A cereja é uma árvore popular nos países da CEI que produz frutos doces. É cultivado em quase todos os jardins. A variedade de cereja Ovstuzhenka produz frutos grandes, é resistente ao gelo e tem um sabor excelente. A variedade é líder entre seus pares. A árvore é cultivada até mesmo nas regiões do norte da Federação Russa. Para plantar Ovstuzhenka com segurança, você precisa se familiarizar com todas as nuances de cuidar dele e com a descrição.
- Descrição e características das cerejas Ovstuzhenka
- Vantagens e desvantagens
- Cultivando uma árvore
- Escolhendo um local e horário de pouso
- Seleção de mudas
- Processo de plantio
- Polinizadores
- Nuances do cuidado das árvores
- Rega
- Poda e formação de copa
- Tratamento preventivo
- Cobertura
- Proteção contra frio e roedores
- Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
Descrição e características das cerejas Ovstuzhenka
A lendária variedade de cereja Ovstuzhenka foi criada para reprodução na zona climática média da Rússia pelo criador V. Kanyshina em 2001. A variedade combina uma série de qualidades valiosas: fertilidade, resistência à geada, sabor rico. As árvores crescem pequenas, até 3 metros de altura, e produzem frutos grandes.
Nos primeiros cinco anos ganham altura e crescem rapidamente. Depois, eles começam a dar frutos. A variedade possui copa espessa e esférica, o que facilita a colheita. A folha parece um ovo, apontada para cima, com dentes. Os frutos maduros são quase pretos e pesam cerca de 7 gramas. As frutas vermelhas têm essas características.
Aparência de frutas vermelhas | Formato oval, tamanho grande |
Cor | Marrom |
Estrutura | Os frutos são medianamente densos, a polpa separa-se facilmente do osso |
Gosto | 4,5 pontos em uma escala de 5 pontos, sabor ricamente doce e suculento |
Teor de matéria seca | Até 17,7% |
Conteúdo de ácido ascórbico | 13,4 mg por 100 gramas |
A variedade tolera bem geadas até -45, mas precisa ser protegida do vento, adora o sol. Os frutos silvestres têm propriedades tônicas e podem ser consumidos de qualquer forma. A variedade é fácil de cuidar e popular entre jardineiros inexperientes. As cerejas doces requerem rega oportuna, aproximadamente 15 litros por árvore. A floração ocorre em meados de maio e os frutos amadurecem em meados de junho. Na região Trans-Ural, a colheita é feita 1 mês depois.
Vantagens e desvantagens
As cerejas são famosas por muitas boas qualidades, mas também existem aspectos negativos. A familiarização com eles o ajudará a decidir sobre a escolha da variedade.
prós | Desvantagens |
Resistência ao gelo | Baixa polinização independente |
Fácil de cuidar | Instabilidade para galhos frios |
Excelente sabor a frutos silvestres | |
Maturação precoce | |
Alta fertilidade | |
Resistência a doenças e pragas | |
A árvore fica pequena, o que simplifica o processo de colheita |
Cultivando uma árvore
As cerejas devem ser cultivadas em solo rico em argila ou areia. Você não pode plantar em solo turfoso, argiloso ou arenoso. Ao selecionar solo arenoso, coloque vários baldes de argila no fundo do buraco e, se o solo for argiloso, adicione 2 baldes de areia.
Escolhendo um local e horário de pouso
A variedade cereja prefere crescer em locais onde o vento norte não sopra e os raios solares brilham constantemente. A árvore deve ser plantada na encosta sudoeste ou sul. É melhor dar preferência a uma cota baixa, ou faça você mesmo: eleve o nível do solo em meio metro. O local deve ter baixo nível de lençol freático e profundidade de 1,5 metros.
Em áreas quentes, plante a árvore no outono para permitir que ela crie raízes. Na região de Moscou, o plantio na primavera é mais adequado. De meados ao final de abril, prepare o local e coloque as mudas. O solo já deve ter tempo para aquecer. Se falamos de plantio de outono, ele ocorre em meados de outubro. A terra não está seca por causa do calor, mas ainda está quente.
Seleção de mudas
É importante escolher o material de plantio com sabedoria. Jardineiros experientes aconselham a compra de mudas em um viveiro. Deve ter um condutor central e um grande número de brotos. Vale a pena adquirir material de plantio com 1 ou 2 anos. Somente uma muda corretamente selecionada formará a copa necessária, o que contribuirá para a ramificação.
Na ausência de guia, o broto quebrará com o peso do fruto. A árvore deve ter local de enxertia, que serve de indicador da variedade.
Processo de plantio
Plante cerejas a uma distância de 3 a 5 metros de cada árvore para garantir um enraizamento bem-sucedido.Um deles tem 12 metros quadrados ou mais.
Se o plantio for na primavera, é necessário preparar o local no outono:
- cavar buracos com 0,8 metros de largura e 1 m de profundidade;
- despeje um terço nas reentrâncias com uma mistura de 1 quilograma de cinza de madeira, superfosfato, um balde de terra, 1 quilograma de sulfato de potássio e 30 quilogramas de esterco podre.
Ao realizar esse preparo, as mudas são plantadas imediatamente. Se o processo estiver planejado para o outono, serão necessárias duas semanas de preparação.
Polinizadores
A variedade é autofértil: os ovários crescem em 10% das flores, mesmo na ausência de polinizador por perto. Para garantir uma grande colheita, é necessário plantar árvores que floresçam cedo ao lado de cerejas de frutos grandes. Deve haver uma distância de 2,5 a 3 metros entre eles.
Polinizadores preferidos para a variedade cereja Ovstuzhenka:
- E o caminho;
- Rosa Bryansk;
- Raditsa;
- Morro Vermelho.
Se não houver espaço livre no local, você pode enxertar várias fileiras de variedades em uma árvore.
Nuances do cuidado das árvores
Cuidar das cerejas Ovstuzhenka é simples, o principal é fazê-lo corretamente.
- Regue a árvore em tempo hábil e trate-a contra pragas e doenças.
- Alimente as cerejas com fertilizantes de alta qualidade.
- Apare e dê forma à coroa.
- No círculo do tronco da árvore, remova periodicamente as ervas daninhas. Tira substâncias úteis, inibindo o processo de crescimento e maturação.
- Após rega ou precipitação, afrouxe o solo para que fique saturado de oxigênio. Devido a isso, o rizoma absorverá rapidamente a umidade e os microelementos benéficos.
Mesmo um jardineiro novato pode lidar com os cuidados acima. A variedade cereja é ótima para os veranistas porque não requer supervisão diária.
Rega
As cerejas devem ser regadas na hora certa, pois a variedade adora umidade.Requer 15 a 20 litros por árvore. Após a higienização, solte o solo próximo ao tronco até uma profundidade não superior a 10 centímetros. O procedimento também pode ser realizado após as chuvas. Não vale a pena regar nos meses de julho e agosto, pois isso diminuirá a resistência às geadas e a árvore começará a formar brotos mais lentamente.
Quando regar uma árvore:
- em maio, quando se observa crescimento ativo;
- em junho, quando os frutos se formam;
- de outubro a novembro, antes da preparação para o inverno.
Antes do frio, regue as cerejas com 70 litros de água. Isso a ajudará a passar o inverno com segurança, evitando o congelamento.
Poda e formação de copa
A formação da coroa leva cerca de 5 anos. Durante este período, são obtidas 4 camadas, que consistem em rebentos fortes e saudáveis. Todos os anos, corte galhos velhos, secos e quebrados. Deixe 0,5 metros entre as camadas. Podar as cerejas no outono ou na primavera, quando não há fluxo de seiva ativo. Trate as áreas cortadas com verniz de jardim.
Tratamento preventivo
A cereja Ovstuzhenka é famosa por sua alta imunidade à coccomicose e moniliose. Apesar disso, é melhor jogar pelo seguro e proteger os frutos de doenças. Para evitar que a árvore seja atacada por pragas e doenças, o tronco deve ser tratado com uma mistura de cal. É melhor comprar em loja especializada. Jardineiros experientes podem preparar eles próprios a cal.
Serão necessários os seguintes materiais:
- 2 kg de giz;
- 10 g de cola de caseína;
- 500 g de sulfato de cobre;
- 10 litros de água.
Combine todos os componentes e mexa. Realize o procedimento no outono, antes da geada.
Cobertura
A árvore não necessita de fertilização no primeiro ano de vida, pois ainda está em fase de crescimento ativo. Em seguida, adicione uréia diluída ou seca.
Método de fertilização a seco | Pegue 100 gramas de fertilizante, espalhe na área onde fica o tronco, cubra com terra por cima e regue. |
Método de fertilização com fertilizante diluído. | Pegue a mistura selecionada de 30 gramas e dilua em 10 litros de água. Aplicar 3 vezes em maio. |
Escolhido um método de alimentação, é necessário realizar o procedimento em tempo hábil.
- Após 4 anos, fertilize novamente com uréia. Faça a manipulação de março a abril. No local da copa, cave sulcos de 30 centímetros de largura e profundidade. Despeje 200 gramas de superfosfato nas reentrâncias.
- Após 5 anos, começa a frutificação. Na primavera, alimente as frutas com 300 gramas de uréia. No outono, adicione 250 gramas de sal de potássio e 400 gramas de superfosfato ao solo.
Uma vez a cada 2 anos a partir do início da frutificação, quando a parte do tronco for desenterrada, fertilizar com 50 quilos de composto.
Proteção contra frio e roedores
As cerejas doces resistem a geadas extremas, mas é melhor prepará-las para o frio. Isto se faz do seguinte modo.
- Cubra a área do tronco e os ramos do esqueleto com cal.
- Meça uma área ao redor da árvore que corresponderá à largura da copa e cubra com uma camada de serragem e turfa de 20 centímetros.
Para cerejas jovens, embrulhe os galhos e a parte do caule com papel ou estopa.
Princípios de proteção da madeira contra roedores.
- Jardineiros experientes aconselham o tratamento com fungicidas e inseticidas contra roedores. Para isso, compre “Uréia”, “Karbofos”, “Inta-vir”.
- São produtos prontos que protegem perfeitamente a árvore do ataque de roedores e besouros. Eles também são adequados para uso no tratamento de cerejas.
O controle de pragas pode ser realizado 1 a 2 vezes por ano.
Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
De cada árvore você pode coletar até 30 quilos de frutas. Na hora de colher os frutos é melhor não separá-los do pedúnculo, pois durarão mais.Para aumentar a vida útil, separe as frutas após a colheita. Em seguida, coloque as cerejas selecionadas na geladeira e guarde por 5 a 6 dias.
A variedade é perfeita para negócios, pois a árvore produz uma grande quantidade de frutos silvestres. Suportam o transporte com segurança e não apodrecem por muito tempo. Para os residentes de verão, as cerejas Ovstuzhenka também são uma boa escolha. A partir de seus frutos são preparadas compotas, sobremesas, conservas, geléias e sucos.