“Tsitovit” é entendido como um suplemento nutricional eficaz que inclui toda uma gama de microelementos valiosos. O uso da droga ajuda a saturar as plantas com nutrientes e melhorar seu crescimento. Para utilizar o produto de forma eficaz, é recomendável seguir rigorosamente as instruções. O cumprimento das regras de segurança não é de pouca importância.
- Composição e forma de liberação de "Tsitovit"
- Mecanismo de ação nas plantas
- Taxa de consumo e aplicação de fertilizante
- Para embeber sementes
- Para mudas jovens
- Para plantas vegetais
- Para flores de interior
- Para árvores frutíferas e arbustos
- Para culturas de coníferas
- Precauções de segurança
- As nuances do uso conjunto com outros fertilizantes
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos da droga
Composição e forma de liberação de "Tsitovit"
"Tsitovit" é um fertilizante quelato eficaz que inclui muitos elementos valiosos. Eles são muito importantes para o pleno desenvolvimento das culturas.
1 litro de produto contém os seguintes componentes:
- 30 gramas de nitrogênio – ajuda a aumentar a massa verde;
- 5 gramas de fósforo – satura as plantas com energia;
- 25 gramas de potássio - ajuda a acumular amido, gorduras e outras substâncias valiosas;
- 10 gramas de magnésio – presente na clorofila;
- 40 gramas de enxofre – participa da respiração;
- 35 gramas de ferro – acompanham a síntese da clorofila, contribuem para o desenvolvimento normal das plantas cultivadas;
- 30 gramas de manganês – participa do processo de fotossíntese, normaliza a absorção de ferro e nitrogênio;
- 8 gramas de boro – ativa o crescimento do sistema radicular e de fragmentos de culturas acima do solo;
- 6 gramas de zinco - representam um importante componente da enzima que controla os processos de crescimento das culturas;
- 6 gramas de cobre – aumenta a vida útil dos cloroplastos e reduz a probabilidade de desenvolvimento de patologias;
- 4 gramas de molibdênio – normaliza a produção de proteínas;
- 2 gramas de cobalto - normaliza o curso de muitos processos fisiológicos e aumenta a resistência à seca.
O fertilizante é vendido na forma líquida. Essa forma de liberação facilita o processamento das plantas. 1 frasco contém 1,5 mililitros da substância. Este volume é suficiente para vários litros de água.
Mecanismo de ação nas plantas
A droga mistura-se bem com água e não representa perigo para as plantas cultivadas. Não causa queimaduras nos brotos e folhagens. A composição pode ser aplicada na área da raiz ou tratada com folhas verdes.Com sua ajuda, é possível aumentar o fornecimento de energia vital, aumentar a resistência e a resistência aos fatores climáticos adversos.
O uso do Cytovit para plantas cultivadas ajuda a obter os seguintes resultados:
- saturar as plantas com microelementos, nutri-las através da folhagem;
- melhorar a absorção de nutrientes;
- estimular processos metabólicos;
- ativar o crescimento da vegetação;
- aumentar a vida útil dos ovários;
- proteger as plantas de doenças causadas por deficiência mineral;
- fortalecer o sistema imunológico;
- aumentar significativamente os parâmetros de rendimento.
Taxa de consumo e aplicação de fertilizante
O esquema de fertilização é determinado pelo tipo de solo. Assim, os chernozems contêm muitas substâncias valiosas. Portanto, a alimentação das raízes não produzirá o efeito desejado. É muito melhor tratar sementes e mudas. A alimentação foliar ajudará a proteger a folhagem e os frutos futuros de patologias e parasitas.
Em solos pesados onde a umidade estagna, o produto deve ser utilizado para pulverização. Isso ajuda a reduzir o estresse nas raízes. As plantas plantadas em substrato esgotado requerem alimentação de raízes e folhas.
Para embeber sementes
A imersão da semente em “Tsitovit” ajuda a aumentar a germinação e reduzir o período antes do transplante das mudas. O uso da substância acelera o processo de brotação e estimula o seu desenvolvimento. De acordo com as instruções, recomenda-se manter a semente na solução por até 12 horas.
Para mudas jovens
A composição deve ser utilizada em intervalos de 10 dias. Para isso, recomenda-se misturar 1 mililitro da substância com 1 litro de água. A solução pode ser usada para alimentação radicular e foliar. A pulverização é considerada a melhor opção.
Para plantas vegetais
Para tomates e pepinos, vale a pena usar uma composição à base de 5 mililitros da substância e 10 litros de água. Recomenda-se tratar as plantações 2 vezes ao mês. Vale a pena aplicar a composição pela manhã ou à noite. Isso deve ser feito em tempo nublado. Para 10 metros quadrados são necessários 3 litros de solução.
Para flores de interior
Neste caso, “Tsitovit” é utilizado de março a outubro. Para preparar a solução, são necessários 3 litros de água e 2,5 mililitros do medicamento. Recomenda-se aplicar a composição acabada no solo ou tratar as folhas com ela. Durante a temporada vale a pena fazer 4 alimentações de raiz e foliares.
Para árvores frutíferas e arbustos
Para fazer um líquido de trabalho para essas plantas, vale a pena misturar 10-12 mililitros do medicamento e 10 litros de água. A composição finalizada é adequada para alimentação radicular e foliar. Para culturas jovens com menos de 3 anos, devem ser utilizados no máximo 3 litros da substância. As plantas adultas requerem até 10 litros de produto.
Para culturas de coníferas
O medicamento pode ser usado até 3 vezes durante a temporada. Ajuda a preservar as propriedades decorativas das plantas durante os períodos de seca e promove a sua recuperação quando danificadas pelo sol na primavera. Para preparar uma solução de trabalho, recomenda-se misturar 1,5 mililitros da substância com 1 litro de água.
Precauções de segurança
A droga é considerada uma substância não perigosa. No entanto, é importante seguir as regras de segurança padrão ao usá-lo. Isso requer o uso de respirador, luvas e óculos de proteção.
Se a substância entrar em contato com a pele ou mucosas, “Tsitovit” deve ser lavado com água e sabão. Se a composição entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água. Se a substância entrar acidentalmente, você deve beber carvão ativado e depois enxaguar o estômago.
As nuances do uso conjunto com outros fertilizantes
"Tsitovit" é considerado um medicamento combinado. No entanto, dá resultados máximos em combinação com outras substâncias. O produto pode ser misturado com “Ferovit” e “Zircon”. Bons resultados podem ser alcançados combinando a substância com Epin. Porém, a substância não é compatível com Siliplant e calda bordalesa.
Termos e condições de armazenamento
O produto deve ser guardado em recipiente fechado, em local seco e escuro. Neste caso, é importante garantir um regime de temperatura de 0…+25 graus. Neste caso, o prazo de validade da substância é de 2 anos.
É melhor usar a solução de trabalho preparada imediatamente após a preparação. Se necessário, pode ser guardado 3 dias em local escuro. Nesse caso, vale adicionar ácido cítrico ao fertilizante. 5 litros de água requerem 1 grama da substância.
Análogos da droga
Os análogos eficazes de "Citovit" incluem:
- O “Zircão” é produzido à base de ácidos hidroxicinâmicos, que possuem propriedades antioxidantes pronunciadas.
- “Epin” – contém epibrassinolida.
- "Ecosil" - o produto contém ácidos triterpênicos.
"Cytovit" é um remédio eficaz que satura as plantas com nutrientes. Para que o medicamento funcione, é importante seguir rigorosamente as instruções.