Os jardineiros estão satisfeitos com a frutificação do damasco Sibiryak Baikalova. A árvore resistente à geada produz uma colheita de damascos doces. A avaliação de degustação da fruta é 4,8 em 5 possíveis. Ao mesmo tempo, a variedade é despretensiosa: é necessário um cuidado mínimo do jardineiro.
Descrição e características da variedade
Esta variedade pode suportar facilmente temperaturas negativas prolongadas. Os jardineiros estão colhendo frutas após um inverno longo e frio. Mesmo a alternância de geadas e degelos não afeta a formação dos ovários. Descrição da variedade:
- variedade alta (cresce até 3-3,5 m);
- coroa esférica (até 4 m de diâmetro);
- casca marrom, grossa;
- os rebentos jovens são avermelhados;
- as flores são brancas e rosa;
- a folha é arredondada com borda serrilhada;
- os galhos são retos e fortes;
- A frutificação ocorre no 3º ano de vida no jardim;
- a colheita é formada em ramos de 2 a 3 anos;
- A variedade é autoestéril (são necessárias plantas polinizadoras).
O damasco Sibiryak Baikalova rende até 25 kg de frutos por árvore. Características dos damascos:
- peso fetal máximo 35 g;
- o formato do damasco é alongado;
- a pele é densa, pubescente;
- damasco laranja;
- no lado ensolarado, a baga forma um blush rosa;
- a polpa é suculenta, laranja;
- A semente de uma fruta madura separa-se facilmente;
- O sabor é excelente - doce.
O tamanho da colheita é afetado pelas condições climáticas sazonais.
Vantagens e desvantagens da variedade
O damasco Baikalova é apreciado pelos jardineiros. Eles observam o valor da variedade:
- Até uma árvore congelada se recupera rapidamente: novos brotos crescem.
- A casca pode resistir a geadas de até -40 graus Celsius: não ocorrem quebras de gelo.
- A variedade não é propensa ao crescimento excessivo da copa: a poda formativa é realizada no máximo uma vez a cada 2 anos.
- Os frutos têm uma classificação de degustação de 4,8 em 5. Os frutos silvestres são suculentos e doces.
- Os damascos têm uma finalidade universal: são bons em compotas, marmeladas, compotas ou frescos.
- Os frutos são perfeitamente transportados e armazenados. Em uma adega fresca e ventilada, eles não estragam por 2 a 3 semanas.
Mas a variedade tem suas desvantagens. Aviso dos jardineiros:
- fraca resistência a doenças e pragas;
- autoesterilidade (requer plantio conjunto com Altai ou Abakan);
- congelamento de botões de frutas;
- dependência da colheita das condições climáticas.
Baikalov siberiano é escolhido para plantio por jardineiros que não pouparão esforços no combate a doenças e pragas. Neste caso, a árvore agradecerá com uma boa colheita.
Regras de pouso
A variedade agrada com rendimentos consistentemente elevados. Mas o jardineiro também deve tentar proporcionar à árvore condições ideais de vida no jardim. Coisas para cuidar:
- É muito importante escolher o local de pouso correto. O siberiano de Baikalova enraíza-se bem em áreas protegidas dos ventos frios. Recomenda-se plantar damascos perto das paredes sul dos edifícios do jardim. Esses locais são protegidos dos ventos frios do leste e do norte.
- O segundo aspecto é o preparo do solo. Para uma frutificação bem-sucedida, Sibiryak Baikalova requer solo solto e fértil com reação neutra ou levemente alcalina. Em solos ácidos, recomenda-se realizar calagem antes do plantio. Solos argilosos pesados devem ser lixados (um balde de areia grossa por 1 metro quadrado deve ser adicionado para escavação).
- É necessário preparar a cova de pouso com antecedência. Seu tamanho: 70 cm x 70 cm x 70 cm A terra é retirada e cuidadosamente dobrada próximo ao buraco. Em seguida, é misturado com matéria orgânica madura e complexo mineral e devolvido ao seu lugar. Recomenda-se preparar a cova na primavera para o plantio planejado no outono e no outono para o plantio na primavera.
- O jardineiro deve levar em consideração o nível do lençol freático. Eles devem ter mais de 3 m de profundidade.
Às vezes uma muda é comprada tarde demais: o jardineiro não tem tempo de preparar o local para o plantio. Neste caso, recomenda-se enterrar a árvore jovem em uma vala. Desta forma, o damasco sobreviverá ao tempo anterior à colocação.
Cuidado
O Baikalova siberiano precisa de cuidados adequados. Recomenda-se seguir as regras:
- A árvore não tolera o encharcamento do solo. Mas ele não consegue se abastecer de água. O tronco da árvore deve ser umedecido uma vez a cada 2 semanas (na ausência de precipitação).
- A árvore requer alimentação regular.É ideal aplicar complexos minerais na primavera e no outono de acordo com as instruções do fabricante. A matéria orgânica madura é introduzida apenas no início da primavera.
- A variedade requer medidas preparatórias antes do início do frio. Recomenda-se: realizar irrigação com recarga de água, cobrir o círculo do tronco da árvore com ramos de abeto ou pinheiro, amarrar o tronco com serapilheira ou malha sintética para evitar roer.
- No inverno, você deve pisar regularmente na neve ao redor da árvore. Este evento destruirá tocas de roedores.
- Em fevereiro, os troncos das árvores jovens devem ser amarrados com tecido não tecido branco. Esta medida protegerá a delicada casca das queimaduras solares.
Medidas simples ajudarão a árvore a sobreviver a um período desfavorável.
Doenças e pragas
O Siberian do Baikal é facilmente afetado por pragas. Mariposas e moscas se deleitam com as frutas suculentas. Pulgões parasitam as folhas. Ao primeiro sinal de pragas, recomenda-se pulverizar a árvore com uma solução inseticida.
A variedade costuma sofrer de moniliose, manchas furadas e podridão dos frutos. O tratamento com preparações contendo cobre e solução de uréia ajuda a proteger contra infortúnios.