Como plantar e cultivar abetos azuis em casa, cuidados

O abeto azul é uma conífera atraente nativa da América do Norte. Distingue-se pela cor incomum de suas agulhas, por isso atrai a atenção de muitos veranistas. Porém, nem todos sabem plantar um abeto azul. Ao cultivar uma cultura, você precisa seguir uma série de regras - escolher uma muda forte, preparar um local para o plantio e cuidar bem da cultura.


Pousar

Plantar a planta é bastante fácil. Ao mesmo tempo, é importante tratar o processo com responsabilidade e levar em consideração algumas nuances.Você pode cultivar em seu site de diferentes maneiras:

  • sementes;
  • estacas;
  • mudas.

Independentemente da escolha de um método específico, uma série de regras e recomendações devem ser seguidas. Em primeiro lugar, é preciso escolher o local certo para plantar. O abeto azul precisa de muita luz. Ela também precisa de muito espaço.

Para obter uma planta com as características varietais desejadas, o melhor é comprar mudas prontas. Além disso, é recomendável fazer isso em uma creche especializada. Somente neste caso você poderá ter certeza da qualidade desejada da planta.

Como escolher uma muda

Se você cultivar abeto azul a partir de sementes, existe o risco de perder as características varietais. Além disso, este método é considerado bastante complexo e demorado. Portanto, os especialistas aconselham os jardineiros iniciantes a usar mudas para o plantio.

Especialista:
Recomenda-se adquirir essas plantas em viveiros especializados que ofereçam as condições necessárias para sua manutenção. É importante garantir que a colheita seja vendida em recipiente com as raízes cobertas.

É importante utilizar mudas de 3 a 5 anos para o plantio, pois nessa idade as raízes atingem o máximo desenvolvimento e resistem ao transplante. A própria planta nesta idade deve ter cerca de 80 centímetros de altura.

Uma muda saudável possui agulhas frescas e vivas. Não deve haver fragmentos amarelos ou secos. O solo no recipiente deve estar bastante úmido. Se a planta não for bem cuidada, o solo do recipiente ficará seco. Nesse caso, a planta não criará raízes ao ser transplantada e morrerá.

Às vezes, os jardineiros desenterram mudas na floresta. Isso deve ser feito com um pedaço de terra ao redor das raízes para não danificá-las. Recomenda-se despejar vários baldes de terra do local onde a muda cresce na cova de plantio.Deve ser misturado com o substrato preparado.

plantar e cultivar abeto azul

Onde plantar

Para plantar abeto azul, você precisa escolher uma área bem iluminada. Deve ser exposto a uma quantidade mínima de luz solar direta. Como o sistema radicular do abeto cresce muito rapidamente, é importante preparar bastante espaço para ele. Neste caso, é necessário evitar a proximidade dos vizinhos. Em casos extremos, a 2 a 4 metros do tronco é necessário organizar limitadores de crescimento em forma de faixa de fundação.

Os raios solares representam um grande perigo para as agulhas jovens. Isto é verdade para árvores com menos de 3 anos. Posteriormente, a árvore não precisa ser protegida do sol.

Como a colheita é grande e cresce muito em largura, não deve ser colocada a menos de 20 metros da casa. Caso contrário, o longo sistema radicular da cultura pode danificar a fundação.

Hora de embarcar

Para plantar um abeto, é preciso escolher o momento certo. O melhor é realizar o procedimento em abril. Também é permitida a realização de trabalhos de plantio na primeira quinzena do outono. Recomenda-se fazer isso antes das primeiras geadas.

Durante estes períodos, a planta ainda não começou a crescer ativamente ou esta fase já terminou. É por isso que a cultura pode ser facilmente transplantada sem causar danos. Se a árvore se desenvolveu em recipiente, ela pode ser plantada no local a qualquer momento. É importante evitar danificar as raízes.

plantar e cultivar foto de abeto azul

Instruções

Ao cultivar o abeto azul em uma casa de verão, é necessário garantir a criação de condições adequadas. É importante considerar o seguinte:

  1. A cultura adulta possui um rizoma superficial. Isso significa que absorverá a umidade de outras plantas que crescem nas proximidades.Para evitar que isso aconteça, recomenda-se plantar a cultura fora do perímetro do local ou providenciar regas sistemáticas e abundantes.
  2. Para garantir a rápida adaptação da muda ao novo local, no momento do transplante é recomendável atentar para as orientações cardeais. Neste caso, a cultura deve estar localizada de acordo com as coordenadas do ambiente natural de crescimento.
  3. Antes de plantar o abeto, é recomendável fertilizar a cova. Para 1 cova de plantio vale a pena usar 100-150 gramas de nitroammophoska.
  4. As raízes da planta não suportam espaços abertos. Para evitar o ressecamento, o sistema radicular deve ser mantido o menos possível fora do solo. Caso isso não seja possível, o rizoma deve ser embrulhado em um pano úmido.

Ao colocar um abeto azul no jardim, o processo de plantio deve incluir uma série de etapas sequenciais.

Para que uma cultura se adapte normalmente às novas condições, as seguintes ações devem ser realizadas:

  1. 2 semanas antes do plantio, cave um buraco no local selecionado. Em largura e profundidade deve ser 25 centímetros maior que o torrão de terra com a muda. Em média, você deve focar nos parâmetros 60x60 centímetros.
  2. Coloque a drenagem composta por tijolos triturados no fundo da reentrância e despeje uma mistura nutritiva de solo. Para isso, é necessário combinar 50% da camada superior do solo, 30% de turfa neutralizada e 10% de húmus e areia.
  3. Trate o sistema radicular da cultura com purê de argila. Depois de seca, a planta pode ser colocada na cova e as raízes cuidadosamente alisadas.
  4. Polvilhe o rizoma com o restante da terra e compacte um pouco. Depois disso, a planta deve ser bem regada.
  5. Coloque uma estaca de madeira perto da muda e amarre o tronco nela.
  6. Polvilhe o tronco da árvore com serragem e cubra com turfa.Isso ajudará a manter os parâmetros ideais de umidade para o sistema radicular.

plantar e cultivar abeto azul regando

Cuidado

Para que o cultivo do abeto azul tenha sucesso, é importante prestar-lhe cuidados de qualidade. Ao mesmo tempo, a cultura precisa ser regada na hora certa, alimentada de vez em quando e protegida de patologias e parasitas. As árvores jovens também precisam de uma preparação de qualidade para o inverno.

Regar e fertilizar

O abeto azul é uma planta que adora umidade. Porém, o excesso de umidade é contra-indicado. Neste caso, existe uma grande probabilidade de apodrecimento do sistema radicular. Ao plantar mudas pequenas em estufa ou cultivar em casa, é importante monitorar a presença de gotas no vidro da estufa ou na bandeja.

Após o plantio em área aberta, é recomendável monitorar o estado da camada superficial do solo. Se, ao apertar a terra com a mão fechada, ela se esfarelar, é hora de umedecer a planta.

Normalmente, ao cultivar abetos azuis em um local na primavera e no outono, há precipitação natural suficiente. No verão, a planta requer rega adicional. Imediatamente após o plantio, recomenda-se umedecer as mudas várias vezes por semana. Porém, no ano que vem basta regar o abeto uma vez por mês. Além disso, isso deve ser feito se o solo secar sob os raios escaldantes do sol. Para 1 rega de abeto vale a pena usar 40-50 litros de água.

O uso de nutrientes não é de pouca importância. Para o abeto azul, recomenda-se a escolha de preparações especiais destinadas às culturas de coníferas. Em particular, as misturas Pokon são altamente eficazes.

Especialista:
Recomenda-se alimentar as plantas pela primeira vez durante o plantio. Posteriormente, a manipulação deve ser realizada 2 vezes durante a temporada. Neste caso, para 1 planta você precisa usar 30 gramas de grânulos e 20 gramas de sais de Epsom.

Neste caso, é melhor não usar húmus ou outros produtos orgânicos. Recomenda-se alimentar as espécies coníferas com produtos mais adequados.

plantar e cultivar abeto azul

Preparando-se para o tempo frio

Os abetos azuis maduros não precisam de proteção adicional. Ao mesmo tempo, pequenas plantas medindo 50 centímetros necessitam de isolamento. O objetivo é evitar que a árvore quebre durante fortes nevascas. A proteção também ajuda a proteger contra a exposição direta à luz solar no inverno e no início da primavera.

Para proteger o abeto da neve, basta amarrá-lo. Para isso, os galhos precisam ser levantados de baixo para cima, amarrados com corda ou com rede. Para proteger a cultura da exposição direta ao sol, a árvore deve ser coberta com um tecido não tecido.

Controle de pragas

O abeto azul freqüentemente sofre de infecções fúngicas. Tais problemas surgem em condições de alta umidade, plantações espessadas e contaminação do solo. Eles também são frequentemente transmitidos de outras culturas. Antes de comprar, a muda deve ser inspecionada cuidadosamente.

Para proteger uma colheita e evitar a sua morte, é necessário saber como evitar a ocorrência de problemas. Entre as doenças, a planta sofre mais frequentemente de schutte, fusarium, alternária e traqueomicose. O abeto azul também é suscetível ao desenvolvimento de cancro, ferrugem e pinheiro giratório.

Entre as pragas que mais atacam essa cultura estão cochonilhas, hermes e ácaros-aranha. Eles não apenas prejudicam as próprias plantas, mas também transmitem doenças fúngicas e bacterianas.

Para evitar a contaminação das culturas por ataques de fungos e pragas, recomenda-se a realização de medidas preventivas. Neste caso, você deve fazer o seguinte:

  1. Plante coníferas em áreas bem iluminadas e espaçosas.Eles devem ser bem ventilados e ter parâmetros ideais de umidade do solo. Se você plantar em uma área pantanosa, existe o risco de apodrecimento.
  2. Não plante abetos azuis perto de plantas que transmitem várias doenças. Ao mesmo tempo, você deve evitar a proximidade de tomates, arbustos e batatas.
  3. Como fertilização, use exclusivamente microfertilizantes e agentes imunoestimulantes desenvolvidos especificamente para coníferas.
  4. Regue as plantas regularmente, mas moderadamente. É importante evitar a estagnação da umidade perto das raízes da cultura.
  5. Livre-se de galhos secos, quebrados ou danificados por doenças em tempo hábil. Ao mesmo tempo, é aconselhável queimá-los em tempo hábil.
  6. Com a chegada da primavera, faça o tratamento preventivo da copa com produtos químicos. Eles devem conter bastante cobre. Antes da próxima rega ou precipitação, recomenda-se polvilhar as plantações com cinzas.

O abeto azul é uma cultura conífera comum que possui excelentes propriedades decorativas. É por isso que a planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para que a colheita se torne uma verdadeira decoração do local, é importante seguir as regras básicas de plantio.

O cuidado abrangente com as plantas também é de grande importância. Para evitar que a árvore seja atacada por parasitas e o desenvolvimento de doenças, recomenda-se a realização de tratamentos preventivos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim