Nos últimos anos, variedades de culturas que antes eram consideradas exóticas para o nosso país e inadequadas para o cultivo em condições climáticas difíceis começaram a aparecer cada vez mais no mercado hortícola russo. Um deles foi a variedade híbrida de melão Roksolana, destinada ao cultivo nas regiões norte e capaz de resistir a mudanças significativas de temperatura.
O período médio de maturação dos frutos é de 90 dias. A vantagem da variedade é a resistência da planta à maioria das doenças do melão. A espécie tolera bem os efeitos da antracnose e da peronosporose e não é propensa ao apodrecimento do sistema radicular.A variedade é caracterizada por brotos poderosos com folhas largas, que protegem facilmente os frutos das queimaduras causadas pela exposição ao sol.
A variedade é uma espécie de maturação precoce e o período médio de maturação dos frutos é de 40-50 dias. Os frutos toleram bem o transporte, o que, aliado ao excelente sabor, permite que a cultura seja cultivada em escala industrial para fins comerciais.
Quais frutos a planta produz?
Os frutos são pequenos e apresentam formato redondo e ligeiramente alongado. O peso médio de um melão varia de 1,5 a 2,5 kg. Sujeitos às regras do cultivo agrícola, são colhidos de 5 a 7 frutos de uma planta por safra. A superfície dos frutos maduros é de cor amarelo-laranja. A qualidade distintiva da variedade é:
- casca fina;
- polpa suculenta;
- riqueza de sabor;
- capacidade de armazenamento a longo prazo sem perda de qualidades externas e de sabor.
As críticas dos jardineiros falam da extraordinária doçura do melão Roksolana f1, comparando seu sabor com o do famoso Kolkhoznitsa. Devido ao alto teor de vitaminas e minerais, o melão é uma fonte única de nutrientes que têm um efeito benéfico no funcionamento de todos os sistemas do corpo humano.
Características do cultivo de mudas
Recomenda-se adquirir material de plantio em lojas e centros especializados de jardinagem. Para o plantio no solo, selecione as maiores sementes possíveis, após embebê-las em gaze umedecida com solução fraca de permanganato de potássio por 12 horas. A seguir, é preciso deixar as sementes sobre uma gaze úmida, depois de um certo tempo aparecerão brotos do material adequado para o plantio.
O plantio é feito em vasos de turfa de pequeno diâmetro, o que evita posteriormente a necessidade de replantio e reduz o risco de lesões ao sistema radicular no plantio em local permanente. O solo para recipientes é preparado a partir dos seguintes componentes:
- Terra;
- turfa;
- composto;
- cinzas.
Não é recomendado plantar mais de 2 sementes em um vaso. Quando aparecem dois brotos ao mesmo tempo, sobra um, escolhendo o broto mais forte e viável. O recipiente de mudas é coberto com filme e colocado em local quente e ensolarado. Em casa, você pode colocar as panelas acima do radiador ou em uma varanda aquecida.
Recomendações para cultivo
Para conseguir uma boa colheita é importante estar atento ao local certo para o plantio. Ao plantar ao ar livre em climas quentes, o local deve ser elevado e receber luz solar suficiente. Você não pode plantar melão no local onde melões semelhantes eram cultivados anteriormente. A possibilidade de transplante de mudas ocorre quando a temperatura do solo atinge +15 ⁰C.
O solo para o melão deve ser solto e não ácido e conter grande quantidade de minerais. Para o plantio são formados sulcos cuja distância entre eles deve ser de 60 cm. A profundidade dos recessos para mudas não passa de 10 cm. Recomenda-se enriquecer a composição do solo na área do recesso com esterco diluído, cinza, húmus e turfa.
No cultivo horizontal, após o ovário e formação dos primeiros frutos, é necessário colocar uma base sob os melões em forma de pequena tábua, linóleo ou outro material que possa protegê-los de danos por contato com solo úmido .
Quando cultivadas na vertical, são preparadas previamente treliças, cuja altura é de 2 metros acima do nível do solo. À medida que os arbustos se formam, eles são amarrados e fixados no suporte. Com este método de cultivo de melões, é necessário colocá-los em sacos em forma de malha e amarrá-los a uma treliça. Essa técnica permitirá que os frutos amadureçam e não caiam devido à impossibilidade de escape para suportar o peso do feto.
Uma regra importante para obter uma colheita quando cultivada em casa de vegetação é fornecer ventilação periódica suficiente aos brotos. A planta necessita de polinização por insetos, para atraí-los recomenda-se borrifar os arbustos com água e mel, e plantar o máximo possível de plantas melíferas próximo à estrutura aberta da estufa.
Regue a planta uma vez por semana. Um fator importante para a obtenção da colheita é o afrouxamento periódico do solo e a retirada das ervas daninhas, cuja presença a variedade é intolerante. A alimentação é realizada a cada 2 semanas.
Se no final da temporada os frutos do melão ainda não estiverem totalmente maduros, isso não será um grande problema para a variedade de melão Roksolana. Nesse caso, os frutos são retirados dos arbustos e colocados em local aquecido até o amadurecimento. Quando guardadas em ambiente fresco, as frutas podem ser armazenadas por muito tempo, o que é conveniente para serem utilizadas como fonte adicional de nutrientes e vitaminas na estação fria, quando há escassez de frutas e vegetais frescos.
Métodos de controle de pragas e doenças
Apesar da sustentabilidade variedades de melão aos principais tipos de doenças do melão, a probabilidade de sua ocorrência não está excluída.
As recomendações de ações a serem tomadas caso surjam problemas são as seguintes:
- murcha de fusarium - reduza a rega, remova e queime os brotos afetados, não plante melões neste local por 5 anos;
- oídio - borrife arbustos de melão com enxofre em pó;
- o aparecimento de moscas do melão, ácaros, pulgões - trate a planta com um agente químico de controle de pragas ou mistura bordalesa.
Para prevenir doenças, a planta não deve ser limitada no fornecimento de luz e ar, e não deve ser permitido o encharcamento excessivo do solo.