Criar patos em uma fazenda particular permite obter rapidamente carne saborosa para a mesa da família e um lucro significativo para o orçamento. A ave cresce rapidamente, ganha bem peso e não requer cuidados complexos. Os criadores de aves iniciantes costumam ter muitas dúvidas, especialmente quando se trata de patinhos pequenos. Não há uma resposta definitiva para a questão de por que o pescoço de um patinho pode torcer, por isso consideraremos todas as opções possíveis.
Por que o pescoço dos patinhos torce?
A causa da torção do pescoço em bebês pode ser falta de vitaminas ou doenças infecciosas.O pescoço torto em um animal de estimação ocorre quando há falta de vitaminas D, grupo B ou cálcio no organismo. A deficiência de vitamina D causa raquitismo. É caracterizada por crescimento lento, curvatura dos ossos e da coluna vertebral.
A falta de vitaminas B (B2, B6, B12) se manifesta por danos ao sistema nervoso, convulsões e paralisia. Ao mesmo tempo, os patinhos esticam o pescoço e podem torcer.
Muitas doenças infecciosas causam convulsões nas quais as aves esticam o pescoço:
- Aspergilose. Uma infecção fúngica que afeta animais jovens. É transmitido aos embriões, penetra na casca do ovo e os patinhos já nascem doentes. Além das convulsões, ocorrem diarreia, dificuldade para respirar, corrimento pelo bico e inflamação dos olhos.
- Salmonelose. Infecção bacteriana, caracterizada por curso agudo e alta mortalidade. Os patinhos caem de costas, esticam o pescoço e morrem.
- Pasteurelose (cólera). Os patinhos chiam, ocorre diarréia misturada com sangue, a temperatura sobe e ocorre inchaço nas articulações e nas patas.
Um médico deve determinar a doença e prescrever o tratamento. Para proteger os patinhos dessas doenças, os animais jovens são vacinados.
As causas não infecciosas incluem catarro de bócio, quando fica entupido com alimentos mal preparados. Dor de garganta e incapacidade de engolir causam estiramento e torção do pescoço.
O que fazer neste caso?
Se um patinho (e especialmente vários patinhos) tiver o pescoço torto, você deve entrar em contato com um veterinário. Os pintinhos doentes devem ser isolados do gado saudável e aguardar o veredicto do médico.Se houver suspeita de infecção, são solicitados exames laboratoriais para determinar o patógeno e prescrito tratamento. Para a cólera, nenhum tratamento é prescrito: os pintinhos doentes são exterminados.
Importante: muitas das infecções são transmitidas aos humanos; deve-se ter cuidado ao cuidar de pintinhos doentes.
Para eliminar a deficiência de vitaminas, é necessário adicionar queijo cottage, laticínios (soro de leite), cebolinha e urtiga picada à comida dos patinhos. Os pintinhos adultos recebem farinha de ossos, fermento para ração e cascas finamente moídas. A partir das 3 semanas, os pintinhos saem para passear.
Em caso de catarro de bócio, pressionando suavemente, liberte-o dos restos de comida, dê uma solução de ácido láctico a 0,3% ou uma solução de ácido clorídrico a 0,2% (não se dá comida durante 24 horas). Em seguida, dê decocções às aves (aveia, arroz, linhaça) por 2-3 dias.
Medidas de prevenção
Para evitar problemas, é necessário fornecer às aves uma dieta balanceada, monitorar a limpeza do aviário e vacinar prontamente os pintinhos contra doenças infecciosas. As aves devem sempre ter acesso a água limpa, alimentos de alta qualidade devem ser selecionados e vegetais sujos e podres não devem ser usados para purê.
Boas condições de vida e cuidados com aves de alta qualidade permitem criar gado saudável. O contato sistemático com um veterinário salvará o gado de problemas e o proprietário de preocupações desnecessárias.