Cultivar microgreens em casa é uma ótima maneira de adicionar à sua dieta plantas frescas e saudáveis, que você pode cultivar durante todo o ano. Microgreens são brotos de plantas jovens que contêm grandes quantidades de vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas. É um aditivo nutritivo que pode ser utilizado na culinária, inclusive para decorar pratos e dar-lhes um novo sabor.
O que é isso
Microgreens são brotos jovens de diversas culturas, cuja idade não ultrapassa duas semanas e podem crescer até 10 centímetros de altura.Dentro de 5 a 10 dias eles atingem seu valor nutricional máximo e contêm muitos elementos benéficos para a saúde humana.
Recursos benéficos
Microgreens contêm grandes quantidades de vitaminas (C, A, K, B2, B6), minerais (cálcio, ferro, magnésio, potássio), ácido fólico, antioxidantes e fitonutrientes. Microgreens também são ricos em enzimas que ajudam a melhorar a digestão e absorção de nutrientes. O consumo regular de microgreens ajuda a melhorar a imunidade, fortalecer a saúde óssea, diminuir o colesterol no sangue, manter a microflora saudável nos intestinos e melhorar a circulação sanguínea.
Como escolher sementes
Existem vários métodos adequados para o cultivo de microgreens:
- no solo;
- no banco;
- em folhas de papel ou guardanapos;
- em algodão absorvente ou gaze.
Antes de iniciar este empreendimento, não se esqueça de adquirir os itens necessários: recipiente, sementes da variedade selecionada, enchimento e água. As características do cultivo de uma microverde específica dependem do tipo de sementes utilizadas.
Culturas que são melhor cultivadas como microgreens:
- O rabanete é uma das culturas mais populares. Cresce muito rapidamente e pode ser colhida em poucos dias. É necessário fornecer umidade e luz constantes para que os brotos cresçam rapidamente.
- Mostarda – cresce rapidamente e tem folhas verdes brilhantes. Tem um sabor picante que acompanha bem saladas e sanduíches. É cultivado tanto ao ar livre como dentro de casa.
- O agrião é uma das culturas mais fáceis de cultivar. Tem sabor suave e adocicado e cresce rapidamente. É cultivado em algodão, papel ou terra. É importante iluminar e mantê-lo em local bem ventilado.
- Trigo – contém uma tonelada de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. É necessário proporcionar-lhe umidade constante e acesso suficiente à luz.
- As chalotas distinguem-se pelo seu sabor delicado e doce. Precisa de mais luz e calor. Também pode ser cultivada no solo ou em papel toalha.
Também indicados: beterraba, rúcula, aveia, brócolis, arroz e milho.
Manter um nível constante de umidade no recipiente é muito importante para o sucesso do crescimento das microgreens, caso contrário as sementes e brotos não sobreviverão.
Selecionando o ambiente certo
Os microgreens criam raízes idealmente nos parapeitos das janelas e varandas ao sul, embora também possam crescer no lado norte, menos ensolarado. Usar um fitolampo ajudará as microgreens a se desenvolverem mais rapidamente. Também é importante hidratá-lo com borrifador duas ou três vezes ao dia.
A temperatura ideal para o cultivo de microgreens é entre 18 e 24 graus Celsius. É aconselhável mantê-lo longe de aquecedores, que podem ressecar o ar, e de locais com fortes correntes de ar. As lojas vendem minifazendas e bandejas especiais para o cultivo de microgreens, mas não é necessário adquiri-las; Quaisquer recipientes de plástico com laterais, caixas de frutas ou vegetais, pratos descartáveis e potes de vidro servem.
Instruções crescentes
Existem maneiras de cultivar microgreens em casa que não requerem solo. Esses métodos são tão eficazes quanto os métodos tradicionais e ajudarão você a obter esse superalimento rapidamente.
Em uma jarra de vidro
Para esse processo você vai precisar de um pote de litro, três colheres de sopa de sementes e uma tampa furada ou um pouco de gaze.
- Coloque as sementes em uma jarra e encha-as com água.
- Deixe durante a noite.
- De manhã, despeje a água e enxágue até ficar transparente.
- Em seguida, retire todo o líquido do pote e cubra-o com uma tampa ou pano de algodão, virando-o de cabeça para baixo.
Coloque o frasco em local aquecido, enxaguando o conteúdo todas as manhãs até que os brotos atinjam 3-4 cm de altura, após o que podem ser consumidos.
Em gaze
Para realizar esta tarefa, você precisará de um recipiente ou forro plástico e gaze.
- Comece colocando várias camadas de gaze no fundo do recipiente e depois espalhe as sementes por cima.
- Certifique-se de molhá-los bem e cubra com uma fina camada de gaze.
Em um tapete de juta
Você precisará de um tapete de cultivo microverde, como juta, coco ou linho, e um recipiente de plástico.
Para iniciar o processo, corte a esteira para caber dentro do recipiente e encha-o com água. Espalhe as sementes selecionadas sobre uma superfície umedecida e cubra a parte superior com filme ou outro tapete para reter a umidade.
Nuances do cultivo
Cultivar microgreens é uma atividade simples que até mesmo jardineiros iniciantes podem realizar. No entanto, mesmo jardineiros experientes podem ter problemas.
- Quaisquer brotos que começaram a desenvolver mofo ou bolor deverão ser descartados. Para evitar isso, utilize recipientes limpos e, uma vez germinados os brotos, mantenha-os em local iluminado e com fluxo de ar adequado, evitando regar em excesso.
- Se os microgreens não tiverem a mesma altura, provavelmente significa que um lado não está recebendo equilíbrio suficiente de luz e sombra. Nesse caso, vire o outro lado em direção à fonte de luz.
- O processo de germinação geralmente leva de dois a três dias, mas se demorar mais, aumente o nível de umidade do solo ou deixe as sementes de molho por 8 a 12 horas antes do plantio.
- Folhas amarelas podem ser um sinal de água ou luz insuficiente. Certifique-se de manter o solo suficientemente úmido sem inundá-lo e mantenha os recipientes sob luz.
- Se a bandeja com as mudas ficar na sombra durante a germinação, as folhas podem ficar descoloridas, mas quando expostas ao sol voltarão à cor verde natural.
Os produtores colhem microgreens em épocas diferentes, dependendo do tipo de planta, taxa de crescimento e gosto pessoal. Normalmente, dentro de uma a duas semanas, as microverdes terão cerca de 5 cm de altura com folhas novas.
Para manter as plantas produzindo mais verduras, é melhor cortá-las pelo caule, sem perturbar as raízes. Além disso, plantar sementes frescas a cada dez dias ajudará a garantir uma colheita contínua.
Recomenda-se colher as verduras um pouco antes da hora de comê-las, pois são muito frágeis e não permanecem frescas por muito tempo. Se for necessário armazenamento, é melhor usar recipientes de vidro.
Microgreens são ótimos para adicionar sabor a saladas, sopas, smoothies, sanduíches e qualquer prato quente ou frio de carne ou vegetais.