Algumas variedades de damascos apresentam baixa resistência à geada e requerem cuidados especiais. Às vésperas do início do frio, muitos jardineiros têm dúvidas sobre como cobrir os damascos para o inverno. O processo de proteção das árvores é uma das principais etapas da preparação para a estação fria, pois o desenvolvimento e a frutificação dependem do abrigo.
- Características do cuidado do damasco no outono e preparação para o inverno
- Poda de damasco no outono
- Por que a poda é necessária?
- Quando é melhor podar - na primavera ou no outono?
- Momento da poda
- Como podar corretamente
- Características da poda de damascos jovens e velhos no outono
- Abrigo para o inverno
- Como cobrir
- Características de abrigar damascos jovens e velhos para o inverno
- Características de preparo de damascos para o inverno
- Na zona intermediária
- Na região do Volga
- Nos Urais e na Sibéria
Características do cuidado do damasco no outono e preparação para o inverno
O cuidado pré-inverno com as mudas é feito para se preparar para as próximas geadas. Além de aparar a folhagem, é necessário garantir a segurança da casca e da madeira. O cuidado integral e adequado permite criar condições ideais para as plantas invernantes.
No preparo dos damascos para o inverno, o solo ao redor das mudas é coberto com uma camada de cobertura morta feita de feno, serragem, húmus e palha. A cobertura morta é necessária para proteger as raízes e melhorar as propriedades das mudas. O colo da raiz do tronco é protegido com um material com respirabilidade suficiente para evitar o apodrecimento.
O aquecimento da parte inferior do tronco leva a uma baixa tolerância ao frio e à queda no rendimento.
Para proteger a parte principal do tronco, é necessário tratar a casca com uma solução de cal. O revestimento reduzirá o risco de pragas penetrarem sob a casca e fortalecerá a base dos galhos. Na dúvida de como preparar uma solução protetora, basta misturar 10 litros de água limpa, 2 kg de cal, 200 g de sulfato de cobre e 250 g de pasta de farinha.
Poda de damasco no outono
Uma das etapas integrantes do cuidado das árvores frutíferas é a poda da copa.. Na poda da vegetação é necessário levar em consideração uma série de nuances, pois a correta execução do processo contribui para o amadurecimento de uma boa colheita.
Por que a poda é necessária?
Aparar folhagens e galhos velhos é necessário para criar uma coroa decorativa e elegante. A poda também tem uma finalidade prática - aumenta o grau de penetração da luz solar nos damascos e tem um efeito benéfico na ventilação.
Quando é melhor podar - na primavera ou no outono?
A poda é permitida duas vezes por ano.No outono, a copa das árvores é modelada e os galhos velhos são removidos. No início de março, com o início do calor, os brotos congelados são retirados após o frio. No plantio na região norte, ambas as podas devem ser feitas na primavera para garantir a recuperação total da árvore na estação quente.
Momento da poda
Não se deve atrasar muito o tratamento da coroa, pois as áreas cortadas devem ser restauradas antes que a temperatura caia abaixo de 8 graus. As datas exatas são determinadas levando em consideração as condições climáticas de uma determinada área. Nas regiões centro, o procedimento é realizado nos primeiros dez dias de outubro, nas regiões sul - de meados de outubro a 10 de novembro, no norte - no início de setembro.
Como podar corretamente
Para aparar a coroa, basta seguir o passo a passo. Envolve as seguintes etapas:
- Após o primeiro ano de cultivo, a parte superior das árvores é parcialmente cortada, cujo comprimento atinge um quarto da altura de todo o tronco.
- No tronco ficam vários brotos, encurtados para pelo menos 30 cm.
- No 3-5º ano de vida do damasco, os brotos são parcialmente retirados, mantendo uma distância de cerca de 50-55 cm entre os demais.
- Os longos rebentos formados na parte central do tronco são cortados ao meio.
Características da poda de damascos jovens e velhos no outono
Nas mudas jovens, durante o período de crescimento ativo da copa, restam ramos esqueléticos e o restante é cortado. Os rebentos laterais são parcialmente aparados para que fiquem na posição horizontal.
Os damascos maduros, ao contrário das árvores recentemente plantadas, são cultivados apenas periodicamente. Isso é necessário para o crescimento intensivo de novas filiais.
Abrigo para o inverno
A necessidade de abrigo deve-se à insuficiente resistência dos damascos à geada.O material de cobertura protege as raízes e mantém a temperatura ideal na parte inferior das árvores.
Como cobrir
Dependendo das condições climáticas e das características de uma determinada região, o método de cobertura das árvores depende. Nas regiões norte, árvores inteiras devem ser cobertas. Sobre as mudas é colocado um filme, cujas bordas são fixadas com estacas no solo.
Características de abrigar damascos jovens e velhos para o inverno
As mudas jovens devem ser protegidas primeiro, pois suas raízes estão em fase de desenvolvimento e podem ser destruídas durante períodos prolongados de frio. Os galhos e o tronco dos damascos imaturos devem ser cobertos com estopa ou tecido grosso.
As árvores velhas plantadas na zona intermediária requerem um isolamento mais fraco. A área ao redor das raízes é coberta com cobertura morta, que protege do frio os damascos maduros. As plantações de damascos maduros plantadas no norte são protegidas da mesma forma que as jovens, tendo previamente encurtado os troncos para uma altura de cerca de 2,5 m.
Características de preparo de damascos para o inverno
A preparação para o inverno varia de acordo com as características de temperatura da região onde a cultura é cultivada. Os principais problemas que precisam ser evitados durante o processo de preparo são o congelamento e o aquecimento.
Na zona intermediária
Ao cultivar árvores frutíferas na zona intermediária, é necessário levar em consideração a probabilidade de uma queda repentina de temperatura. Para evitar o congelamento de galhos e botões, deve-se aplicar cobertura morta com antecedência, envolver o tronco com material de cobertura e garantir a permeabilidade ao ar.
Na região do Volga
Para obter uma boa colheita de damascos quando cultivados na região do Volga, é necessário podar as árvores até a altura de 2,5 m na véspera do inverno.Após a retirada de galhos velhos e densidade excessiva de folhas, é necessário fazer a cobertura morta com um densa camada de ramos de pinheiro, palha e serragem.
Para proteção adicional, recomenda-se cobrir a camada de cobertura morta com agrospan e fixá-la na superfície do solo.
Nos Urais e na Sibéria
As condições climáticas nas regiões da Sibéria e dos Urais exigem o mesmo abrigo que na região do Volga. Deve-se levar em consideração que em condições de baixas temperaturas existe o risco de apodrecimento dos frutos com o início do aquecimento primaveril. Uma grande quantidade de neve que cai no inverno derrete durante o aquecimento e o líquido encharca o colo da raiz. O excesso de umidade leva ao apodrecimento das raízes e subsequente morte das árvores frutíferas.