Onde você começou? plantar damascos, exatamente desconhecido. A árvore frutífera cresceu no Cáucaso e na Ásia vários milênios aC. Os frutos da árvore frutífera com caroço chegaram à Grécia com os soldados de Alexandre o Grande e começaram a ser cultivados em jardins. Nesse período, muitas variedades de damascos foram criadas por cruzamento, a Olympus, que é uma delas, agrada pelo seu rendimento estável. As frutas laranja e amarelas são ricas em vitaminas e diversos microelementos. Quando consumido, o sistema imunológico é fortalecido e a glândula tireoide começa a funcionar melhor.
História de origem
A seleção do damasco Olympus foi realizada por especialistas do Jardim Botânico Nikitsky, localizado próximo a Yalta. Ao cruzar 2 variedades da planta na década de cinquenta do século passado, criou-se uma árvore vigorosa, que herdou a força do damasco Hardy, e recebeu de Yerevan a resistência à seca e o sabor adocicado da fruta. A variedade é cultivada na Península da Crimeia. As frutas não se deterioram durante o transporte, não perdem a apresentação, ficam armazenadas por muito tempo e são cultivadas por jardineiros e veranistas.
Descrição da variedade
O alto damasco Olympus forma uma copa arredondada e extensa. Os criadores que criaram esta cultura de frutas com caroço tentaram adaptar a variedade às condições climáticas desfavoráveis - às geadas da Sibéria, à falta de chuva, às mudanças bruscas de temperatura e às invasões de pragas.
A Olympus não tem medo da seca, tolera geadas leves e é resistente a alguns patógenos de doenças fúngicas, mas os polinizadores que têm o mesmo período de cultivo devem ser plantados próximos à árvore.
Cor da fruta
O primeiro fruto geralmente aparece na árvore aos 3 anos, embora a planta floresça mais cedo. Os frutos maduros diferem:
- tamanho grande;
- bela pele dourada;
- blush suave;
- forma oval.
A polpa densa apresenta uma rica cor laranja. Um pequeno osso é facilmente separado dele.
Sabor da fruta
O ovário é formado nos crescimentos e esporas do ano passado. Um damasco pesa cerca de 70 G. A fruta é rica em:
- ácidos orgânicos;
- vitamina C e pectina;
- açúcares e caroteno.
Os damascos são excelentes compotas e compotas, e tanto os adultos como as crianças adoram saboreá-los frescos. A polpa da fruta tem um sabor agridoce agradável e um aroma de jardim.
Tempo de amadurecimento
Os frutos da variedade Olympus na Crimeia, nas estepes da Ucrânia, são cheios de suco e amadurecem em julho, há anos em que são colhidos no início do mês, mas com mais frequência a partir do dia 15. A árvore dá uma colheita estável, mas se você ler atentamente a descrição da variedade, fica claro que ela precisa ser podada todos os anos, caso contrário os frutos ficarão menores.
A Olympus é plantada não só por veranistas, mas também por agricultores, para quem é importante que os damascos tolerem bem o transporte e não apodreçam por muito tempo.
Características de cultivo
Uma árvore alta cria raízes normalmente e produz frutos por décadas se forem criadas condições favoráveis para isso. Os damascos adoram sol e calor, solos leves e férteis e respondem positivamente à fertilização.
Escolhendo um local de pouso
A Olympus, como outras variedades e híbridos, não cresce em terras baixas, onde o degelo e a água da chuva se acumulam e o ar frio persiste por muito tempo. Os damascos precisam ser cultivados em uma pequena colina ou na base de uma encosta. Os raios solares devem atingir a árvore o dia todo, e ela também precisa ser protegida do vento norte.
A muda não deve ser colocada em local onde foram cultivadas culturas de erva-moura e frutas com caroço. A árvore não cria raízes em solos ácidos e argilosos. Na primeira opção, a área é tratada com cal, no outro caso, o solo é diluído com húmus, turfa e areia.
Pousar
Só é possível cultivar Olympus a partir de uma semente na Crimeia e na Ucrânia, uma vez que foi criado para esta área. Os residentes de verão e os jardineiros que cultivam esta variedade de damasco cortam as mudas dos brotos mais fortes e as colocam em água na qual é diluído um estimulador de crescimento.
Na hora de comprar mudas prontas, é preciso verificar se elas possuem botões duplos e se estão cobertos de espinhos. Depois de cavar um buraco com 60 cm de profundidade, o que você faz com antecedência:
- No fundo são colocados pequenos seixos ou argila expandida.
- A vala é preenchida com turfa e terra, deixando um pequeno monte no topo.
- Plante a árvore no máximo 10 dias depois, quando o solo estiver um pouco assentado. O colo da raiz é deixado acima da superfície do solo.
- Um jovem damasco está amarrado a um suporte.
Depois de compactar o solo no círculo do tronco da árvore, despeje 3 baldes de água. Matéria orgânica e fertilizantes minerais são adicionados no preparo da cova.
Cuidado
Depois de 3-4 anos, a árvore ficará satisfeita com seus primeiros frutos se você cuidar dela constantemente. É preciso reservar um tempo para aparar os galhos, modelar a copa, umedecer e soltar o solo sob o damasco e alimentar a planta com nutrientes.
Rega
Embora o Olympus tolere secas prolongadas, frutos grandes e suculentos amadurecem apenas quando a árvore tem umidade suficiente. Nos primeiros anos, a muda é regada com água morna, fazendo sulcos rasos.
Preparando-se para o inverno
Antes do início do frio, o tronco de uma árvore jovem é envolto em agulhas de pinheiro ou material durável para não ser danificado por lebres, ratos e outros roedores. Folhas caídas e frutos enegrecidos são varridos e queimados.
Os damascos podem ser enterrados no solo durante o inverno, polvilhados com turfa, palha ou serragem, mas isso não é feito na região sul, pois ali não há geadas fortes.
Vantagens e desvantagens da variedade
A Olympus é valorizada pelo alto rendimento, excelente sabor das frutas, que podem ser transportadas por longas distâncias sem a preocupação de perderem a apresentação. A variedade é adequada para cultivo em larga escala e para chalés de verão. O damasco não tem medo da seca e raramente é afetado por fungos e vírus.
As desvantagens do Olympus incluem a necessidade de poda anual, sem esse procedimento os pequenos frutos amadurecem.
Doenças e prevenção
O clima úmido e frio promove a ativação de fungos que, multiplicando-se rapidamente, prejudicam não apenas uma árvore, mas também podem destruir todo o jardim. Embora a Olympus seja resistente a uma série de doenças, a planta não consegue lidar sozinha:
- com podridão cinzenta;
- citosporose;
- murcha vertical.
Para evitar a proliferação de patógenos, folhas e frutos mumificados são varridos, retirados do local e queimados. No início da primavera e setembro, as árvores são pulverizadas com sulfato de cobre ou mistura bordalesa para prevenir doenças fúngicas.