O melão etíope recebeu esse nome pela semelhança com as frutas do quente continente africano. Isso significa que o melão é grande e doce. A variedade foi criada por criadores russos, por isso cresce com sucesso no clima do país. A variedade é popular entre os jardineiros. É cultivado em todos os lugares em terreno aberto.
Características distintivas da variedade de melão
As colheitas de melão chegaram aos nossos jardins vindas das regiões quentes da Ásia Central. E a planta produz colheitas de frutas doces quando o verão é quente e seco. A variedade de melão etíope tolera facilmente o calor.A planta tem vinhas poderosas, mas curtas, por isso o arbusto parece compacto.
Segundo a descrição, o melão etíope possui os seguintes frutos:
- Forma redonda;
- pesando de três a cinco quilos;
- com casca amarela espessa, pintada em padrão quadriculado;
- como se estivesse dividido por tiras em fatias;
- com polpa branca;
- suculento, com sabor de mel.
Uma característica da vegetação etíope é a autopolinização, já que nos brotos as flores masculinas ficam adjacentes às femininas.
A vantagem da variedade melão é a seguinte característica da planta:
- Você pode obter frutos do melão 80 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
- Não há necessidade de polinizar a planta.
- Arbustos compactos da variedade etíope são cultivados em uma pequena área do jardim.
- Uma planta produz até 5–6 frutos por temporada.
- Vale a pena cultivar a variedade mesmo em áreas de clima temperado - ela tem tempo de amadurecer.
Se forem criadas condições favoráveis para a planta e protegida de infecções fúngicas, ela irá recompensá-lo com frutas doces e suculentas.
Cultivo de melão etíope
Para melões e melões, o local de plantio é escolhido no outono. A área deve ser bem aquecida pelo sol. O solo do melão não é pantanoso, solto. Areia de rio e cinzas de madeira são adicionadas ao solo argiloso pesado. Solos esgotados são enriquecidos com húmus ou turfa. Os fertilizantes incluem complexos contendo potássio e fósforo. Depois de cavar, deixe os canteiros embaixo melões para o inverno.
Em áreas de clima quente, o melão é semeado imediatamente em campo aberto, em climas frios adota-se o método de cultivo com mudas.
Nós cultivamos mudas
Após a rejeição das sementes, elas são mantidas em solução de ácido bórico e sulfato de zinco por doze horas. Para a desinfecção, recomenda-se colocar um saco de sementes em uma solução de permanganato de potássio a 1% por meia hora.É melhor endurecer a semente mergulhando-a alternadamente em água morna por um dia e depois em água fria. O procedimento de endurecimento é realizado três vezes.
Na primeira quinzena de abril, os recipientes são preparados enchendo-os com solo nutritivo e permeável ao ar e à umidade. É melhor escolher um vaso de turfa ou vidro para cada planta. Então será mais conveniente transplantar as mudas para os canteiros.
Em meados de maio, 3–4 folhas aparecerão nas mudas. Se o solo do jardim aqueceu até 10-15 graus, é hora de transferir as mudas para um terreno aberto.
Plantar em terreno aberto
Para o cultivo de melão, utiliza-se o método de plantio em cachos quadrados. É estabelecida uma distância de 50 a 70 centímetros entre os ninhos. Areia de rio é adicionada previamente às covas, o que ajuda a aumentar a soltura do solo e melhorar o aquecimento. Se cultivado por sementes, plante-as a uma profundidade de 3–5 centímetros. As mudas são enterradas na altura das folhas inferiores. Nos primeiros três dias não regue os brotos, dando-lhes tempo para ficarem mais fortes.
Para aumentar o rendimento do melão, recomenda-se plantar milho ou girassóis próximo à planta. Essas plantações rochosas protegerão o melão etíope do vento frio e das baixas temperaturas.
Instruções de cuidados
O cuidado oportuno com o melão etíope consiste em:
- desbaste de plantações;
- fixar cílios;
- processamento de espaçamento entre linhas.
A descoberta da planta consiste em deixar até 3-4 mudas no ninho.
Assim que os frutos começam a endurecer, os cílios são fixados ao solo com ganchos de madeira ou os brotos são borrifados com terra. Então começará a formação de raízes adicionais. Para que o procedimento seja eficaz, faça um furo e coloque ali um pecíolo de folha, depois espalhe terra por cima dos cílios.
Para acelerar o amadurecimento, os arbustos são formados apertando o caule principal acima da quarta folha.Afinal, quase nenhuma flor feminina se forma neste broto.
O afrouxamento do espaçamento entre linhas é realizado primeiro até uma profundidade de dez centímetros e depois até sete. Durante o verão, o procedimento é realizado três vezes.
Quanto à fertilização, a variedade etíope necessita de:
- o primeiro - com uma solução de excrementos de pássaros na proporção de 1:15 quando aparecem 4-5 folhas verdadeiras;
- a segunda após 2–3 semanas com um complexo mineral de 50 gramas de superfosfato, 20 gramas de sal de potássio e nitrato de amônio por balde de água;
- o terceiro - após um intervalo de duas semanas com fertilizantes minerais.
Meio litro de solução nutritiva é colocado no poço.
Regue os melões etíopes regularmente, monitorando a estação de crescimento da planta. A planta não precisa de excesso de umidade - os frutos e brotos começarão a apodrecer. Mas a falta de água afetará o número de ovários e, portanto, a colheita.
Aumente a frequência de rega durante a frutificação e reduza-a antes do aparecimento das flores e durante o período de maturação.
Doenças e pragas do melão
A variedade etíope é boa para todos, mas o cultivo do melão está associado a doenças e pragas que atacam a planta durante o período de desenvolvimento.
As infecções fúngicas devem ser tratadas:
- perna preta;
- mancha de azeitona;
- oídio.
O fungo Blackleg destrói mudas e brotos jovens. Microrganismos patogênicos são ativados quando há muita umidade no solo e água estagnada. E mudanças bruscas de temperatura contribuem para a propagação de esporos. Para prevenir a doença, é necessário tratar as sementes com solução de Fitosporina ou permanganato de potássio.
Manchas verde-oliva com estrutura oleosa nas folhas indicam o desenvolvimento de uma doença fúngica. Eles combatem a patologia tratando com fungicidas e calda bordalesa.
A camada branca nas folhas é um sinal de oídio.As medidas oportunas tomadas ajudarão a eliminar a infecção. Para isso, utiliza-se a polinização com pó de enxofre ou o tratamento com solução forte de permanganato de potássio. Agentes fungicidas também ajudam: Fundazol, Topaz.
Entre as pragas que afetam os canteiros mosca de melão. Suas larvas penetram na polpa e provocam o apodrecimento dos frutos. Para destruir as larvas da praga, arar as áreas após a colheita dos melões maduros e tratar os arbustos com Rapira duas vezes durante o verão.
As larvas da lagarta-do-cartucho podem causar danos ao danificar as raízes e caules da planta. Eles destroem insetos adultos e larvas usando inseticidas como o Decis. Os ácaros podem ser facilmente reconhecidos pelos fios com que emaranham as folhas da planta. As colônias de pragas são destruídas pelo tratamento com Fitoverm.
Para prevenção doenças e pragas do melão Os etíopes aram profundamente a área no outono e afrouxam regularmente as fileiras. E depois de colher os frutos, queimam o restante da vegetação, cavando o solo.
O que dizem os produtores de vegetais sobre a variedade etíope?
Avaliações positivas sobre o melão etíope indicam que o produto é popular entre os jardineiros. Nota-se o sabor mel dos frutos maduros, que chegam a pesar cinco quilos. Para obter exemplares de grande massa, é necessário um cuidado cuidadoso com a planta. Jardineiros preguiçosos não cultivarão frutos grandes.
Os jardineiros notam muitas qualidades positivas em variedades de melão Etíope. Os frutos amadurecem em agosto. São grandes, com casca grossa e amarela, e a polpa é branca e suculenta.
Os fãs da variedade acreditam que ela é fácil de cultivar. O principal é proteger o melão das doenças e criar condições favoráveis ao seu crescimento.