O abeto é uma planta ornamental bastante comum, cultivada por muitos jardineiros. Esta cultura enquadra-se perfeitamente em diversas composições e serve como uma verdadeira decoração do local. Ao mesmo tempo, às vezes os jardineiros têm dúvidas sobre como transplantar um abeto de um lugar para outro. Para que este procedimento seja bem-sucedido, é importante realizá-lo de acordo com as normas.
É possível replantar um abeto
Muitas vezes, ao cultivar um abeto, é necessário replantá-lo.Muitas variedades são consideradas plantas bastante grandes, caracterizadas por um crescimento rápido. Para evitar que a conífera interfira em outras culturas e danifique edifícios, ela deve ser movida para um novo local. Além disso, muitos residentes de verão transplantam mudas da floresta para seus terrenos.
Qual é a melhor hora para fazer isso?
Para que o transplante de mudas de abeto seja bem-sucedido, é importante escolher o momento certo para isso. Em primeiro lugar, vale a pena considerar o estado do solo. Deve estar suficientemente quente e úmido. Portanto, é recomendável mover o abeto para um novo local no outono ou na primavera. É melhor realizar o trabalho durante os períodos de precipitação.
No verão também é permitida a realização de trabalhos de replantio. No entanto, vale a pena considerar o seguinte:
- Não é recomendado desenterrar uma árvore em condições de calor extremo.
- O melhor é realizar o trabalho no final da tarde.
- Ao desenterrar uma árvore, também vale a pena retirar um grande pedaço de terra. Isso ajudará a evitar danos à integridade das raízes.
- Para enraizar em um novo local, você deve usar a solução Kornevin. Isso ajudará a tornar o processo de integração o mais bem-sucedido possível.
Seleção de mudas
Para que a planta se adapte facilmente ao novo local, vale a pena escolher a muda certa. É importante que a árvore seja jovem, forte e saudável. Os especialistas acreditam que as plantas mais fortes são aquelas que crescem na orla da floresta, na beira da estrada ou na clareira. Possuem boa imunidade e adaptam-se facilmente às novas condições.
Plantas jovens medindo de 50 a 100 centímetros de tamanho, com ramos simétricos de crescimento uniforme, agulhas saudáveis e tronco reto, são consideradas uma opção adequada para replantio. A planta deve ser examinada cuidadosamente quanto a danos e verificada quanto a defeitos graves.
Como desenterrar uma árvore
Para transplantar facilmente um abeto, você precisa prepará-lo adequadamente. Para fazer isso, é recomendável fazer o seguinte:
- pá de jardim;
- um pedaço de tecido de algodão medindo 1 metro quadrado - é necessário envolver o sistema radicular;
- fita colorida - destinada a fazer marcas em madeira;
- caixinha de água com volume de 10 litros;
- pacote grande;
- corda para prender a muda durante o transporte.
Recomenda-se cavar um buraco no local com antecedência para que após movimentar a árvore você possa plantá-la imediatamente. A escavação do abeto deve ser feita com cuidado para que não seja danificada. Neste caso, você deve fazer o seguinte:
- Regue a planta para amaciar o solo e facilitar o processo de escavação. Depois disso, é importante esperar pelo menos meia hora para que a água seja absorvida.
- Aplique marcações no tronco do abeto usando fita colorida. Neste caso, é necessário indicar qual lado está direcionado para o norte e qual está direcionado para o sul. Na dacha, recomenda-se colocar a árvore da mesma forma que na natureza.
- Marque a área ao redor do tronco. Vale a pena recuar 50-70 centímetros dele. Isso pode ser feito com uma pá. Para isso, vale a pena fazer uma pequena depressão ao redor da planta.
- Retire a planta com um grande pedaço de terra. Neste caso, é necessário aprofundar gradativamente a vala cavada. O abeto precisa ser levantado com cuidado e o tecido colocado sob ele.
- Enrole o sistema radicular e amarre as pontas do tecido. Depois disso, a planta pode ser transportada para um novo local.
Como transportar
Para que a nova árvore se enraíze melhor, é importante seguir regras simples para transportá-la.É importante fazer o seguinte:
- Salve o pedaço de solo e garanta sua integridade. Para fazer isso, você deve usar um pano úmido que permita a boa passagem do ar.
- Amarre os galhos com uma corda, puxando-os suavemente em direção ao tronco. Isso ajudará a evitar danos.
- O transporte deve ser realizado em superfície horizontal ou inclinada. Isso ajudará a evitar danos ao cano.
- Transporte a árvore o mais rápido possível. Isso ajudará a evitar a perda de grandes quantidades de nutrientes.
Escolhendo um local de pouso
Para plantar um abeto na floresta, é importante escolher o local de plantio correto. Esta cultura pode atingir uma altura de 10 metros. O tamanho da coroa é de 5 metros. Portanto, você precisa escolher um local de pouso com muito cuidado. Uma opção adequada seria um local onde não houvesse árvores frutíferas crescendo nas proximidades.
Esta regra deve ser seguida. O fato é que o abeto esgota o solo. Portanto, a proximidade de uma cultura com fruteiras afetará negativamente o seu desenvolvimento. Além disso, o esfarelamento das agulhas torna o solo mais ácido. Isto não é adequado para todas as plantas.
A composição do solo onde o abeto cresce é de grande importância. O solo da floresta é significativamente diferente do solo de uma casa de verão. Para que o transplante seja bem-sucedido, é necessário pegar vários baldes de terra do local onde desenterrou o abeto.
Outra característica do transplante é a necessidade de marcar o lado sul do tronco. Para que o abeto se enraíze melhor, deve ser plantado na mesma direção.Se você violar esta recomendação, a árvore ficará constantemente doente e eventualmente morrerá.
Processo de plantio
Para plantar uma cultura de coníferas em um novo local, é recomendável fazer o seguinte:
- Cave um buraco na área.
- Coloque o abeto no buraco. Neste caso, o tecido não deve ser removido do sistema radicular. Basta desamarrá-lo e colocá-lo no fundo do buraco. Graças a isso, será possível manter os parâmetros de umidade e evitar o ressecamento do sistema radicular.
- Preencha o buraco com terra da floresta.
- Regue generosamente a planta. É importante monitorar constantemente o estado do solo para que não seque.
As nuances desta operação
Plantar abetos em um novo local tem muitos recursos:
- O abeto deve ser plantado em uma área que não seja muito ensolarada. É melhor fazer isso no outono ou na primavera.
- Na hora de escolher uma muda, deve-se dar preferência a uma planta com no máximo 1 metro de altura. Recomenda-se desenterrar árvores grandes com um arrancador especial. Ajuda a segurar as raízes e evitar danos à copa.
- Recomenda-se o transplante em clima não muito quente.
- Após o plantio, a árvore precisa ser regada abundantemente. É importante garantir que o solo não seque.
É adequado para árvores grandes
Muitos jardineiros não querem cultivar uma árvore grande a partir de uma muda pequena. É por isso que querem plantar uma colheita madura imediatamente. Ao mesmo tempo, os especialistas observam que as árvores coníferas maduras criam raízes muito piores do que as jovens. Demora pelo menos 3 anos para que criem raízes completas. Além disso, o primeiro ano é considerado o mais difícil.
Se você planeja plantar uma safra grande, deve dar preferência aos abetos de viveiros especiais. Isso se deve ao fato de serem submetidos a múltiplos transplantes. No momento da compra, essas plantas possuem um sistema radicular impressionante e poderoso.
O transplante de abetos para um novo local possui vários recursos. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é importante escolher a muda e o local adequados para a realização. O cumprimento das regras para as operações de plantio é de grande importância. Cuidados posteriores de qualidade também são muito importantes.