Com uma variedade de árvores frutíferas, pode ser difícil escolher exatamente aquela que vai agradar ao jardineiro e trazer uma colheita saborosa. Poucas pessoas olham para o damasco, pois sabe-se que essa cultura só dá bons frutos em climas quentes e não tolera meses frios. Mas os criadores estão avançando com confiança em seu desenvolvimento. Graças ao seu trabalho, os Urais produzem há muito tempo cultivo de damasco Kichiginsky.
- História da variedade Kichiginsky
- Descrição
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Características
- Polinização, período de floração e tempo de maturação
- Produtividade, frutificação
- Resistência a doenças e pragas
- Recursos de pouso
- Datas de desembarque
- Escolhendo um local de pouso
- O que você pode plantar nas proximidades?
- Seleção e preparação de material de plantio
- Estágios de plantio
- Cuidado
- Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
História da variedade Kichiginsky
No final do século XX, no Instituto de Horticultura de Chelyabinsk, criadores especializados desenvolveram uma nova cultura de frutas através do cruzamento de duas damascos - Siberianos e Manchurianos. Foi assim que surgiu a variedade Kichiginsky, caracterizada pelo aumento da resistência às geadas.
Os autores são K. K. Mullayanov e A. E. Pankratova. Sua variedade de damascos passou em todos os testes e foi registrada no cadastro dos Urais em 1999.
Descrição
As árvores da variedade Kichiginsky de damasco são de tamanho médio, com altura de 3,5 a 5 m, os brotos são retos e a copa bem formada.
Os frutos crescem redondos e uniformes. Cor - amarelo, peso de 13 a 15 gramas. Cada fruta possui um caroço facilmente removível, o que facilita o uso dos damascos no processamento.
A descrição da variedade diz o seguinte sobre a polpa da fruta:
- densidade e suculência em alto nível;
- a participação do açúcar é de 6,3%, dos ácidos orgânicos - 2,3%;
- gosto doce e azedo;
- não há amargura;
- Pontuação de degustação: 4,5 pontos em 5.
Vantagens e desvantagens da variedade
As principais vantagens do damasco Kichiginsky são consideradas as seguintes:
- aumento do nível de robustez no inverno;
- uma colheita abundante;
- transporte de longa distância.
Os aspectos negativos incluem o pequeno tamanho dos frutos, bem como a autoesterilidade no caso de plantio único.
Características
O damasco Kichiginsky possui diversas propriedades incríveis que merecem uma descrição detalhada.
Resistência à seca, robustez do inverno
A variedade não é suscetível a condições de seca. As árvores são regadas apenas durante a floração, caso não chova o suficiente nesse período.
As árvores toleram bem o inverno e são altamente resistentes a geadas até -40 °C.
Importante! As variedades de damasco são suscetíveis ao aquecimento do colo da raiz. Quando começa o degelo, a água aparece entre a neve e o solo, congelando e descongelando várias vezes.
Polinização, período de floração e tempo de maturação
Kichiginsky começa a florescer no início de maio, isso acontece mais cedo do que outras frutas. Mas devido à entrada precoce no período de formação das flores, existe o risco de morte dos botões, pois nesta época ocorrem geadas primaveris.
O damasco Kichiginsky não é capaz de se autopolinizar. As variedades de damasco Chelyabinsk Early e Piquant são perfeitas para ajudá-lo. Uma das principais características do Kichiginsky é que ele atua como o melhor polinizador para todas as variedades desenvolvidas nos Urais.
No início de agosto as frutas já podem ser colhidas e consumidas. Ao colher frutos das árvores, a casca fica dura e amolece durante o armazenamento.
Produtividade, frutificação
Os frutos são colhidos pela primeira vez no 5º ano. O cumprimento das condições de cultivo permite colher no máximo 15 kg de uma árvore.
Resistência a doenças e pragas
Kichiginsky é altamente resistente a muitas infecções. Mas ainda recomendamos o tratamento preventivo de cada árvore. Afinal, a presença de alta umidade e baixa temperatura pode provocar o desenvolvimento de fungos.
Recursos de pouso
Plantar mudas e cuidar delas geralmente não é difícil. Você só precisa seguir as regras da tecnologia agrícola.
Datas de desembarque
A safra é plantada na primavera, logo no início. A cova de plantio está preparada desde o final do último verão. As plantações de outono também são permitidas. Nestes casos, os buracos são cavados em 2 semanas.
Escolhendo um local de pouso
É melhor plantar damasco em uma área onde:
- não há locais frios e com rajadas de vento (as plantações devem ser protegidas por uma casa ou cerca alta);
- superfície plana do solo;
- predomina o solo argiloso;
- boa luz do dia disponível.
Se você plantar uma árvore em um local baixo, ela se desenvolverá muito lentamente e você poderá não obter nenhuma colheita.
O que você pode plantar nas proximidades?
Os damascos Kichigin não podem se desenvolver bem perto de groselhas, framboesas, maçãs, peras, ameixas e avelãs.
Os especialistas recomendam o plantio de um grupo de damascos de vários tipos. Sob eles, as gramíneas perenes pertencentes a variedades que gostam de sombra se desenvolvem bem.
Seleção e preparação de material de plantio
Árvores com 1 ano e raízes fortes são adequadas para o plantio. Cada um deles é inspecionado cuidadosamente e é selecionada uma cópia livre de podridão e danos.
Antes do plantio é preparado um mosto, no preparo utiliza-se verbasco e argila. A mistura é cozida até formar uma consistência semelhante a creme de leite. A raiz da muda é colocada nela.
Estágios de plantio
Para pousar com sucesso, você deve concluir as seguintes etapas:
- Uma camada de drenagem de pequenos seixos é colocada no fundo do buraco preparado, após o que é deixada por 14 dias.
- Ao solo fértil são adicionados: húmus, superfosfato (500 g), cinza de madeira (1 litro).
- A muda é colocada em um buraco, a raiz coberta com terra.
- O solo é compactado, o damasco Kichiginsky plantado é regado abundantemente.
Cuidado
Durante 4 anos, as árvores ficam protegidas do congelamento. Para isso, são embrulhados em estopa ou é feita uma moldura especial coberta com filme.
Ao utilizar fertilizantes orgânicos durante o plantio, sua reaplicação só é possível após 3 ou 4 anos. Mas um complexo de fertilizantes minerais é adicionado todos os anos.
Atenção! Os fertilizantes contendo nitrogênio aceleram o desenvolvimento dos brotos e retardam seu amadurecimento, o que leva a uma diminuição do nível de resistência do damasco Kichiginsky ao clima frio e quente. Esses fertilizantes são usados até meados do verão, e é ainda melhor usar fertilizantes de potássio e fósforo junto com eles.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A formação de manchas marrons nos frutos indica danos à podridão dos frutos. As árvores são tratadas com Horus ou Nitrafen.
Marcas verdes nas folhas, bem como com tonalidade marrom, afetando gradativamente os brotos e frutos, são causadas pela crosta. Nessas situações, o tratamento é realizado com produtos que contenham cobre.
Para prevenir essas doenças, as folhas caídas são prontamente removidas e pulverizadas com fungicidas.
Se as folhas se enrolarem em um tubo e aparecerem rachaduras na casca, isso significa que há um rolo de folhas na árvore. O clorofos pode salvá-lo disso.
Um sinal de invasão do gorgulho são danos às folhas, botões e flores. Lesões graves levam à perda de folhas. Pulverizar com Decis ou Kinmiks ajudará a eliminar a praga.
A prevenção contra parasitas é a seguinte: desenterrar o solo ao redor do tronco da árvore e tratar o damasco Kichiginsky com inseticidas no início da primavera e no final do outono.