A variedade cereja Julia é uma árvore alta com frutos grandes e suculentos. A variedade se difundiu entre os jardineiros das regiões norte e da região da Terra Negra.
- História da seleção
- Descrição da variedade
- Altura e tamanho da coroa
- Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
- Suscetibilidade a insetos e doenças
- Polinizadores
- Período de floração e amadurecimento
- Rendimento de cereja
- Transportabilidade e armazenamento de colheitas
- Área de aplicação de frutas vermelhas
- Tecnologia de plantio de árvores
- Como escolher uma muda saudável e forte
- Datas e esquema de plantio no local
- Preparando a cova de plantio
- Que culturas podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas?
- Algoritmo para realização de trabalhos de pouso
- Organizamos o cuidado adequado
- Alimentação e rega
- Cuidados com o tronco da árvore
- Formação da coroa
- Tratamentos preventivos
- Preparando e cobrindo uma árvore para o inverno
- Como propagar cerejas
- Avaliações de residentes de verão sobre a variedade
História da seleção
A variedade foi desenvolvida em uma estação experimental de horticultura na cidade de Rossosh, região de Voronezh. Para o melhoramento, foram utilizadas sementes da seleção local Gin red, que foram polinizadas pela variedade Denissen de baga amarela. Posteriormente, a variedade foi zoneada para as regiões de Chernozem e Baixo Volga.
Descrição da variedade
Ao planejar o plantio de cerejas, você deve ler a descrição detalhada da variedade. Isso o ajudará a escolher o local certo para as plantas e a pensar com antecedência nos próximos cuidados.
Altura e tamanho da coroa
Árvores vigorosas e de crescimento ativo atingem mais de 8 m de altura, copa extensa, medianamente densa e bem frondosa. O formato da copa é piramidal, com ramos ligeiramente inclinados na camada inferior. A casca do tronco é ligeiramente áspera ou lisa e escamosa, cinzenta com tonalidade cereja.
Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
Cherry Yulia tem um índice de resistência à geada acima da média. As árvores de frutos silvestres sofrem ondas de frio de até -30 graus. As geadas não afetam o desenvolvimento de todos os elementos da planta, incluindo botões florais, raízes e madeira. Ao cultivar em regiões com climas frios, a maioria dos botões congela no inverno.
Suscetibilidade a insetos e doenças
A variedade aumentou a resistência ao ataque de insetos nocivos e infecções fúngicas. Se os tratamentos preventivos forem realizados periodicamente, o risco de desenvolver podridão cinzenta e coccomicose torna-se mínimo.
Polinizadores
A variedade Julia pertence à categoria de autoestéril, portanto não faz sentido cultivar árvores no local uma a uma. Para obter uma colheita boa e regular, são necessários polinizadores adequados. Segundo criadores experientes, as seguintes variedades são os melhores polinizadores:
- Raditsa;
- Ovstuzhenka;
- E o caminho;
- Rosa Bryansk;
- Revna.
Período de floração e amadurecimento
As árvores começam a florescer no início ou meados de abril. A variedade apresenta um período de maturação médio. Em áreas com clima predominantemente quente, os bagos amadurecem em meados do verão. Quando cultivada na zona média, a colheita é feita nos últimos dez dias de agosto.
Rendimento de cereja
Uma das características distintivas da variedade Julia é o aumento gradual do rendimento. A primeira coleta é realizada 4 a 5 anos após o plantio das mudas em local definitivo. O rendimento médio chega a 15 kg a cada plantio. Posteriormente, o número aumenta para 25 kg. A quantidade de colheita aumenta mais ativamente durante o cultivo de frutas silvestres nas regiões do sul.
Transportabilidade e armazenamento de colheitas
Graças à densa polpa fibrosa, as cerejas podem ser transportadas por longas distâncias sem perda das características de sabor ou da aparência comercial. A vida útil média das cerejas maduras quando refrigeradas é de 2 semanas. As condições ideais de armazenamento são uma temperatura de 0 graus. Se os frutos forem preparados para uso futuro, são colocados no congelador.
Área de aplicação de frutas vermelhas
Uma das razões pelas quais as cerejas Julia são muito populares entre os jardineiros é o seu propósito universal. Os frutos silvestres são adequados para enlatados, para fazer compotas e conservas e para comer recém colhidos.
Tecnologia de plantio de árvores
As árvores devem ser plantadas de acordo com as exigências da variedade. O cumprimento da tecnologia de plantio promove o crescimento e o desenvolvimento ativos e ajuda a evitar erros comuns.
Como escolher uma muda saudável e forte
Ao verificar a qualidade de uma muda, é preciso prestar atenção ao seu tronco. Deve haver vestígios do rebento, pois esses exemplares são mais férteis. Uma muda sã e desenvolvida possui muitos ramos, que posteriormente formarão uma copa extensa.
As raízes de uma muda jovem não devem estar secas e fortes. Antes do plantio, recomenda-se envolver as raízes em um pano úmido. As folhas da muda devem ser aparadas para que não absorvam os componentes nutricionais, enfraquecendo as plantas.
Datas e esquema de plantio no local
Recomenda-se a transferência das mudas enxertadas para terreno aberto na primavera, quando a cobertura de neve já derreteu, mas os botões ainda não floresceram. O plantio de outono também é permitido, mas neste caso será necessário fazer a formação, amontoar as raízes e isolar o tronco com material de cobertura.
Preparando a cova de plantio
A cova de plantio para o plantio na primavera é cavada antecipadamente no outono. Ao plantar no outono, a cova começa a ser preparada com 2 a 3 semanas de antecedência. Primeiro você precisa escolher um local adequado para o buraco. Recomenda-se considerar os seguintes requisitos:
- O solo deve ser leve e fértil. O indicador de acidez é neutro.
- Para o desenvolvimento das raízes, é necessária umidade moderada, ausência de ressecamento e estagnação de umidade.
- A luz natural ao longo do dia promoverá o crescimento ativo. É permitido um leve semi-sombreamento.
- O local de plantio deve ser protegido de correntes de ar e rajadas fortes de vento.
- O nível ideal de água subterrânea é superior a 2,5 m da superfície do solo. Caso contrário, o trabalho de plantio deve ser feito em altitudes mais elevadas.
Que culturas podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas?
A cereja Julia se desenvolve ativamente e frutifica quando plantada ao lado de frutas com caroço, incluindo ameixa, ameixa cereja e abrunho. O principal requisito é manter a distância ideal entre os plantios, que deve ser de no mínimo 4,5 m, sendo permitida a vizinhança com lavouras de sementes apenas a uma distância de 4 a 6 m.
Algoritmo para realização de trabalhos de pouso
Ao plantar cerejas, você deve seguir as instruções passo a passo. O trabalho de plantio inclui as seguintes ações:
- preparar uma cova medindo 70x90 cm;
- tratamento da camada inferior do solo com uma mistura nutritiva de fertilizantes orgânicos (húmus, cinza de madeira, composto);
- construção de uma pequena elevação na parte central da cava;
- colocar uma muda de cereja em um morro e fixá-la amarrando-a a uma estaca, que fica presa ao lado do buraco;
- Polvilhar com terra, compactar, regar abundantemente e cobrir o tronco da árvore.
Organizamos o cuidado adequado
Um pré-requisito para o desenvolvimento de culturas de frutos silvestres e frutificação intensiva é o cuidado constante e adequado. No processo de cultivo da variedade cereja Julia, é necessário seguir um conjunto de ações agrotécnicas, que incluem o uso de fertilizantes, irrigação, cobertura morta, poda, cobertura de árvores para o inverno e pulverizações preventivas para proteção contra insetos nocivos e doenças.
Alimentação e rega
A variedade de cereja doce Julia precisa de rega moderada. Recomenda-se umedecer o solo conforme a necessidade, levando em consideração as condições climáticas e a quantidade de precipitação.Antes de irrigar as árvores, você deve espremer um torrão de terra da superfície na palma da mão - se ele se desintegrar, significa que será necessária outra rega.
Os fertilizantes são aplicados no solo várias vezes durante a temporada. No outono, utiliza-se a fertilização complexa, na qual substâncias orgânicas se combinam com minerais. Na primavera, as cerejas Julia são alimentadas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio.
Cuidados com o tronco da árvore
A cobertura morta da área do tronco da árvore é necessária para reter a umidade do solo e reduzir a quantidade de rega, proteger contra insetos e doenças, isolar as raízes e eliminar a necessidade de soltar o solo.
A cobertura morta pode ser feita imediatamente após o primeiro plantio das mudas. Recomenda-se a utilização de ramos de pinheiro, composto ou serragem como cobertura morta.
Formação da coroa
A poda das árvores é realizada a partir do 5º ano de desenvolvimento das árvores. O procedimento de formação ajuda a aumentar o rendimento, reduz o risco de desenvolvimento de infecções fúngicas e simplifica o processo de colheita dos frutos. Durante a poda, são removidos ramos velhos e danificados, folhagens secas e abundantemente crescidas.
O galho principal da árvore deve estar sempre 20 cm à frente dos demais em crescimento.Na hora da formação é importante controlar o comprimento de todos os galhos. Recomenda-se podar no final do outono ou inverno, quando as árvores estão dormentes. Com o início da primavera, as áreas danificadas irão cicatrizar e as plantações continuarão a se desenvolver ativamente.
Tratamentos preventivos
Os tratamentos preventivos oportunos das árvores ajudam a reduzir o risco de as colheitas de frutos silvestres serem danificadas por pragas e doenças.Durante a temporada, recomenda-se pulverizar 3 a 4 vezes com preparações inseticidas e fungicidas. Você também deve sempre remover partes infectadas da árvore da área.
Como medida adicional de combate aos insetos nocivos, pode-se caiar o tronco da árvore e usar repelentes (fitas, chocalhos).
Preparando e cobrindo uma árvore para o inverno
Às vésperas do frio invernal, é necessário cobrir as árvores, o que é especialmente importante para mudas jovens e imaturas. Para proteger as cerejas Julia, pode-se usar estopa, filme plástico grosso ou material de cobertura especializado. As estacas são colocadas no solo próximas às árvores e o material é puxado sobre elas, o que permite criar um microclima favorável ao redor da parte do solo. O solo na área ao redor do tronco da árvore é coberto com uma camada de cobertura morta no inverno.
Como propagar cerejas
Ótimo método de propagação de cereja variedade Julia são mudas. O procedimento é melhor realizado no final do verão ou início do outono. As estacas são retiradas dos ramos inferiores de uma árvore adulta, o corte é tratado com um estimulante de crescimento e na árvore-mãe o corte é polvilhado com cinza de madeira. As estacas preparadas são enraizadas em terreno aberto e proporcionam um cuidado integral. Para o inverno, as mudas precisam ser cobertas para que continuem seu desenvolvimento em condições confortáveis.
Avaliações de residentes de verão sobre a variedade
Vasily, 54 anos: “Plantei várias árvores na temporada passada. Comprei mudas maduras, então no final do verão já colhi a primeira colheita. Os frutos são grandes e suculentos; usei a maior parte para processar, mas também são muito saborosos quando frescos.”
Anna, 35 anos: “Tenho cultivado a variedade Julia há 3 anos consecutivos. Gostaria de destacar o alto rendimento e a facilidade de cuidado. Nunca encontrei nenhuma praga.A única desvantagem é a grande altura das árvores, o que dificulta a colheita dos frutos.”