O pato, apelidado de mergulhão, na verdade não tem relação com a ordem Anatidae, exceto pela semelhança na aparência e habitat permanente na água. Esta ave é popularmente chamada de orelhudo, de crista, e cientificamente é chamada de mergulhão-grande ou mergulhão-grande. Foi apelidado de cogumelo venenoso por sua carne praticamente intragável - você pode comê-la, mas tem um aroma pronunciado e repulsivo de peixe.
Descrição do cogumelo venenoso
O mergulhão europeu, ou mergulhão, é o maior indivíduo da família do mergulhão e pertence às aves aquáticas.Externamente, este pássaro se assemelha a um pato, mas o mergulhão e o pato não têm nada em comum. Graças à estrutura especial dos ossos (não são tão ocos como os de outras aves e menos cheios de ar), os mergulhões não conseguem permanecer na superfície da água, mas submergir quase ou completamente nela.
Aparência do grande mergulhão:
- o corpo é em forma de rolo;
- pescoço fino e longo;
- pernas bem para trás;
- cauda quase invisível;
- garras planas;
- asas curtas;
- bico pontiagudo e reto.
Uma característica especial do grande mergulhão são as pernas - são curtas, mas fortes. Não possuem membranas, como os patos, mas possuem lâminas largas nas laterais dos dedos, com a ajuda das quais o pássaro nada rápido e mergulha bem. Três dedos apontam para frente e o quarto aponta para trás. Ao nadar, as pernas não ficam sob o corpo do mergulhão, mas atrás dele, agindo como a hélice de um navio.
O mergulhão tem plumagem macia e densa; as penas emergem da pele quase em ângulo reto. Fora da época de acasalamento, o macho orelhudo é difícil de distinguir da fêmea, tanto no tamanho quanto na plumagem - predominam as cores escuras e cinzentas. Durante a época de acasalamento, aparecem cristas na cabeça e no pescoço, o ventre e o pescoço são claros na frente e há penas vermelhas brilhantes nas laterais. Uma gola vermelha castanha com borda preta é visível no pescoço. Existem 2 cachos de penas pretas na coroa.
Habitats de pássaros
O mergulhão-de-crista passa a maior parte do tempo na água. Devido à estrutura especial das patas (estão localizadas na parte posterior, não possuem membranas), a ave anda com dificuldade e parece desajeitada. Os mergulhões raramente desembarcam, principalmente durante o período de nidificação. Eles vivem em lagoas e lagos.
Grandes mergulhões podem ser encontrados em corpos d’água de qualquer país da Eurásia. A ave não gosta de climas frios, por isso praticamente não vive nas regiões norte. Você não encontrará o grande mergulhão na Austrália e na Nova Zelândia; eles ainda vivem na África, embora em pequenas quantidades. Na Europa Central, o grande mergulhão pode até viver em reservatórios artificiais (lagoas em parques urbanos).
Comportamento na natureza
O mergulhão é uma ave diurna; raramente se move à noite e apenas quando a lua está brilhante. Vive sozinho, apenas formando casal durante o período de nidificação. Ele passa dias na água, mergulha bem, jogando-se na água com o pescoço reto, e nada longas distâncias debaixo d'água.
A migração da primavera começa em março-abril, quando os reservatórios abrem. Os mergulhões preferem nidificar em lagos onde existem áreas de matagais e juncos, mas também existem áreas de águas abertas e profundas. Se o corpo de água não for grande, os mergulhões nidificam aos pares. Em grandes lagos eles podem viver em grupos de até 50 a 100 pares.
Dieta
A dieta principal do mergulhão grande são peixes pequenos, com não mais que 8 centímetros de comprimento. O grande mergulhão come mais peixe do que todas as outras espécies de mergulhão.
Além de peixes, pode comer:
- besouros mergulhadores;
- insetos;
- crustáceos;
- marisco;
- libélulas;
- insetos aquáticos;
- moscas-pedra;
- caramujos.
O principal método de obtenção de alimento dos mergulhões é o mergulho. Eles mergulham na água 2 a 3 vezes por minuto, cada vez percorrendo uma distância de até 25 metros. Uma em cada 4-5 tentativas de pescar um peixe termina com sucesso.Quando um mergulhão adulto pega um peixe, os patinhos correm em sua direção, gritando, e tentam se apoderar da comida. Os jovens são alimentados com girinos, pequenos peixes e insetos.
O mergulhão pode ficar horas na superfície da água ou, meio imerso nela, coletar alimentos da superfície da água e pegar insetos em vôo.
Época de reprodução e acasalamento
Os grandes mergulhões são conhecidos por suas exibições incomuns de cortejo que precedem a nidificação. Visto de fora, esses jogos parecem uma dança - os pássaros nadam uns em direção aos outros, a plumagem de suas cabeças está desgrenhada. Ao se conhecerem, o macho e a fêmea ficam na água, mergulham simultaneamente e coletam partículas de algas do fundo do reservatório. Eles os apresentam uns aos outros em seus bicos como presentes.
Tanto o acasalamento como a nidificação ocorrerão numa jangada caseira feita de junco e algas secas. Mas para o acasalamento é usada a jangada do ano passado e, para chocar os filhotes, o casal trabalha junto para construir uma nova. A postura dos ovos geralmente ocorre no final de maio. A fêmea põe de 3 a 7 ovos brancos, mas com o tempo eles adquirem uma tonalidade verde acastanhada.
Num ninho com cerca de 50 centímetros de altura, os ovos são mantidos aquecidos, apesar de sob o peso do corpo do mergulhão ele ficar imerso na água. Ambos os pais incubam. Após 24-30 dias, os filhotes eclodem, já cobertos de penugem - os filhotes apresentam plumagem listrada brilhante. Os filhotes vão para as costas dos pais e ficam lá por até 1,5 a 2 meses, até aprenderem a conseguir sua própria comida.
Inimigos naturais
Os principais inimigos que ameaçam os mergulhões, principalmente durante a época de acasalamento e durante a eclosão dos ovos, são:
- harrier do pântano;
- pega cinza;
- pega;
- pique.
Os pássaros podem bicar uma ninhada de ovos, e os lúcios gostam de se deliciar com patinhos que estão aprendendo a entrar na água.Um cogumelo venenoso pode morrer em uma rede de pesca se ficar preso nela ao mergulhar fundo demais para pegar comida. Os ninhos são ameaçados por mudanças bruscas de clima, quando ondas fortes sobem e o nível da água no reservatório aumenta.
Status da população e espécie
Mergulhões são membros da família Mergulhão, uma família de aves aquáticas. No total, são 22 espécies na população, das quais 3 já estão extintas. O mergulhão-grande é a espécie de ave mais comum da família do mergulhão encontrada na Europa. Mergulhões não estão relacionados a nenhuma espécie de ave. Inicialmente acreditava-se que pertenciam à família dos mergulhões devido à sua semelhança externa e hábitos, mas a teoria foi posteriormente questionada. Em 2003, foi divulgada a teoria de que os mergulhões são parentes próximos dos flamingos.
Apesar de muitos representantes do mergulhão morrerem durante as temporadas de caça (são fuzilados junto com os patos), em condições climáticas desfavoráveis, a população não diminui. Nas últimas décadas, houve um aumento nos números devido à expansão significativa das redes de pisciculturas e outros reservatórios artificiais.