A cereja é uma das frutas favoritas e populares. Quando as árvores estão cobertas de flores brancas perfumadas, isso simboliza o início de uma primavera real e quente. Recompensará generosamente os seus proprietários com frutas deliciosas, o principal é não se enganar na escolha da variedade. Devido à sua combinação de qualidades, a cereja Vasilisa ganhou popularidade entre os veranistas e jardineiros.
- História de origem e região de crescimento
- Prós e contras: vale a pena plantar no local?
- Descrição da cultura
- Altura da árvore madura e tamanho da copa
- Polinizadores, floração e frutificação
- Aplicação e transportabilidade de frutas
- Características de resistência à variedade
- Resistência a temperaturas negativas e secas
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Algoritmo de plantio de cereja
- Tempo recomendado e esquema de plantio
- Seleção e preparo de mudas
- Preparando o local e cova de plantio
- Tecnologia de trabalho
- Cuidando da cultura Vasilisa
- Irrigação
- Como e o que alimentar com cerejas
- Afrouxamento e cuidado do círculo do tronco da árvore
- Moldar e aparar
- Tratamentos preventivos
- Preparando-se para o inverno
- Como propagar uma árvore
- Críticas de jardineiros sobre a cereja Vasilis
História de origem e região de crescimento
A cereja Vasilisa foi criada no início dos anos 2000 por criadores ucranianos, liderados pelo homenageado agrônomo L.I. Taranenko. Foi obtido a partir do cruzamento das variedades Donetskaya Krasavitsa e Donetsk Ugolek. O trabalho foi realizado na estação de criação experimental de Artemovsk. A cereja foi criada como cultura de horta caseira, mas com o tempo passou a ser utilizada em plantios industriais.
A variedade é zoneada nas regiões orientais da Ucrânia, onde no inverno a temperatura cai para -25 C, -30 C graus e no verão sobe para +40 C graus. Em um clima mais severo, as cerejas terão problemas com o inverno e as árvores floridas podem ficar expostas a geadas severas ou granizo na primavera..
Prós e contras: vale a pena plantar no local?
A cereja Vasilisa compara-se favoravelmente com a maioria das variedades semelhantes devido à sua combinação de características positivas. Mas, claro, a variedade também tem desvantagens:
Lados positivos:
- alto teor de vitaminas e microelementos em frutas cereja;
- frutos grandes, alinhados e bonitos;
- Os bagos da casta são densos e elásticos. Possuem alto prazo de validade e transportabilidade;
- versatilidade de uso da fruta, incluindo adequação para venda comercial;
- capacidade de resistir à seca, resistência relativamente alta à geada;
- a variedade apresenta alto rendimento;
- adaptação das cerejas às diversas condições de cultivo e fatores desfavoráveis.
Lados fracos:
- Se chover regularmente durante a frutificação, uma grande porcentagem dos frutos cereja racha. Os bagos só são aptos para processamento, de preferência no local de colheita;
- Em alguns casos, as bagas não ganham açúcar suficiente e os produtos enlatados ficam mais saborosos do que as frutas frescas.
Descrição da cultura
Na hora de escolher as cerejas, em particular a variedade Vasilisa, é preciso levar em consideração o seu tamanho “adulto”, e também saber quais variedades polinizadoras serão necessárias.
Altura da árvore madura e tamanho da copa
A variedade possui alta energia de crescimento, atingindo altura de 4 a 5 metros na idade adulta. É aconselhável realizar o controle oportuno do crescimento da cereja. A árvore se ramifica bem e forma uma copa esférica espessa. Os ramos são poderosos, grossos, ligeiramente arqueados e de cor acastanhada. Os rebentos são bem frondosos, as folhas são ovais, ovóides, de cor verde escura, com um brilho rico e brilhante.
Polinizadores, floração e frutificação
A variedade floresce em meados de abril e início de maio. As plantas polinizadoras são necessárias para a frutificação. Estas são outras variedades de cerejas cujos períodos de floração coincidem com a Vasilisa. É desejável ter 2 a 3 árvores no local. As seguintes variedades podem ser polinizadoras:
- Anushka;
- Valery Chkalov;
- Drogana amarela;
- Estrela Rei;
- Burlat;
- Melitopol cedo.
Vasilisa começa a frutificar aos 3 anos e atinge força total aos 4-5 anos. Variedade de meia temporada, os frutos começam a amadurecer na primeira quinzena de junho. Na primavera fria e no clima fresco do verão, as datas de frutificação mudam para julho.
A variedade é caracterizada por rendimentos elevados e estáveis.Dependendo da idade da planta, região de cultivo, solo e tecnologia agrícola utilizada, o rendimento varia de 25 a 50 quilos. A variedade não perde produtividade por 15 a 20 anos.
Vasilisa difere principalmente no tamanho de seus frutos. Não só no mercado nacional, mas também no sortimento global de variedades de cereja, é uma das de maior frutificação. Os bagos são grandes e muito grandes, elásticos, carnudos, pesando 11-14 gramas. Os frutos são de excelente apresentação, macios, bonitos e de formato redondo. A pele é fina, mas forte e elástica. Os bagos são de cor vermelha intensa, escarlate e escurecem ligeiramente quando maduros demais.
A polpa é firme mas suculenta, com um rico aroma a cereja, ligeiramente crocante quando consumida. As sementes são pequenas e facilmente separadas da polpa. Os frutos têm sabor doce, doce mas não enjoativo, com leves notas de vinho. Avaliação pericial de degustação – 4,0-4,5 pontos em 5,0 possíveis.
Aplicação e transportabilidade de frutas
Graças à casca forte e elástica e à polpa densa, as cerejas Vasilis apresentam alto prazo de validade e transportabilidade. Adequado para transporte de longa distância. O resfriamento e o transporte em pequenas caixas aumentam significativamente esse número.
As bagas de Vasilisa são universalmente utilizadas. As cerejas são consumidas frescas, servem para fazer diversas compotas, xaropes, compotas, enrolar e até congelar para o inverno. E, claro, as bagas são adequadas para venda comercial em mercados de produtos frescos.
Características de resistência à variedade
Para economizar esforço, dinheiro e tempo, o jardineiro deve levar em consideração a resistência da variedade selecionada aos fatores climáticos negativos, bem como às doenças e pragas das cerejas.
Resistência a temperaturas negativas e secas
A variedade tem resistência relativamente boa ao gelo. Além disso, tanto os próprios rebentos como os botões são resistentes a temperaturas baixas (até -30 C graus). A variedade não se destina ao cultivo nas regiões norte. Vasilisa tem boa resistência ao calor e à seca, mas para obter colheitas abundantes é simplesmente necessária rega regular.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
A variedade Vasilisa não dói, mas sem pulverização preventiva pode infectar-se com moniliose, coccomicose e podridão dos frutos. A cerejeira também é afetada por uma praga como a mosca da cereja: as raízes são roídas pelas larvas do besouro de maio - a mosca da cereja. Muitos pássaros, principalmente as gralhas, adoram comer seus frutos.
Algoritmo de plantio de cereja
Para um alto percentual de sobrevivência das mudas, crescimento vigoroso, alta produtividade e qualidade dos frutos, é necessário selecionar o local com antecedência e preparar uma cova de plantio. E, claro, escolha uma muda forte e saudável com um sistema radicular poderoso.
Tempo recomendado e esquema de plantio
A distância até as árvores mais próximas no momento do plantio deve ser de pelo menos 4 metros. Você pode plantar uma planta com raiz aberta na primavera e no outono. O tempo varia dependendo da região, é importante considerar quão cedo chega o tempo quente ou, inversamente, chega o tempo frio. Geralmente plantada no outono, em setembro/outubro, e na primavera, em março-abril, antes da abertura dos botões.
Seleção e preparo de mudas
Não só a taxa de sobrevivência da planta, mas também a produtividade futura depende da escolha correta do material de plantio. Mudas bem desenvolvidas, com 1 a 2 anos de idade, são selecionadas para o plantio. É importante examinar cuidadosamente a árvore e encontrar vestígios da enxertia. Isso garantirá a qualidade da muda.
É aconselhável comprar material de plantio de vendedores confiáveis e de boa reputação.É especialmente bom se for cultivado perto do futuro local de plantio. As raízes não devem estar podres, frágeis, danificadas ou com crescimentos. O diâmetro do tronco preferido na escolha de uma muda é a partir de 2 centímetros. A árvore deve ter tronco reto e liso e pelo menos 3-4 galhos bem ramificados.
Preparando o local e cova de plantio
O plantio deve ser realizado em local bem iluminado e previamente livre de ervas daninhas. As cerejas doces preferem solos úmidos e argilosos. Em primeiro lugar, é cavada uma cova de plantio, de preferência 2 a 3 vezes maior que a raiz da árvore. Normalmente seu tamanho é 80x60 centímetros. Se a água subterrânea chegar perto da superfície do solo na primavera, uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco.
Tecnologia de trabalho
Antes do plantio, uma estaca de apoio é cravada no fundo do buraco, à qual é amarrado o tronco da árvore jovem. Um substrato de plantio é colocado no fundo de um monte, uma árvore é colocada sobre ele e as raízes dobradas são esticadas. A cova é preenchida com uma mistura nutritiva de solo, levemente compactada e derramada com bastante água. Se o solo cedeu, ele é derramado novamente e derramado com água. Uma excelente opção seria a cobertura morta pós-plantio da zona radicular.
Cuidando da cultura Vasilisa
Para que a cereja Vasilisa delicie o jardineiro com frutos grandes e saborosos durante muitos anos, é necessário seguir as práticas agrícolas corretas.
Irrigação
A variedade de cereja Vasilisa é sensível à irrigação insuficiente. A irrigação regular e abundante é importante durante os períodos de crescimento ativo, quando os frutos frutificam, nos meses quentes e secos do verão e no período pré-inverno, antes do início do frio intenso. A irrigação é realizada à medida que o solo seca. Ao regar, a umidade deve saturar o solo em 30-40 centímetros.É aconselhável não derramar água sob a raiz, mas umedecer uniformemente a zona radicular.
Como e o que alimentar com cerejas
Ao alimentar cerejas, fertilizantes com fósforo, potássio e matéria orgânica são aplicados uma vez por temporada - no outono. Cloreto de potássio com taxa de 12 gramas por 1 metro quadrado e superfosfato com taxa de 30 gramas por metro quadrado são adequados. Os fertilizantes nitrogenados, em particular o nitrato de amônio, são aplicados em 2 doses - metade no outono e a outra metade no início da primavera.
Afrouxamento e cuidado do círculo do tronco da árvore
Para proporcionar acesso de ar às raízes da cereja, bem como melhor penetração da umidade, é realizado o afrouxamento regular do solo, bem como a capina ou arrancamento de ervas daninhas. A frequência de afrouxamento superficial é de pelo menos 3-4 vezes por temporada. Dependendo do tipo de solo, a quantidade de afrouxamento aumenta. Uma excelente técnica agrícola seria cobrir o círculo do tronco da árvore com material não tecido (agrofibra) e principalmente com matéria orgânica.
Moldar e aparar
A variedade tem uma força de crescimento poderosa e ramifica bem. Portanto, o jardineiro, se desejar, deve limitar o crescimento da árvore cortando a copa na altura desejada. No cultivo da cereja é importante formar uma copa e fazer podas regulares dos ramos, que são encurtados para metade do comprimento. Este procedimento é realizado na primavera, antes que os botões comecem a florescer. Mas galhos pequenos, doentes e secos que engrossam a copa são removidos regularmente.
Tratamentos preventivos
Para prevenir doenças e danos causados por pragas, são realizados tratamentos preventivos regulares. Os fungicidas ajudam a proteger as cerejas de doenças - Sulfato de cobre ou mistura bordalesa (sulfato de cobre com cal), bem como Horus, Skor, Tilt.
Para combater a lagarta do besouro, aplique spray de raiz com inseticidas Aktara, Nurel D.E para combater a mosca cereja, o solo ao redor do tronco é solto e borrifado com inseticidas. Bi-58, Calypso, Fufanon são adequados. A instalação de bichos de pelúcia, chocalhos e redes de proteção ajuda a manter os pássaros afastados.
Preparando-se para o inverno
Para que a árvore hiberne com sucesso, é necessário realizar uma série de práticas agrotécnicas. Consistem em rega abundante antes do inverno, limpeza sanitária e poda, afrouxamento seguido de cobertura morta do círculo do tronco da árvore, aplicação de fertilizantes e tratamento com produtos químicos.
Como propagar uma árvore
As cerejas são propagadas por enxertia, bem como por enraizamento de estacas e estratificação. Quando propagadas por estacas, o rendimento das mudas é alto, mas levará pelo menos 5 anos para esperar até que uma árvore frutífera cresça a partir de uma pequena estaca. Mudas de cereja resultantes de estratificação desenvolvem-se um pouco mais rápido.
A maneira mais eficaz de obter boas mudas rapidamente é o método de enxertia. Enxerte mudas de cereja maduras em árvores fortes e maduras. Isso permite melhorar o sabor dos frutos silvestres, a resistência à geada, a resistência a doenças e o rendimento.
Críticas de jardineiros sobre a cereja Vasilis
“Sou “amigo” das cerejas Vasilisa há muito tempo. Gosto porque não adoece com frequência, não congela no inverno e na hora da frutificação os galhos ficam repletos de frutas deliciosas. Temos que colocar suportes!
Svetlana Zemtsova, Volgogrado
“Uma variedade de cerejas saborosa e produtiva. E o mais importante, quão grandes são as bagas de Vasilisa. Este é um colírio para os olhos! E têm um gosto bom, você pode comê-los frescos, fazer compotas ou enrolá-los.”
Inna Chernova, Belgorod