A geléia de espinheiro marítimo é uma excelente escolha para jardineiros que desejam obter uma variedade de plantas confiável e de alto rendimento em seu terreno. Os residentes de verão deixam comentários extremamente positivos sobre esta cultura. Porém, problemas durante o seu cultivo aparecem apenas em casos isolados. Antes de escolher a geléia de espinheiro-mar, vale a pena estudar a descrição da variedade, as regras para seu plantio e cuidados.
Que tipo de planta é essa
Os arbustos de espinheiro-mar crescem até um máximo de 2,5 metros. A planta tem brotos retos sem espinhos. Graças a isso é possível fazer uma colheita com rapidez e segurança.As lâminas foliares são caracterizadas pela cor verde escura e tamanho médio. No centro distinguem-se por uma ligeira concavidade. Também uma característica do arbusto é uma copa arredondada de densidade média.
A variedade Jamovaya é valorizada, antes de tudo, pelo excelente sabor da fruta. O espinheiro marítimo produz frutos agridoces. Na escala de degustação obtiveram 4,4 pontos. A variedade é considerada de grande frutificação. As bagas pesam 0,8-0,9 gramas. Distinguem-se pela sua forma oval e ligeiramente alongada. Os frutos apresentam uma rica cor vermelho-alaranjada. Graças a isso, durante o período de frutificação o arbusto fica muito decorativo.
A variedade Dzhemovaya é caracterizada por altos parâmetros de resistência à seca. Além disso, o arbusto tolera bem as geadas. É capaz de suportar temperaturas de até -35 graus. Como outras variedades de espinheiro-mar, Jamovaya não exige cuidados. Com plantio adequado e um pouco de cuidado, a planta produz rendimentos consistentemente elevados. Na hora de preparar o local para o plantio, é importante levar em consideração o tipo de solo. A cultura cresce normalmente em qualquer solo, exceto solo pesado e argiloso.
História de criação
A variedade Jamovaya foi obtida em Altai. A sua criação foi realizada por especialistas do Instituto Siberiano de Pesquisa de Horticultura em homenagem a Lisavenko. Esta cultura foi cultivada com base na polinização aberta da variedade Excelente. Em 2001, foram iniciados os testes de variedades e, em 2015, a cultura foi incluída no Cadastro Estadual.
Plantando uma variedade
No cultivo, recomenda-se seguir um padrão de plantio de 3x2,5 metros. Ao escolher as datas de plantio, você deve focar na presença de um caroço de terra nas raízes. No outono, são plantadas plantas com sistema radicular desenvolvido. Na primavera vale a pena plantar a safra sem torrão de terra. Nesse caso, o trabalho de plantio é realizado em março ou abril - após o degelo do solo.
Preparando o site
Ao escolher um local de pouso, é recomendável levar em consideração os seguintes recursos:
- É importante plantar plantas masculinas e femininas lado a lado. Isso o ajudará a obter uma boa colheita. Ao plantar um exemplar macho, você deve focar na direção do vento. Caso contrário, a polinização será de má qualidade.
- O arbusto precisa de uma área aberta e bem iluminada. Recomenda-se plantá-lo longe de culturas altas.
- Você não deve escolher locais com altos níveis de água subterrânea para o espinheiro-mar. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de danos às raízes durante a geada.
O arbusto desenvolve-se normalmente em qualquer solo. Porém, não é recomendado plantá-lo em solo pesado e ácido. Ao preparar o local para o plantio, é necessário fazer uma reentrância de 50x50 centímetros. No fundo é necessário colocar uma camada de drenagem de brita e areia.
Você precisa colocar 1 balde de adubo orgânico por cima. Para isso, é melhor usar composto e húmus. Então você precisa adicionar 200 gramas de superfosfato e polvilhar com uma pequena quantidade de terra solta.
Seleção de mudas
Antes do plantio é necessário inspecionar a muda quanto à ausência de doenças e parasitas. É importante levar em consideração o estado das raízes da cultura. É importante que estejam suficientemente desenvolvidos. Somente neste caso a planta será aceita normalmente em sua nova localização.
Na hora de comprar uma muda, é preciso levar em consideração que ela deve ter de 25 a 30 centímetros de altura e de 4 a 6 raízes esqueléticas.Ao plantar um arbusto na primavera, antes do procedimento, ele pode ser imerso em água por 2 horas. No plantio no outono, é recomendável retirar todas as folhas da muda.
Guia passo a passo
A geléia de espinheiro-mar não tolera bem os transplantes, por isso deve ser plantada imediatamente em local permanente. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Cave um buraco.
- Coloque a muda no centro sem pressionar a raiz.
- Cubra a planta com terra de modo que o colo da raiz fique acima da superfície do solo.
- Regue a planta e cubra o tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Cuidados posteriores
A cultura é considerada bastante despretensiosa e não requer cuidados complexos. Para fazer isso, precisa ser regado, podado e alimentado em tempo hábil. O afrouxamento regular e a cobertura morta do círculo do tronco da árvore não são de pouca importância.
Um dos procedimentos mais importantes é a polinização. Envolve colocar plantas masculinas e femininas a uma certa distância uma da outra. O próprio processo de polinização é realizado com a ajuda do vento. Sem uma planta macho por perto, o espinheiro-mar não produzirá uma boa colheita.
A variedade é considerada pouco exigente quando se trata de fertilização. No primeiro ano após o plantio, a cultura não necessita de adubação. O fertilizante só precisa ser aplicado quando o arbusto começar a dar frutos. Na primavera recomenda-se o uso de agentes nitrogenados, e no outono - agentes potássio-fósforo.
Para reter melhor a umidade perto das raízes da planta, o círculo do tronco da árvore precisa ser coberto com cobertura morta.Para isso é permitido o uso de serragem ou turfa. Às vezes, a planta precisa ser removida e solta. Isso ajudará a prevenir a propagação de ervas daninhas e a saturar o solo com oxigênio.
Preparando-se para o tempo frio
A cultura é considerada bastante resistente às geadas. Portanto, o mato não precisa estar preparado para o frio. Uma planta jovem pode sofrer com baixas temperaturas. Para fortalecer a cultura, recomenda-se aplicar fertilizante e cobrir o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Doenças e pragas perigosas
O espinheiro-mar tem um sistema imunológico forte, mas às vezes ainda sofre de doenças e pragas. Na maioria das vezes, a cultura é afetada pelos seguintes parasitas:
- Mosca de espinheiro-mar. Para evitar o ataque dessas pragas, é necessário cobrir o círculo do tronco da árvore. Quando aparecem parasitas, a planta é tratada com Fitoverm, Iskra ou Intavir.
- Mariposa do espinheiro-mar. Para prevenir ataques de parasitas, na primavera é necessário usar preparações biológicas - por exemplo, Entobacterina. Para fins medicinais, vale a pena usar clorofos na concentração de 0,4%.
Dentre as doenças comuns que Jem Sea Buckthorn sofre, vale destacar as seguintes:
- Murcha de Fusarium. Nesse caso, a casca dos brotos fica coberta de vermelhidão e inchaço. Também é observado amarelecimento das folhas. Para enfrentar a patologia, é necessário realizar podas sanitárias.
- Crosta. À medida que a patologia se desenvolve, a casca e as folhas ficam cobertas de úlceras e manchas pretas. Neste caso, no final da safra, é necessário retirar os fragmentos danificados da planta e, na primavera, tratar a cultura com calda bordalesa na concentração de 1%.
A geléia de espinheiro-mar é uma cultura popular que produz frutas saborosas e saudáveis. Para que uma planta frutifique bem e tenha imunidade forte, ela precisa ser bem cuidada.