Características e descrição da variedade cereja Vasilisa, plantio e cuidados

A cereja é uma das frutas favoritas e populares. Quando as árvores estão cobertas de flores brancas perfumadas, isso simboliza o início de uma primavera real e quente. Recompensará generosamente os seus proprietários com frutas deliciosas, o principal é não se enganar na escolha da variedade. Devido à sua combinação de qualidades, a cereja Vasilisa ganhou popularidade entre os veranistas e jardineiros.


História de origem e região de crescimento

A cereja Vasilisa foi criada no início dos anos 2000 por criadores ucranianos, liderados pelo homenageado agrônomo L.I. Taranenko. Foi obtido a partir do cruzamento das variedades Donetskaya Krasavitsa e Donetsk Ugolek. O trabalho foi realizado na estação de criação experimental de Artemovsk. A cereja foi criada como cultura de horta caseira, mas com o tempo passou a ser utilizada em plantios industriais.

A variedade é zoneada nas regiões orientais da Ucrânia, onde no inverno a temperatura cai para -25 C, -30 C graus e no verão sobe para +40 C graus. Em um clima mais severo, as cerejas terão problemas com o inverno e as árvores floridas podem ficar expostas a geadas severas ou granizo na primavera..

Prós e contras: vale a pena plantar no local?

A cereja Vasilisa compara-se favoravelmente com a maioria das variedades semelhantes devido à sua combinação de características positivas. Mas, claro, a variedade também tem desvantagens:

Lados positivos:

  • alto teor de vitaminas e microelementos em frutas cereja;
  • frutos grandes, alinhados e bonitos;
  • Os bagos da casta são densos e elásticos. Possuem alto prazo de validade e transportabilidade;
  • versatilidade de uso da fruta, incluindo adequação para venda comercial;
  • capacidade de resistir à seca, resistência relativamente alta à geada;
  • a variedade apresenta alto rendimento;
  • adaptação das cerejas às diversas condições de cultivo e fatores desfavoráveis.

Lados fracos:

  • Se chover regularmente durante a frutificação, uma grande porcentagem dos frutos cereja racha. Os bagos só são aptos para processamento, de preferência no local de colheita;
  • Em alguns casos, as bagas não ganham açúcar suficiente e os produtos enlatados ficam mais saborosos do que as frutas frescas.

descrição de frutas vermelhas

Descrição da cultura

Na hora de escolher as cerejas, em particular a variedade Vasilisa, é preciso levar em consideração o seu tamanho “adulto”, e também saber quais variedades polinizadoras serão necessárias.

Altura da árvore madura e tamanho da copa

A variedade possui alta energia de crescimento, atingindo altura de 4 a 5 metros na idade adulta. É aconselhável realizar o controle oportuno do crescimento da cereja. A árvore se ramifica bem e forma uma copa esférica espessa. Os ramos são poderosos, grossos, ligeiramente arqueados e de cor acastanhada. Os rebentos são bem frondosos, as folhas são ovais, ovóides, de cor verde escura, com um brilho rico e brilhante.

Polinizadores, floração e frutificação

A variedade floresce em meados de abril e início de maio. As plantas polinizadoras são necessárias para a frutificação. Estas são outras variedades de cerejas cujos períodos de floração coincidem com a Vasilisa. É desejável ter 2 a 3 árvores no local. As seguintes variedades podem ser polinizadoras:

Variedade Vasilisa

  • Anushka;
  • Valery Chkalov;
  • Drogana amarela;
  • Estrela Rei;
  • Burlat;
  • Melitopol cedo.

Vasilisa começa a frutificar aos 3 anos e atinge força total aos 4-5 anos. Variedade de meia temporada, os frutos começam a amadurecer na primeira quinzena de junho. Na primavera fria e no clima fresco do verão, as datas de frutificação mudam para julho.

A variedade é caracterizada por rendimentos elevados e estáveis.Dependendo da idade da planta, região de cultivo, solo e tecnologia agrícola utilizada, o rendimento varia de 25 a 50 quilos. A variedade não perde produtividade por 15 a 20 anos.

Melitopol cedo

Vasilisa difere principalmente no tamanho de seus frutos. Não só no mercado nacional, mas também no sortimento global de variedades de cereja, é uma das de maior frutificação. Os bagos são grandes e muito grandes, elásticos, carnudos, pesando 11-14 gramas. Os frutos são de excelente apresentação, macios, bonitos e de formato redondo. A pele é fina, mas forte e elástica. Os bagos são de cor vermelha intensa, escarlate e escurecem ligeiramente quando maduros demais.

A polpa é firme mas suculenta, com um rico aroma a cereja, ligeiramente crocante quando consumida. As sementes são pequenas e facilmente separadas da polpa. Os frutos têm sabor doce, doce mas não enjoativo, com leves notas de vinho. Avaliação pericial de degustação – 4,0-4,5 pontos em 5,0 possíveis.

aroma de cereja

Aplicação e transportabilidade de frutas

Graças à casca forte e elástica e à polpa densa, as cerejas Vasilis apresentam alto prazo de validade e transportabilidade. Adequado para transporte de longa distância. O resfriamento e o transporte em pequenas caixas aumentam significativamente esse número.

As bagas de Vasilisa são universalmente utilizadas. As cerejas são consumidas frescas, servem para fazer diversas compotas, xaropes, compotas, enrolar e até congelar para o inverno. E, claro, as bagas são adequadas para venda comercial em mercados de produtos frescos.

Características de resistência à variedade

Para economizar esforço, dinheiro e tempo, o jardineiro deve levar em consideração a resistência da variedade selecionada aos fatores climáticos negativos, bem como às doenças e pragas das cerejas.

resistência à variedade

Resistência a temperaturas negativas e secas

A variedade tem resistência relativamente boa ao gelo. Além disso, tanto os próprios rebentos como os botões são resistentes a temperaturas baixas (até -30 C graus). A variedade não se destina ao cultivo nas regiões norte. Vasilisa tem boa resistência ao calor e à seca, mas para obter colheitas abundantes é simplesmente necessária rega regular.

Suscetibilidade a doenças e parasitas

A variedade Vasilisa não dói, mas sem pulverização preventiva pode infectar-se com moniliose, coccomicose e podridão dos frutos. A cerejeira também é afetada por uma praga como a mosca da cereja: as raízes são roídas pelas larvas do besouro de maio - a mosca da cereja. Muitos pássaros, principalmente as gralhas, adoram comer seus frutos.

boa resistência ao gelo

Algoritmo de plantio de cereja

Para um alto percentual de sobrevivência das mudas, crescimento vigoroso, alta produtividade e qualidade dos frutos, é necessário selecionar o local com antecedência e preparar uma cova de plantio. E, claro, escolha uma muda forte e saudável com um sistema radicular poderoso.

Tempo recomendado e esquema de plantio

A distância até as árvores mais próximas no momento do plantio deve ser de pelo menos 4 metros. Você pode plantar uma planta com raiz aberta na primavera e no outono. O tempo varia dependendo da região, é importante considerar quão cedo chega o tempo quente ou, inversamente, chega o tempo frio. Geralmente plantada no outono, em setembro/outubro, e na primavera, em março-abril, antes da abertura dos botões.

Seleção e preparo de mudas

Não só a taxa de sobrevivência da planta, mas também a produtividade futura depende da escolha correta do material de plantio. Mudas bem desenvolvidas, com 1 a 2 anos de idade, são selecionadas para o plantio. É importante examinar cuidadosamente a árvore e encontrar vestígios da enxertia. Isso garantirá a qualidade da muda.

preparação de mudas

É aconselhável comprar material de plantio de vendedores confiáveis ​​​​e de boa reputação.É especialmente bom se for cultivado perto do futuro local de plantio. As raízes não devem estar podres, frágeis, danificadas ou com crescimentos. O diâmetro do tronco preferido na escolha de uma muda é a partir de 2 centímetros. A árvore deve ter tronco reto e liso e pelo menos 3-4 galhos bem ramificados.

Preparando o local e cova de plantio

O plantio deve ser realizado em local bem iluminado e previamente livre de ervas daninhas. As cerejas doces preferem solos úmidos e argilosos. Em primeiro lugar, é cavada uma cova de plantio, de preferência 2 a 3 vezes maior que a raiz da árvore. Normalmente seu tamanho é 80x60 centímetros. Se a água subterrânea chegar perto da superfície do solo na primavera, uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco.

Tecnologia de trabalho

Antes do plantio, uma estaca de apoio é cravada no fundo do buraco, à qual é amarrado o tronco da árvore jovem. Um substrato de plantio é colocado no fundo de um monte, uma árvore é colocada sobre ele e as raízes dobradas são esticadas. A cova é preenchida com uma mistura nutritiva de solo, levemente compactada e derramada com bastante água. Se o solo cedeu, ele é derramado novamente e derramado com água. Uma excelente opção seria a cobertura morta pós-plantio da zona radicular.

trabalhar no local

Cuidando da cultura Vasilisa

Para que a cereja Vasilisa delicie o jardineiro com frutos grandes e saborosos durante muitos anos, é necessário seguir as práticas agrícolas corretas.

Irrigação

A variedade de cereja Vasilisa é sensível à irrigação insuficiente. A irrigação regular e abundante é importante durante os períodos de crescimento ativo, quando os frutos frutificam, nos meses quentes e secos do verão e no período pré-inverno, antes do início do frio intenso. A irrigação é realizada à medida que o solo seca. Ao regar, a umidade deve saturar o solo em 30-40 centímetros.É aconselhável não derramar água sob a raiz, mas umedecer uniformemente a zona radicular.

irrigação

Como e o que alimentar com cerejas

Ao alimentar cerejas, fertilizantes com fósforo, potássio e matéria orgânica são aplicados uma vez por temporada - no outono. Cloreto de potássio com taxa de 12 gramas por 1 metro quadrado e superfosfato com taxa de 30 gramas por metro quadrado são adequados. Os fertilizantes nitrogenados, em particular o nitrato de amônio, são aplicados em 2 doses - metade no outono e a outra metade no início da primavera.

Afrouxamento e cuidado do círculo do tronco da árvore

Para proporcionar acesso de ar às raízes da cereja, bem como melhor penetração da umidade, é realizado o afrouxamento regular do solo, bem como a capina ou arrancamento de ervas daninhas. A frequência de afrouxamento superficial é de pelo menos 3-4 vezes por temporada. Dependendo do tipo de solo, a quantidade de afrouxamento aumenta. Uma excelente técnica agrícola seria cobrir o círculo do tronco da árvore com material não tecido (agrofibra) e principalmente com matéria orgânica.

Moldar e aparar

A variedade tem uma força de crescimento poderosa e ramifica bem. Portanto, o jardineiro, se desejar, deve limitar o crescimento da árvore cortando a copa na altura desejada. No cultivo da cereja é importante formar uma copa e fazer podas regulares dos ramos, que são encurtados para metade do comprimento. Este procedimento é realizado na primavera, antes que os botões comecem a florescer. Mas galhos pequenos, doentes e secos que engrossam a copa são removidos regularmente.

formação de árvores

Tratamentos preventivos

Para prevenir doenças e danos causados ​​por pragas, são realizados tratamentos preventivos regulares. Os fungicidas ajudam a proteger as cerejas de doenças - Sulfato de cobre ou mistura bordalesa (sulfato de cobre com cal), bem como Horus, Skor, Tilt.

Para combater a lagarta do besouro, aplique spray de raiz com inseticidas Aktara, Nurel D.E para combater a mosca cereja, o solo ao redor do tronco é solto e borrifado com inseticidas. Bi-58, Calypso, Fufanon são adequados. A instalação de bichos de pelúcia, chocalhos e redes de proteção ajuda a manter os pássaros afastados.

Preparando-se para o inverno

Para que a árvore hiberne com sucesso, é necessário realizar uma série de práticas agrotécnicas. Consistem em rega abundante antes do inverno, limpeza sanitária e poda, afrouxamento seguido de cobertura morta do círculo do tronco da árvore, aplicação de fertilizantes e tratamento com produtos químicos.

branqueando o porta-malas

Como propagar uma árvore

As cerejas são propagadas por enxertia, bem como por enraizamento de estacas e estratificação. Quando propagadas por estacas, o rendimento das mudas é alto, mas levará pelo menos 5 anos para esperar até que uma árvore frutífera cresça a partir de uma pequena estaca. Mudas de cereja resultantes de estratificação desenvolvem-se um pouco mais rápido.

A maneira mais eficaz de obter boas mudas rapidamente é o método de enxertia. Enxerte mudas de cereja maduras em árvores fortes e maduras. Isso permite melhorar o sabor dos frutos silvestres, a resistência à geada, a resistência a doenças e o rendimento.

árvores de jardim

Críticas de jardineiros sobre a cereja Vasilis

“Sou “amigo” das cerejas Vasilisa há muito tempo. Gosto porque não adoece com frequência, não congela no inverno e na hora da frutificação os galhos ficam repletos de frutas deliciosas. Temos que colocar suportes!

Svetlana Zemtsova, Volgogrado

“Uma variedade de cerejas saborosa e produtiva. E o mais importante, quão grandes são as bagas de Vasilisa. Este é um colírio para os olhos! E têm um gosto bom, você pode comê-los frescos, fazer compotas ou enrolá-los.”

Inna Chernova, Belgorod

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim