Muitas pessoas adoram cerejas aromáticas e aguardam a chegada do verão para saborear os frutos silvestres. É importante para o jardineiro que a árvore não só produza frutos saborosos em abundância, mas também seja resistente a danos. A variedade cereja Bryansk Pink se difundiu devido à sua despretensão e resistência à maioria das doenças características desta árvore frutífera.
- Descrição e características das cerejas Bryansk Pink
- Aspectos positivos e negativos da variedade
- Características de cultivar uma árvore
- Época do ano para plantar cerejas
- Onde plantar cerejas
- Solo para plantio
- O que você precisa saber sobre a muda?
- Tecnologia de plantio de cereja
- Sutilezas do cuidado da colheita
- Regar e afrouxar
- Alimentação e fertilizantes
- Poda de cereja
- Preparando uma árvore para o inverno
- Protegendo cerejas de doenças e insetos
- Coleta, uso e armazenamento de colheitas
Descrição e características das cerejas Bryansk Pink
Existem diversas variedades com nomes semelhantes (Bryanskaya Pink, Bryanskaya Yellow). Esta cereja recebeu este nome devido ao local onde foi criada, bem como pela cor dos frutos. É classificada como espécie amarela devido à cor da polpa.
A descrição da cereja Bryanskaya Pink indica que a variedade foi cultivada no Instituto Russo de Pesquisa Científica de Lupin. Desde 1993, tornou-se difundido em toda a Rússia.
Estas árvores são de tamanho médio, têm formato piramidal largo, galhos fortes de tamanho médio, altura não superior a 3,5 m, sendo as principais localizadas para cima em ângulo agudo. Os bagos não são muito grandes (4-4,5 g), têm formato redondo e apresentam pequenos pontos característicos na superfície do fruto.
A cor do fruto é rosa, a polpa é amarela. Sabor de cerejas doces. O caroço em seu interior é pequeno, de formato oval e difícil de separar da polpa. Essa variedade tem maturação tardia, floresce em maio e os frutos amadurecem no final de julho. As cerejas frutificam ativamente a partir do 5º ano em campo aberto, o rendimento é médio.
Aspectos positivos e negativos da variedade
Quase a única desvantagem é a incapacidade de autopolinização, mas o problema é facilmente resolvido - basta plantar 2 a 3 polinizadores nas proximidades.
A espécie é bastante resistente à seca e necessita de rega durante a floração e formação dos frutos. As plantas são pouco suscetíveis ao apodrecimento, o que também é uma vantagem. Entre as vantagens da variedade, os jardineiros destacam que nos primeiros anos as cerejas direcionam todos os seus esforços não para o crescimento dos brotos, mas para a frutificação.
As árvores toleram bem grandes quantidades de luz solar, enquanto outras variedades de cerejas podem queimar.
Uma propriedade distintiva da variedade é a excelente resistência à geada, o que torna possível a criação em áreas de clima temperado. No entanto, as árvores podem ser danificadas pelas geadas da primavera.
Os bagos não quebram mesmo em tempo chuvoso, o que acontece frequentemente com cerejas de outras variedades. Além disso, os frutos maduros e devidamente colhidos toleram bem o transporte.
Características de cultivar uma árvore
Apesar de toda a sua resistência e despretensão, esta variedade ainda apresenta características que devem ser levadas em consideração.
Época do ano para plantar cerejas
A época de plantio em campo aberto depende das condições climáticas. Em geral, as cerejas são plantadas com sucesso no outono, pois têm tempo de se adaptar antes das primeiras geadas.
Se o frio chegar cedo, o plantio é adiado para a primavera. No caso em que a muda foi adquirida tardiamente e a queda de temperatura ocorreu inesperadamente, ela pode ser enterrada no local e depois coberta bem com ramos de abeto. Desta forma, a planta sobreviverá com segurança até o plantio na primavera.
Onde plantar cerejas
Ao escolher um local para o cultivo de cerejas, devem ser observadas as seguintes condições:
- não deve haver correntes de ar fortes na área de cultivo;
- o local deve ser bem iluminado;
- A umidade não deve estagnar no solo.
O local é escolhido de forma que o lençol freático fique a pelo menos 1,5 m do nível superior do solo, caso contrário as raízes apodrecerão. Se não houver como evitar isso, será necessário fazer uma vala de drenagem para escoar a água.
É melhor que a cerejeira cresça em um morro natural, se não houver pode ser criada artificialmente.
Para a polinização necessária, são plantadas cerejas de uma variedade diferente nas proximidades, você também pode plantar uvas, bagas de sorveira - as árvores se dão bem com esses vizinhos.
A cerejeira deve ficar localizada a 5 m das demais fruteiras. É melhor não plantar cerejas - elas adoecem constantemente e transmitem doenças às cerejas, embora as cerejas sejam um excelente polinizador para as cerejas.
Se o jardineiro decidir por tal bairro, é necessário realizar o beneficiamento simultâneo dos dois tipos de árvores.
Solo para plantio
É preparado com um mês de antecedência transplantes de cereja para dentro do Chao. Este tempo é suficiente para que ocorra alguma subsidência do solo. Se o plantio for feito na primavera, a cova é preparada no outono. Caso o solo do local seja argiloso, acrescente um pouco de areia.
Além disso, é colocado na cova pelo menos 1 balde de húmus ou composto, além de superfosfato (180 g) e sulfato de potássio (90 g). Na primavera, o solo estará totalmente pronto para o plantio.
O que você precisa saber sobre a muda?
Plantas com menos de 2 anos são adequadas para plantio. As mudas para transplante devem ter 75-100 cm de altura. Não faz sentido plantar plantas com 3 anos ou mais no solo, pois elas criarão raízes ruins ou até morrerão.
A muda deve estar sã, sem danos visíveis. Deve ter um sistema radicular forte, bem como vários ramos fortes (3-4 peças). Antes do plantio, as raízes são embrulhadas em um pano úmido para evitar que ressequem. As folhas da árvore devem ser completamente removidas.
Tecnologia de plantio de cereja
O plantio de árvores da variedade cereja rosa Bryansk ocorre da seguinte forma:
- Na área preparada, cave um buraco medindo 0,6 por 0,6 m. A profundidade não deve ser superior a 0,8 m. Se o solo for argiloso e não drenar bem a água, despeje a brita em uma camada de 10 cm no fundo do buraco .
- Uma estaca é cavada no buraco para apoiar ainda mais a planta.
- A seguir, preencha o substrato preparado, que é misturado em pequena proporção com solo fértil.
- Uma árvore jovem é plantada na cova preparada. Suas raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas de terra.
- O tronco da planta está amarrado a uma estaca.
- Depois regue com bastante água.
- Cobertura morta com turfa.
Sutilezas do cuidado da colheita
A planta exigirá cuidados. Só neste caso irá agradar-lhe com uma abundante colheita no final do verão.
Regar e afrouxar
Árvores deste tipo não requerem rega mais do que 3 vezes por temporada:
- No início da floração.
- Durante a frutificação.
- Final de Outono.
Uma muda precisa de 15 litros; uma árvore adulta precisa de pelo menos 25 litros de água.
Em caso de calor, as mudas jovens são regadas uma vez por semana no primeiro ano para evitar o ressecamento. O afrouxamento é realizado removendo primeiro a camada protetora. Após o procedimento, a cobertura morta é devolvida ao seu local original.
Alimentação e fertilizantes
No primeiro ano não há necessidade de aplicação de fertilizantes adicionais. A árvore possui substâncias suficientes que são previamente colocadas na cova antes do plantio.
Posteriormente, a fertilização é usada durante a rega. Adicione à água
- Superfosfato.
- Sulfato de potássio.
Cada substância precisa de 20 g.
No outono, a uréia é adicionada adicionalmente à solução na mesma quantidade.
Poda de cereja
A poda é realizada no outono ou na primavera. Este procedimento tem um efeito positivo na produtividade das árvores e também é uma boa prevenção de doenças. A coroa é criada passo a passo, ao longo de 5 a 6 anos, começando na camada inferior. Quando a árvore estiver totalmente madura, apenas galhos com crescimento inadequado, doentes e danificados precisarão ser removidos.
Preparando uma árvore para o inverno
Apesar da alta resistência às geadas, as árvores devem estar preparadas para a chegada do inverno.
Para preparar as plantas para o inverno, siga os seguintes passos:
- No final do outono, antes do início do frio, cada árvore é regada com água suficiente.
- Feche o porta-malas.
- Aplique cobertura morta de húmus no círculo ao redor do tronco.
As plantas de 3 a 4 anos são cobertas com ramos de abeto ou estopa. Os troncos das árvores são protegidos de roedores envolvendo-os em materiais não tecidos ou malha. É importante coletar neve no círculo ao redor do tronco no inverno para proteger as raízes do congelamento quando a geada chega.
Protegendo cerejas de doenças e insetos
As principais doenças fúngicas que afetam as árvores frutíferas são:
- moniliose;
- Clusterosporiose;
- coccomicose.
Tais doenças aparecem em condições de alta umidade. A cereja Bryansk Pink é resistente a doenças, por isso recebe críticas positivas dos residentes de verão. O jardineiro também precisa seguir as regras da tecnologia agrícola e tratar com inseticidas.
Durante o amadurecimento das frutas, é melhor substituir os produtos químicos por produtos que contenham ingredientes naturais. Cascas de alho ou cebola são adicionadas à solução que será usada no tratamento das árvores.
As principais pragas de insetos que prejudicam as cerejas são:
- Pulgão.
- Mosca cereja.
- Rabo Dourado.
- Mosca pegajosa.
Uma infusão de absinto, pó de tabaco e cinza de madeira ajudará a eliminá-los, e preparações com propriedades inseticidas ajudarão.
Além de tratar com infusões, você deve cavar periodicamente o solo em tempo hábil, remover folhas, galhos e frutos caídos e danificados. Remova os próprios insetos manualmente.
Coleta, uso e armazenamento de colheitas
Os bagos devem ser retirados juntamente com o pedúnculo, só que neste caso podem permanecer frescos. O transporte é tolerado normalmente, desde que o contêiner seja durável.
Os frutos silvestres são consumidos principalmente frescos, mas são adequados para enlatados e congelamento a longo prazo.