Vamos falar sobre os ácidos triterpênicos usados nas plantas. Este é um componente ativo que regula o crescimento das plantas. O produto é utilizado no tratamento de sementes e culturas já maduras. Esses valiosos compostos orgânicos aumentam a germinação no campo e melhoram os processos de crescimento e desenvolvimento. Esta substância também acelera o amadurecimento dos frutos e aumenta o rendimento da maioria das culturas.
Ácidos triterpênicos: descrição geral
Estamos analisando triterpenos vegetais – um dos grupos de ácidos triterpênicos isolados de fontes naturais. Os triterpenóides de origem natural são secretados por diversas plantas - acumulam essa substância na forma de glicosídeos e ésteres. O óleo de abeto contém uma concentração particularmente elevada de compostos triterpênicos.
Propriedades químicas e físicas dos ácidos triterpênicos
Triterpenóides e triterpenos, ao contrário de outros compostos terpênicos, são mais comuns na natureza. Assim, as fontes deste valioso produto químico são rochas sedimentares, petróleo, tecidos animais e plantas.
Os triterpenos têm menos variedade de espécies estruturais – ao contrário dos terpenos. Os triterpenos são capazes de degradar seu próprio esqueleto de carbono, formando compostos esteróides.
Algumas plantas tornam-se fontes de triterpenos, que são uma soma biologicamente ativa de compostos naturais. Fontes comuns destes compostos orgânicos valiosos:
- várias ervas vegetais;
- frutos de espinheiro-mar;
- Abeto siberiano, nomeadamente os seus verdes lenhosos.
A quantidade biologicamente ativa de compostos naturais contém: ácidos betulínico, ursólico e oleanóico. Consideremos as propriedades físico-químicas destes componentes:
- O ácido betulínico é um composto de alto peso molecular com densidade, ponto de ebulição e ponto de fulgor bastante elevados. Não exerce pressão de vapor significativa à temperatura ambiente, tem um índice de refração relativamente alto e deve ser refrigerado a +4°C.
- Ácido ursólico - possui propriedades físicas semelhantes ao ácido betulínico (densidade, peso molecular, pressão de vapor), mas apresenta diferenças nos pontos de ebulição e de fulgor. O ponto de fusão deste composto químico é inferior ao do ácido betulínico. O ácido ursólico também se caracteriza pelo fato de ser insolúvel em água.
- Ácido oleânico. Ao contrário dos ácidos mais pesados, o ácido oleânico tem densidade e pressão de vapor bastante baixas. Também tem um ponto de ebulição e fusão relativamente baixo. Este composto químico é insolúvel em água, mas pode dissolver-se em vários outros solventes orgânicos. Esta substância é estável quando armazenada entre 2 e 8 graus Celsius, mas é incompatível com agentes oxidantes fortes e alumínio.
Efeito dos ácidos triterpênicos nas plantas
Estas substâncias naturais combinam várias qualidades valiosas que são utilizadas na agricultura. Esses compostos orgânicos possuem os seguintes tipos de atividades: citotóxica, imunorreguladora, antiviral, antimicrobiana e fungicida.
Aplicações de ácidos triterpênicos
Essas substâncias biologicamente ativas são amplamente utilizadas na fabricação de medicamentos e cosméticos. Neste caso, os triterpenóides podem ser incluídos na composição como ingredientes auxiliares e ativos.
Na produção agroindustrial, com a ajuda de compostos orgânicos obtidos do abeto, protegem-se diversas culturas em diferentes fases de crescimento e processam-se sementes. Isso é feito para aumentar a taxa de sobrevivência das plantas, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a produtividade.
Utilizando produtos que contenham essa substância, são processados: uvas, hortaliças, leguminosas, culturas industriais e de grãos. Quando um medicamento contendo esta substância ativa entra nas culturas vegetais, provoca a ativação do sistema imunológico, aumentando significativamente a resistência das plantas ao estresse.
Propriedades toxicológicas e características dos ácidos triterpênicos
Esta é uma substância ativa de baixo risco. Se você seguir todas as normas e regulamentos recomendados para uso, a substância não causará nenhum dano aos seres humanos, aos animais e ao meio ambiente.
Métodos para produção de ácidos triterpênicos
Existem vários métodos de extração de triterpenóides biologicamente ativos que podem ser utilizados na produção e em atividades agroindustriais. A principal fonte de produção são folhas de abeto esmagadas. Aqui estão três métodos industriais para obter esses compostos orgânicos valiosos:
- Um método é extrair a substância usando um extratante orgânico. Neste método, o produto alvo é isolado por destilação de uma mistura de álcool ou acetona e água. Extraia com álcool alifático de 1, 2 ou 3 carbonos ou acetona altamente concentrada. O líquido resultante pode então ser usado como extrator para a próxima etapa.
- Agulhas de abeto secas, separadas dos brotos, são tratadas com uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio e uma solução aquosa de hidróxido de Na a 2%. As soluções de água bicarbonato e água alcalina são então separadas, após o que o líquido é acidificado até pH 2 com ácido clorídrico e extraído com éter dietílico.
- Outro método é tratar o extrato de agulha de abeto usando uma solução aquosa de um agente alcalino. Em seguida, a solução aquosa-alcalina é separada, acidificada até pH 2 e extraída com éter terc-butilmetílico. Esta camada de éster conterá ácidos triterpênicos. Em seguida, a camada de éter é lavada com uma solução aquosa saturada de NaCl, depois seca com sulfato de Mg anidro e evaporada até à secura completa. A saída deve ser espuma sólida. Esta será a forma final do produto alvo.