a utilização de brita e geotêxteis. Ao plantar o abeto prateado, é importante garantir que o colo da raiz esteja rente à superfície do solo.
A cultura é considerada pouco exigente na composição do solo. No entanto, é melhor plantá-lo em solo franco-arenoso e argiloso. Os parâmetros de acidez adequados estão no nível de 4-5,5. Ao preparar uma cova de plantio, é necessário fazer um substrato nutritivo. Para fazer isso, recomenda-se misturar solo gramado, areia e turfa. Isso é feito na proporção de 2:1:1. Além disso, durante o plantio, vale a pena usar 100 gramas de nitroammophoska.
Cuidados posteriores
As plantas jovens com 1 ano de idade precisam ser regadas 5 a 7 vezes ao dia em pequenas porções. Recomenda-se umedecer as plantas mais velhas 1 a 2 vezes ao dia. Os abetos adultos requerem rega uma vez por semana.Nesse caso, vale utilizar 10 litros de água.
Recomenda-se umedecer o solo de manhã cedo ou tarde da noite. A água deve estar morna. As árvores jovens também requerem irrigação por copa. Este procedimento ajuda a remover poeira e sujeira. Deve ser feito todos os dias.
O abeto prateado não tolera fertilização orgânica e com nitrogênio. Além disso, o excesso de qualquer fertilizante pode ser prejudicial para a planta. Ao adicionar compostos nutricionais, é importante observar a medida. Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham o uso de preparações especiais para culturas de coníferas.
Recomenda-se começar a alimentar o abeto imediatamente após o derretimento da neve no local. Neste caso, recomenda-se espalhar o produto seco em círculo ao redor do tronco e enterrar um pouco no solo com um ancinho. Os abetos com mais de 5 anos não precisam ser alimentados.
Apesar da bela copa simétrica, a árvore necessita de podas periódicas. Neste caso, vale a pena retirar galhos secos ou doentes. Se houver necessidade de formação de copa, a poda principal é realizada no verão - quando crescem os rebentos. No outono, este procedimento é contra-indicado.
As plantas maduras toleram facilmente a geada. Ao mesmo tempo, as culturas jovens requerem isolamento adicional. Recomenda-se pressionar os galhos contra o tronco e prendê-los desta forma com uma corda. Isso ajudará a evitar que quebrem com o peso da neve.
O sol de inverno pode danificar as agulhas. Isso faz com que ele fique amarelo e caia. Para evitar que problemas ocorram, vale cobrir a planta com pano de algodão ou usar agrofibra. Os abetos maduros não precisam disso.
Aplicativo
Os abetos prateados são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Eles são adequados para uso como paciência e em pequenos grupos. Essas plantas podem ser um sotaque maravilhoso.Eles também são frequentemente usados para formar sebes.
O abeto prateado é considerado uma cultura decorativa popular que se adapta perfeitamente a uma variedade de composições. Para tornar esta planta atraente, é importante cuidar bem dela.