Ao criar patinhos, os agricultores enfrentam o problema da calvície devido à perda de penas. Existem várias razões para este fenômeno. Para entender tudo, vejamos por que e quando os patinhos ficam carecas, o que pode causar esse problema e como lidar com isso em casa, além de medidas preventivas que podem prevenir a calvície das aves.
Falta de vitaminas e má nutrição
As penas de patos jovens e adultos caem devido à falta de proteínas, vitaminas e elementos minerais na ração (principalmente os aminoácidos metionina, enxofre e cálcio). Além disso, para que as penas comecem a cair, essa deficiência deve ser significativa e durar muito tempo. A pena cai nas costas, nas laterais, no pescoço, na barriga, permanecem penas grandes nas asas e na cauda.
É tudo uma questão de alimentação inadequada. Para evitar que os pássaros fiquem carecas, sua alimentação deve conter verduras, grama jovem e lentilha d'água. Bem como grãos, raízes, vegetais, peixes e resíduos de laticínios. Quanto mais variada for a dieta, melhor. Se faltar produtos de qualidade, é necessário usar pré-misturas, fermento e giz. Adicione farinha de ossos, cascas trituradas, cascas. Pequenos peixes e minhocas são úteis.
Para compensar rapidamente a falta de vitaminas, os patinhos precisam receber preparações vitamínicas em gotas. Você pode comprá-lo em farmácias veterinárias ou pecuárias. A dosagem e o curso do tratamento são prescritos nas instruções.
Canibalismo entre patos
Devido à má alimentação, os patos podem começar a bicar as penas uns dos outros e a bicar a pele uns dos outros até sangrarem. Mas esta não é a única razão para este comportamento. Bicar e arrancar penas é o resultado de alojamentos lotados; quando não há espaço suficiente, os patos se sentem desconfortáveis. O estado mental dos patinhos piora, por isso eles começam a se atacar. A luz brilhante também pode causar canibalismo.
Se os mulards ficarem com as costas ou o pescoço carecas devido às bicadas de penas, você precisará colocar o estoque em outro cômodo ou caminhar mais tempo em um cercado.
E também, se o motivo for uma iluminação forte, pendure em casa uma lâmpada vermelha, cuja luz distrairá os patinhos de bicar.
A bicagem também pode ser observada ao adicionar novas aves a um bando já formado. Os patinhos podem bicar os fracos, estabelecendo assim uma hierarquia. Se for esse o motivo, os patinhos agressivos devem ser mantidos separados por um tempo. Após 1-2 semanas, quando os novos indivíduos são aceitos no rebanho, os agressores podem ser devolvidos.
Parasitas de penas
Se as penas dos patinhos caem e eles coçam, se comportam inquietos e comem mal, isso é consequência da infecção da ave com parasitas de penas. Se pontos vermelhos forem visíveis na pele, isso apenas confirma o diagnóstico.
Medidas de controle - tratamento com acaricidas. Os produtos estão disponíveis na forma de spray ou pó. Todos os animais devem ser tratados, independentemente de o patinho estar infectado ou não. Se houver galinhas, gansos, perus e codornizes no seu quintal, eles também podem ter parasitas. Eles também estão sujeitos a tratamento, assim como o cômodo onde mora o pássaro.
Para evitar o aparecimento e reprodução de parasitas, deve haver sempre um recipiente com areia ou cinza no aviário. Os patinhos vão nadar nele. Além disso, é necessário limpar o quarto, trocar a roupa de cama com a maior freqüência possível, limpar os comedouros e bebedouros, desinfetar ou pelo menos vaporizar.
Aglomeração
Se os patinhos são forçados a viver em um ninho apertado, eles se comportam de forma agressiva. Eles podem lutar e arrancar penas. Isso geralmente não acontece se os padrões de densidade de aves forem observados - por 1 metro quadrado. Um metro de casa para patinhos não pode acomodar mais do que 2 patos adultos ou 5 unidades. animais jovens
A situação piora se a ave não tiver permissão para passear ou se não passar tempo suficiente fora de casa para fazer exercícios e descansar.Deve haver uma plataforma próxima ao aviário onde os patinhos possam passear ao sol. É melhor fazer as paredes da passarela em malha. É ainda melhor levar os animais jovens para um lago se ele estiver próximo.
Este é um excelente local para as aves aquáticas nadarem e obterem alimento natural suficiente.
A iluminação também desempenha um papel. Patinhos pequenos precisam ser iluminados pelo menos 20 horas por dia. Neste caso, é impossível prescindir da iluminação artificial, independentemente da época do ano. Aos dois meses, é necessário aumentar a duração da iluminação para 12 horas e mantê-la durante todo o período de cultivo.
Má ventilação e baixa umidade
O ar saturado com amônia e outras substâncias nocivas liberadas durante a decomposição do estrume tem um efeito negativo em qualquer organismo vivo. Se a sala não for ventilada, os patos são obrigados a respirar esse ar. A umidade baixa (abaixo de 50%) também tem um efeito negativo nas penas. Isso torna as penas secas e quebradiças e elas caem.
Para que uma ave viva confortavelmente no galinheiro, a umidade deve ser mantida entre 65-70%. Isso pode ser feito instalando vários recipientes com água nele. Ele irá evaporar, aumentando a umidade nos dias quentes de verão.
A temperatura do ar não é superior a 27-30 °C na 1ª semana de criação dos patinhos, 23-26 °C na 2ª semana e 19-22 °C na 3ª semana. É preciso lembrar de ventilar a casa todos os dias abrindo janelas e portas. Mas é melhor instalar um sistema de ventilação que mantenha artificialmente um microclima ideal.
Se os patinhos perderem as penas ou as arrancarem, é um sinal de que o dono cometeu erros graves no seu cuidado ou alimentação. Para identificar a causa, é preciso analisar como é composta a dieta, se ela possui todos os nutrientes suficientes ou não.Há espaço suficiente, como se comportam os patinhos, se estão calmos ou excitados. Normalmente, se for possível normalizar a nutrição, proporcionar “espaço vital” suficiente para todos e tomar cuidado para prevenir a infecção por parasitas, o problema da perda de penas será resolvido.