As uvas Taiga têm muitas vantagens. Esta planta é caracterizada pela alta resistência a doenças e pragas. Tolera facilmente fortes quedas de temperatura e consegue amadurecer no clima frio do norte. Estas vantagens tornaram a cultura muito popular entre muitos agricultores. Para ter sucesso no seu cultivo, vale considerar algumas nuances.
- Um pouco de história
- Descrição e características das uvas
- Arbustos
- Cachos
- Produtividade
- Período de maturação
- Resistência do inverno
- Principais aspectos positivos e negativos
- Cultivo
- Datas de desembarque
- Selecionando um local
- Preparação de mudas
- Preparação do local e plantio
- Cuidados com a variedade
- Rega
- Fertilizantes
- Formação de arbusto
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Um pouco de história
Há muito pouca informação sobre a origem desta cultura. Não há informações sobre qual cientista desenvolveu esta planta única. Sabe-se que a uva Taiga foi originalmente cultivada nas regiões sul do país.
No entanto, gradualmente começou a se espalhar para as regiões do norte e, como resultado, enraizou-se nas florestas de taiga. A cultura tornou-se tão resistente à geada que pode suportar facilmente até mesmo as geadas da Sibéria.
Descrição e características das uvas
Antes de plantar uma cultura em sua horta, você deve se familiarizar com suas principais características.
Arbustos
Esta variedade é caracterizada por arbustos altos, que se caracterizam por um crescimento de vinha de 5 a 7 metros por ano. Existem 3 clusters em cada filmagem. Com os devidos cuidados e podas adequadas, você pode obter até 100 quilos de uvas por ano.
Cachos
Esta planta é caracterizada por pequenos cachos. Seu peso não ultrapassa 200-400 gramas. Os frutos são redondos e pesam 4 gramas.
Os frutos silvestres têm um sabor amargo agradável.
Produtividade
Os parâmetros de rendimento são bastante elevados. Com a aplicação rigorosa de medidas agrotécnicas, é possível obter até 100 quilos de frutas vermelhas de um arbusto. Tais indicadores podem ser alcançados 7 a 8 anos após o plantio.
Período de maturação
As uvas desta casta caracterizam-se por um período de maturação extremamente precoce. Isso permite que a cultura seja plantada mesmo em regiões com condições climáticas adversas. Em média, decorrem 90-95 dias desde o início da estação de cultivo até à colheita. Em áreas de clima temperado, será possível colher os primeiros frutos no final do verão.
Resistência do inverno
As bagas podem permanecer nos arbustos até a geada. Eles não apodrecerão mesmo sob as chuvas de outono. Esta variedade é considerada muito resistente a baixas temperaturas.Pode suportar temperaturas de até -32 graus.
Principais aspectos positivos e negativos
Esta variedade é muito popular entre os jardineiros que vivem nas regiões centro e norte da Rússia. Tem muitas vantagens:
- excelente resistência ao gelo;
- rápido desenvolvimento do mato;
- parâmetros de alto rendimento;
- métodos de reprodução disponíveis;
- notas de noz-moscada no sabor da fruta;
- maturação precoce;
- resistência a fungos e outros tipos de infecções.
Uma vantagem indiscutível da cultura é sua despretensão às condições de vida. A planta pode ser plantada em áreas com climas diversos. Pode ser plantado em quase qualquer solo.
A variedade Taiga não apresenta desvantagens graves. Ao mesmo tempo, jardineiros experientes notam que tem um sabor normal. É por isso que as uvas são frequentemente utilizadas para processamento. No entanto, muitas pessoas também o usam fresco para repor as deficiências de vitaminas.
Cultivo
Para obter sucesso no cultivo e rendimentos fenomenais, é necessário estar atento ao trabalho de plantio.
Datas de desembarque
Recomenda-se plantar a cultura no solo na primavera. A realização de trabalhos de plantio no outono só é permitida em áreas com invernos quentes.
Selecionando um local
O arbusto deve ser plantado na zona sul do local, que aquece bem. É importante que a planta não fique exposta a correntes de ar. Durante o trabalho de plantio, vale colocar uma treliça ou postes próximo ao arbusto. Isso garantirá o desenvolvimento normal e uma boa ramificação da cultura.
Preparação de mudas
Ao comprar uma muda, você deve examinar cuidadosamente seu estado. É importante que a planta atenda aos seguintes critérios:
- Tinha um sistema raiz poderoso com muitos fragmentos semelhantes a fios.
- Tinha uma tonalidade marrom clara nas raízes das seções.
- Tinha uma proporção equilibrada entre topo e base. Isso significa que o sistema radicular deve corresponder ao tamanho da parte aérea da planta.
- Distingue-se por placas de folhas lisas. Não devem estar deformados ou ter pontas amareladas.
Antes de plantar um arbusto em terreno aberto, recomenda-se mergulhá-lo em água ou usar um estimulador de crescimento.
Preparação do local e plantio
Para plantar esta planta você precisará de um buraco medindo 100x100 centímetros. Vale a pena colocar na cova 20 centímetros de areia ou brita, 12 centímetros de uma composição à base de serragem e tijolos triturados. Então você deve usar o solo aquecido do recesso. Recomenda-se misturá-lo com húmus e cinza de madeira. Você pode adicionar um copo de aveia à composição.
Recomenda-se cobrir a reentrância com filme preto por um dia. Isso ajuda a aquecer o solo. 2 horas antes do plantio, a muda deve ser levada para fora para que se adapte ao clima.
Em seguida, faça uma depressão de 40 centímetros no buraco e coloque a muda no centro. Nivele o sistema radicular e polvilhe a planta com terra. Coloque um suporte e regue com água morna. Finalmente, cubra o tronco da árvore com folhas caídas ou serragem.
Cuidados com a variedade
Para que as uvas desta variedade tenham alto rendimento e rápido crescimento, elas precisam receber cuidados adequados.
Rega
No primeiro ano após o plantio, recomenda-se regar a muda em dias alternados. Se o clima for bastante úmido, o número de regas é reduzido para uma vez por semana. No segundo ano, a planta é regada em clima quente uma vez por semana.
Se for observada precipitação, não há necessidade de umedecer o solo.
Fertilizantes
Recomenda-se alimentar a cultura duas vezes por ano. No outono, vale adicionar compostos orgânicos. Excrementos de pássaros, húmus e composto são adequados para isso. Na primavera é recomendado o uso de minerais. Para isso, para 10 litros de água você pode tomar 20 gramas de superfosfato, 10 gramas de nitrato de amônio e 5 gramas de sal de potássio.
Formação de arbusto
Recomenda-se podar a planta na primavera. Durante o procedimento, vale retirar galhos e cachos secos. O procedimento não é realizado no outono. Em geadas severas, isso levará ao congelamento dos brotos.
Abrigo para o inverno
Ao cultivar uma cultura em uma região com clima rigoroso, ela deve ser coberta. Para fazer isso, execute as seguintes ações:
- A madeira compensada é colocada no solo próximo à fábrica.
- Retire a videira do suporte, amarre-a e coloque-a com cuidado no chão.
- Cubra a planta com uma lona ou ramos de abeto. Solo seco é derramado por cima.
Quando a neve cai, você deve jogar um grande monte de neve no mato. Graças a isso, a planta hibernará facilmente e seu sistema radicular não congelará.
Doenças e pragas
Esta planta possui forte imunidade e praticamente não encontra o desenvolvimento de doenças ou ataques de pragas. O único problema é o risco de infecção por mofo. Nesse caso, será necessário usar remédios químicos e populares.
Colheita e armazenamento
Antes de colher os frutos, deve-se examinar cuidadosamente os cachos. Os frutos devem estar completamente maduros. Vale a pena cortar a colheita com uma tesoura afiada ou podador. Armazene as uvas em local seco e fresco.
As uvas Taiga são muito populares entre os jardineiros das regiões norte. A cultura é altamente resistente à geada e consegue produzir uma colheita mesmo em condições frescas de verão.