O abeto azul é uma planta ornamental bastante popular originária da América do Norte. Esta cultura se distingue por uma bela cobertura de agulhas. Devido a isso, a árvore parece verde-acinzentada ou azul brilhante. Por isso, a planta é muito utilizada em projetos paisagísticos. Ao mesmo tempo, às vezes as agulhas mudam de cor. No entanto, nem todo mundo sabe por que o abeto azul fica verde.
O que determina a cor da madeira
A cor azul das agulhas está associada à presença de uma camada cerosa em sua superfície. Para proteger contra a perda de umidade e a radiação ultravioleta, as coníferas produzem substâncias especiais.Estes incluem elementos fenólicos, ácido ascórbico e pigmentos. Esses componentes não só desempenham funções protetoras, mas também conferem à árvore uma cor azul.
No outono, a necessidade dessa proteção diminui. Portanto, o processo de formação da camada protetora fica mais lento. Nesta altura, a cor azul torna-se menos pronunciada e as plantas adquirem uma tonalidade esverdeada. Na primavera, a formação de uma camada protetora é ativada e as árvores recebem uma coloração azul mais intensa.
Por que ele muda
Às vezes você pode notar que o abeto azul ficou verde. Pode haver vários motivos para tais mudanças.
Mudanças sazonais
As características naturais são consideradas uma das principais razões para as mudanças de cor. Então, a tonalidade das agulhas depende da época do ano. No verão, os abetos são azuis e na primavera ficam verdes.
Diferentes tonalidades de agulhas, associadas à idade dos brotos, levam a um aspecto muito incomum da própria árvore. Um exemplo é o abeto Bialobok. Em certas épocas do ano suas agulhas apresentam 3 tonalidades diferentes. Imediatamente após o aparecimento, as agulhas são de cor branco-amarelada, após algumas semanas tornam-se esverdeadas e posteriormente azuis. É por isso que em determinados períodos o abeto Bialobok adquire uma coloração tricolor.
Assim, a mudança na cor das agulhas nem sempre indica problemas no desenvolvimento da cultura. Para não se preocupar com seu estado, ao adquirir uma muda, é necessário esclarecer as características de desenvolvimento da cultura.
Alimentação incorreta
Às vezes, o motivo da mudança na cor das coníferas é considerado violação das regras de cuidado - em particular, aplicação inadequada de fertilizantes. Os abetos perdem a cor azul devido à deficiência de magnésio. Se tal problema ocorrer, é recomendável alimentar o abeto com sulfato de magnésio. Nesse caso, 20 gramas da substância devem ser misturados a 1 balde de água. Recomenda-se regar a árvore com a solução resultante. Isso precisa ser feito na raiz. As próprias agulhas devem ser pulverizadas com o estimulador de crescimento “Zircon”. Para preparar uma solução útil, recomenda-se tomar 1 grama do medicamento para cada 10 litros de água.
Muitos fertilizantes para coníferas incluem sais de magnésio e enxofre. Com a ajuda do magnésio é possível evitar alterações na cor das agulhas, e o enxofre tem efeito acidificante do solo. Esta característica deve ser levada em consideração. Se o solo do local já for ácido, as preparações que contenham enxofre podem acidificá-lo demais.
Local de pouso ruim
É importante considerar que a intensidade da tonalidade azulada depende da localização da cultura cultivada no local. Quase todas as coníferas com cores decorativas preferem áreas bem iluminadas. Claro, eles crescerão na sombra, mas gradualmente a cor azul se transformará em verde padrão.
Se a escolha errada do local de plantio fez com que a árvore mudasse de cor, você pode transplantá-la para um local mais adequado. O sistema radicular da árvore se desenvolve em largura, então você não deve desenterrar a colheita ao longo do perímetro da copa, mas recuar mais 50 centímetros dela.
Recomenda-se realizar o procedimento com forcado e não com pá. Isso ajudará a evitar danos ao sistema raiz. Graças ao uso de um garfo, será possível arrancar o abeto com um torrão de terra e movê-lo para uma nova reentrância para o plantio.No replantio é importante monitorar a localização dos galhos. Os brotos do sul devem ser novamente direcionados para o sul e os brotos do norte para o norte.
Doenças
Os abetos azuis sofrem de várias doenças. No entanto, na maioria das vezes são suscetíveis a infecções fúngicas. As patologias mais comuns são causadas pelos fungos Rhizosphaera kalkhoffii e Kabatina.
Além disso, o abeto azul sofre das seguintes patologias:
- Câncer ulcerativo - neste caso, defeitos ulcerativos e inchaços se formam nos brotos e na casca. Eles interferem no acesso do oxigênio das agulhas.
- Necrose - neste caso, formam-se protuberâncias vermelhas no tronco e nos rebentos. Com o tempo, provocam a morte total da árvore.
- Schutte é uma doença fúngica bastante perigosa. Ao mesmo tempo, distinguem-se a calda marrom no início da primavera, a comum, que ocorre no final da primavera, e a nevada, que se desenvolve no outono.
- Traqueomicose - provoca danos às raízes do abeto.
Para evitar o desenvolvimento de patologias perigosas, você deve seguir as seguintes regras:
- borrife e regue a planta com fungicidas;
- usar medicamentos que contenham cobre;
- remova galhos afetados;
- destruir plantas doentes;
- polvilhe o círculo do tronco da árvore com cinzas.
Como parar
Para que as agulhas de abeto mantenham sua aparência atraente, a árvore precisa de cuidados adequados. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- Certifique-se de que o abeto esteja localizado em uma área bem iluminada e com boa drenagem.
- Use água suficiente para manter a umidade ideal do solo. Neste caso, o círculo do tronco da árvore deve ser coberto com cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade por mais tempo.
- Aplique produtos à base de magnésio sob a árvore. O sulfato de magnésio pode ser usado na alimentação.Para isso, 20 gramas da substância devem ser misturados a 1 balde de água e regados na raiz da planta.
O abeto azul é uma cultura ornamental bastante comum, frequentemente usada para decorar jardins. Para que a árvore mantenha a cor atrativa de suas agulhas, é importante seguir rigorosamente todas as recomendações agrotécnicas.