Com o damasco Sardonyx é impossível ficar sem colheita. A variedade apresenta alta resistência à geada não só da madeira, mas também das flores. Os jardineiros plantam de 1 a 2 árvores no terreno e deleitam-se com as frutas suculentas o quanto quiserem.
História de origem
Michurin começou a trabalhar no zoneamento de damascos que gostam de calor. Suas variedades de maior sucesso foram tomadas como base para o trabalho dos seguidores do criador. Sardonyx foi obtido através do cruzamento de Campeão do Norte e Âmbar.
Descrição da variedade
Os jardineiros não hesitam em ocupar áreas de plantio com Sardonyx.Possui excelentes dados técnicos. A descrição da variedade confirma isso:
- o damasco começa a dar frutos aos 4-5 anos de vida na horta;
- variedade médio-tardia (os frutos amadurecem em meados de agosto);
- autofertilidade parcial (são necessárias plantas polinizadoras para obter uma boa colheita);
- a resistência à geada de uma árvore é de 33,7 graus Celsius negativos, de flores desabrochando - 2,8;
- árvore de médio porte (até 3 m de altura);
- a coroa é densa, esférica;
- casca marrom, grossa;
- as folhas são grandes, as bordas ligeiramente serrilhadas;
- as flores são brancas.
Sardonyx requer a presença de polinizadores. Amber, Michurinsky Best, Campeão do Norte são adequados.
Características dos damascos:
- peso fetal máximo 52 g;
- o formato do damasco é ovóide, irregular;
- a pele é densa e forte;
- damasco amarelo;
- a polpa é suculenta, amarela;
- o sabor é delicado, doce e azedo;
- o aroma é agradável;
- O caroço da fruta madura é facilmente separado.
Uma árvore ocupa muito espaço numa casa de veraneio: recomenda-se colocar as árvores a uma distância de 5 a 6 m umas das outras.
Características de cultivo
Para obter uma colheita anual estável de frutas deliciosas, é necessário seguir as regras de cultivo.
Seleção de solo
Sardonyx não é caprichoso. Mas requer solo solto e fértil com reação neutra ou levemente alcalina. Em solos ácidos, recomenda-se realizar calagem antes do plantio. Solos argilosos pesados devem ser lixados (um balde de areia grossa por 1 metro quadrado deve ser adicionado para escavação).
É necessário preparar a cova de pouso com antecedência. Seu tamanho: 70 cm x 70 cm x 70 cm A terra é retirada e cuidadosamente dobrada próximo ao buraco. Em seguida, é misturado com matéria orgânica madura e complexo mineral e devolvido ao seu lugar. Recomenda-se preparar a cova na primavera para o plantio planejado no outono e no outono para o plantio na primavera.
É importante considerar a profundidade das águas subterrâneas: Sardonyx não tolera alagamentos na área radicular. A água subterrânea deve estar a mais de 3-4 m da superfície do solo.
Período ideal de plantio
A árvore jovem deve criar raízes adequadas antes do início do inverno. Só assim ele conseguirá sobreviver ao momento desfavorável.
A Sardonyx deve ser plantada no início da primavera (antes da abertura dos botões) ou no outono (na primeira quinzena de setembro, 3-4 semanas antes do início do frio constante).
Se o jardineiro não puder plantar imediatamente a muda comprada em local permanente, a árvore deverá ser enterrada em uma vala. Assim o damasco aguardará o momento da colocação sem se prejudicar.
Tecnologia crescente
A Sardonyx exige conformidade com a tecnologia crescente. Só neste caso o jardineiro terá uma boa colheita.
Rega
Um Sardonyx adulto se abastece de água. Recomenda-se regar apenas durante secas prolongadas. Mudas jovens requerem umidade regular (uma vez a cada duas semanas).
A rega deve ser interrompida 2 a 3 semanas antes dos frutos amadurecerem: a umidade excessiva estragará o sabor dos damascos.
Aparar
Sardonyx tem tendência a crescer demais. O excesso de brotos precisa ser aparado. A poda formativa precisa ser feita regularmente. A época ideal é o início da primavera ou o final do outono. O fluxo de seiva parou neste momento. A árvore sobreviverá à operação sem dor. Regras de corte:
- a coroa deve ser transparente;
- todos os brotos secos e danificados (durante a queda de neve ou vento) são removidos;
- ramos que crescem em ângulo agudo ou cruzamento são cortados;
- os cortes são feitos “no anel” (para evitar apodrecimento);
- feridas maiores que 1,5 cm são cobertas com verniz de jardim ou tinta a óleo (para proteção contra bactérias e fungos).
Para a poda, utilize ferramenta desinfetada (com álcool ou permanganato de potássio) e bem afiada..
Cobertura
Sardonyx responde à fertilização. Recomenda-se a aplicação de complexos minerais na primavera e no outono. Matéria orgânica madura - somente na primavera. Composto e húmus são espalhados ao redor do tronco da árvore. A terra é então solta.
Reprodução
Os jardineiros muitas vezes se esforçam para propagar a variedade. Isso pode ser feito através da vacinação. A partir da semente cresce um damasco com características diferentes. Pode ser usado como porta-enxerto. E o rebento deve ser retirado de uma árvore adulta de Sardonyx.
Doenças e pragas
Sardonyx tem um sistema imunológico fraco. Para proteção contra pragas, recomenda-se a realização de tratamentos preventivos com inseticidas. Se aparecerem sinais de danos por pragas, devem ser aplicados inseticidas.
Pulverizar com preparações contendo cobre ajudará a proteger a variedade contra doenças. Excelentes resultados são alcançados por medidas preventivas: remoção de resíduos vegetais, capina oportuna.