O cultivo de melão na Sibéria não parece mais incomum. Jardineiros trabalhadores os plantam em estufas e em terrenos abertos. Em seguida, obtém-se uma colheita de frutas suculentas e perfumadas.
A baga que gosta de calor é tradicionalmente cultivada nas regiões de estepe do sul. Na Sibéria, não faz muito tempo, os jardineiros não arriscavam plantar melões. Mas surgiram novas variedades e híbridos com um período de maturação rápido. A experiência de cultivo foi acumulada. Tecnologias há muito conhecidas também são usadas.
Os jardineiros notam o sabor agradável e a suculência das frutas cultivadas em campo aberto. Eles se comparam favoravelmente aos melões trazidos das regiões do sul.A tecnologia agrícola adequada permitirá que você forneça produtos à sua família nas quantidades necessárias.
Adequação da região para cultivo
O clima da Sibéria é heterogêneo. Na parte norte, as massas de ar do Oceano Ártico resfriam o solo. A agricultura aqui é problemática.
Na parte sul (em Khakassia), damascos e peras ficam à vontade. O número de dias ensolarados é suficiente. Os jardineiros estão tentando cultivar uvas e melões que gostam de calor, incluindo melões, em terreno aberto.
A desvantagem do clima da região é a sua imprevisibilidade. Há secas na primavera e no verão. A temperatura à sombra chega a 40 ⁰С. Esse calor é substituído por uma onda de frio em julho e chuvas prolongadas. Junho costuma trazer nevascas. As geadas ocorrem no início de agosto. Então o tempo quente retorna por um curto período.
Para cultivar melão na Sibéria em campo aberto, deve-se levar em consideração todas as características da região. É necessário familiarizar-se com o catálogo de variedades e híbridos de plantas zoneadas e elaborar métodos de cultivo. A assessoria de técnicos agrícolas e a utilização de material de cobertura facilitarão a tarefa.
O que um melão exige?
Esta cultura aumentou os requisitos para as condições de cultivo. Para o crescimento e amadurecimento do melão em terreno aberto você precisa de:
- A temperatura confortável para crescimento e maturação é de +25–30 ⁰С. Quando excedido, a polinização dos ovários cessa (o pólen é esterilizado).
- Uma diminuição da temperatura média diária para 10–15 ⁰С leva à interrupção do crescimento do melão. O resfriamento prolongado causa a morte da planta.
- Os melões de maturação precoce requerem até 70 dias de clima confortável para amadurecer. No meio da temporada, o período é maior - até 90 dias. Se as condições mudarem, o período para atingir a maturidade técnica é prorrogado.
No norte da Sibéria é possível cultivo de melão em estufa. Além disso, é necessário garantir iluminação e temperatura suficientes no ambiente para o crescimento das plantas. Essas medidas aumentam o custo das frutas.
Nas zonas centro e sul da região é possível colher frutos silvestres que gostam de calor em campo aberto. O principal requisito é a ausência de chuvas prolongadas e do frio do verão. O número de dias ensolarados varia de 40 a 50. O mesmo número de dias ocorre com temperaturas noturnas acima de 15 ⁰С. Portanto, deve ser cultivada em mudas.
Alguns jardineiros correm o risco: plantam melão com sementes secas imediatamente em local permanente em um canteiro aberto. O método agrada com resultados positivos apenas nas regiões mais meridionais. Neste caso, o clima deve ser o mais favorável possível. Na região, tal evento é raro.
Como cultivar melão?
Um clima instável com poucos dias confortáveis para a planta exige esforço do jardineiro.. O seguinte deve ser fornecido:
- melão crescendo por meio de mudas (devem ser plantadas um mês antes do plantio pretendido no solo);
- preparar os camalhões (prestar especial atenção à fertilidade do solo);
- utilizar material de cobertura em condições desfavoráveis (junho e agosto);
- realizar a normalização das plantas.
Cultivar frutas que gostam de calor em terreno aberto exige esforço do jardineiro. Mas como é uma alegria oferecer frutas suculentas e aromáticas cultivadas em casa!
Como preparar sementes?
Ao adquirir material de empresas renomadas, você não precisa fazer nada antes de plantar. O fabricante testou a germinação das sementes, realizou tratamento químico adicional e forneceu controle do solo. Isso está escrito na bolsa.
Alguns jardineiros coletam as sementes sozinhos. Neste caso você deve:
- Verifique a germinação. Despeje um punhado de material em um copo de água. Mexer. Espere 5 minutos.As sementes vazias irão flutuar. Eles são rejeitados. O restante é adequado para plantio.
- Calcule a porcentagem de germinação (no cultivo de grandes áreas). Para isso, o número de sementes restantes no fundo deve ser dividido pelo número total de sementes testadas e multiplicado por 100. Esta medida evitará buracos vazios.
- Desinfete o material em solução rosa de permanganato de potássio (deixe repousar por 10 minutos).
- Para aumentar a germinação, recomenda-se mergulhar as sementes em solução de humato de potássio ou suco de aloe vera por 30 minutos.
- Após tratamentos úmidos, recomenda-se secar as sementes.
- Nas condições da Sibéria, é arriscado semear sementes germinadas. No caso de uma onda de frio repentina, os embriões acordados morrerão.
As sementes de melão devem ser plantadas 2–3 anos após a colheita. Esta medida aumentará o número de flores femininas.
Às vezes, um jardineiro planeja plantar um melão no primeiro ano. Neste caso, é necessário o aquecimento a seco das sementes durante um mês a uma temperatura de 30–40 ⁰C. Você pode colocar o material em um saco de tecido e pendurá-lo próximo à bateria.
Preparação do solo
Para conseguir uma boa colheita, é recomendável prestar atenção na escolha da área de cultivo. Para as plantas, deve-se reservar o local mais ensolarado e protegido dos ventos frios.
Os antecessores do melão devem ser: tomate, pimentão, berinjela, feijão, repolho, ervilha, batata. Essas culturas são afetadas por outras pragas. O solo após o cultivo não acumula organismos patogênicos.
É proibido plantar melão depois de melancia, pepino, abóbora e berinjela. Eles têm pragas comuns. As raízes absorvem os mesmos nutrientes do solo. É impossível conseguir uma colheita decente.
O canteiro deve ser preparado 2 semanas antes do plantio pretendido. Plano de evento:
- Remova ervas daninhas.Selecione as raízes com cuidado.
- Os melões requerem solo solto e respirável. Em margas pesadas, lixar.
- Adicione húmus (um balde por metro quadrado) e cave. Após 3–5 dias, preencha o solo com um complexo mineral (de acordo com as instruções do fabricante).
- Desenterre a cama usando uma pá. Quebre os caroços.
Cubra toda a área com uma película escura e espessa. Pressione as pontas ao redor de todo o perímetro no chão. Verifique a temperatura com um termômetro. Quando aquecido à temperatura necessária (12 ⁰C na profundidade de plantio), as mudas podem ser plantadas ou as sementes podem ser semeadas.
Cumes quentes
Este método antigo A Sibéria é usada para o cultivo de pepinos em terreno aberto. Jardineiros entusiastas usam-no para plantar melões. Preparar um canteiro é fácil. Para economizar tempo, você pode começar no outono. Sequenciamento:
- Use barbante para marcar a área. Remova a terra com a baioneta de uma pá.
- Faça uma caixa com tábuas, compensado, plástico. Deve subir 20–25 cm acima da superfície do solo.
- Coloque galhos picados, grama, copas, cascas e restos de frutas e vegetais rejeitados.
- Preencha com metade do solo escavado.
- Na primavera (após o derretimento da neve), espalha-se por cima esterco de cavalo misturado com palha. A camada deve ter 5–10 cm.
- Encha o topo com o solo restante e despeje água quente (60–70 ⁰C).
- Cubra com filme escuro. Pressione bem as pontas.
O estrume e a palha começarão a apodrecer e a libertar calor. Depois de alguns dias (5–7), o solo está pronto para o plantio de mudas ou sementes.
Vantagens do método: o canteiro é aquecido por baixo por 2–3 semanas, o estrume é uma fonte adicional de matéria orgânica, o solo é solto e fértil.
O esterco de cavalo pode ser substituído por esterco de vaca ou de aves. Mas o tempo de aquecimento será maior. O período de geração de calor é mais curto.Os melões cultivados com este método amadurecem mais cedo do que aqueles plantados em canteiros convencionais.
O método tem uma desvantagem. Os melões em campo aberto são colocados de acordo com o seguinte esquema: 100×140 cm.O preparo de uma cama quente exigirá grande esforço físico e custos materiais: o esterco deverá ser adquirido na fazenda ou no criador.
Melões com efeito de estufa
O melão cultivado em campo aberto é mais saboroso e aromático do que o melão em estufa. Mas usar terreno fechado tem vantagens:
- a colheita amadurece 2–3 semanas antes;
- O padrão de plantio muda: basta colocar as plantas no padrão 70×40 cm;
- é possível regular o microclima: alterar a temperatura, umidade do solo, iluminação;
- Há menos danos aos melões com efeito de estufa devido ao apodrecimento.
O material ideal para a construção de estufas na Sibéria é o policarbonato. Ele retém o calor e permite a passagem da luz solar.