Semear e cultivar adubo verde sempre compensa. Eles podem ser usados para semear tanto as áreas onde as culturas serão cultivadas no futuro, como também o pousio. Consideremos as vantagens e desvantagens do adubo verde da ervilhaca, após quais culturas ele pode ser semeado, o momento e as regras de plantio, como cuidar das plantas, quando e como cortar. Quais culturas não devem ser plantadas com ervilhaca?
Benefícios e malefícios do adubo verde de ervilhaca
A planta pertence à família das leguminosas e possui todas as características distintivas: caule longo e flexível, ramificado com folhas emparelhadas, inflorescências vermelho-violeta a partir das quais se formam os feijões marrons, cada um contendo até 10 sementes de cor grafite. Bactérias fixadoras de nitrogênio vivem nas raízes da planta.
A ervilhaca pode ser primavera ou inverno. Ambas as variedades são utilizadas como adubo verde. Quais benefícios uma planta semeada como adubo verde pode proporcionar:
- acumula nitrogênio no solo, o elemento está em forma acessível às culturas subsequentes;
- as raízes fortalecem e soltam o solo;
- a ervilhaca pode desinfetar o solo, evitar a proliferação de fungos e o crescimento de ervas daninhas;
- a massa verde fica incrustada no solo, mas parte pode ser enviada para a alimentação do gado (este é um excelente alimento nutritivo contendo vitaminas e proteínas) ou colocada em uma pilha de compostagem;
- as plantas com flores atraem abelhas e outros polinizadores;
- a ervilhaca de inverno protege o solo do congelamento;
- aumenta o rendimento das colheitas em um terço porque serve como um excelente fertilizante verde.
O mal está no fato de as hastes flexíveis repousarem sob o próprio peso e repousarem no chão. A ervilhaca ultrapassada pode formar sementes, elas caem no chão e depois germinam, desta vez virando erva daninha.
Para quais culturas eles são usados?
Não se pode semear depois de culturas da mesma família - feijão, ervilha, feijão. O solo pode conter bactérias e fungos que causam doenças características. Recomenda-se semear ervilhaca antes de todas as culturas (legumes, frutas, morangos, raízes e ervas, repolho, batata, cebola), mas principalmente antes daquelas que requerem grande quantidade de nitrogênio.
A ervilhaca primaveril atrai abelhas ao local, por isso pode ser plantada para que sua floração ocorra durante a floração de arbustos e árvores.
É melhor semear adubo verde misturado com cereais: aveia ou centeio. Plantas altas e retas sustentam a ervilhaca macia e evitam que ela caia no chão. A mistura é preparada a partir de sementes na proporção de 50 a 50, bem misturada e semeada em fileiras.
Regras e termos de pouso
Você pode semear ervilhaca no jardim quando o solo aquece até 4 °C. É permitida a continuação da semeadura até o final do verão, durante a temporada será possível semear 3 vezes adubo verde. Ela cresce rapidamente, em cerca de um mês.
Antes do inverno, a cultura é semeada de meados de outubro a novembro, para que as sementes não germinem, mas permaneçam no solo. Eles eclodirão na primavera assim que a temperatura subir a um nível suficiente para o crescimento da colheita.
Como semear:
- preparar o local, retirar dele todos os restos da colheita anterior;
- cavar na baioneta de uma pá;
- fertilizar com matéria orgânica ou minerais se o solo for pobre em nutrientes;
- faça sulcos de 7 a 8 cm de profundidade a uma distância de 10 cm um do outro;
- semear manualmente a uma distância de 3-5 cm (por cem metros quadrados - aproximadamente 1,5 kg de sementes);
- cubra as fileiras com terra.
Se o solo estiver seco na hora do plantio, regue até ficar 10 cm molhado.
Medidas de cuidado
Regar e fertilizar é tudo o que as plantas precisam.Se o cultivo for no verão, o adubo verde precisa ser regado, principalmente no calor. Vika cresce rapidamente, mas para isso precisará de alimentação. 2 semanas após a germinação, precisa ser alimentado com fertilizantes minerais complexos.
Tempo de corte
A adubação verde é cortada um mês e meio após a germinação. A essa altura, atingirá uma altura de 15 a 20 cm. Se você planeja incorporar a massa cortada no solo, corte-a 1,5 a 2 semanas antes de plantar a próxima safra. Durante esse período, os caules e as folhas terão tempo de apodrecer parcialmente. As plantas são cortadas e enterradas no solo até uma profundidade de 10 cm.A incorporação rasa permite que as raízes fiquem parcialmente intactas para preservar os nódulos. Para que a massa verde apodreça melhor e mais rápido, é aconselhável regar o solo com um preparado EM que acelera a fermentação.
Você não pode atrasar a colheita de adubo verde. Após a floração, seus caules ficam fortemente grosseiros e rígidos. O tempo de decadência aumenta.
Para quais culturas não é adequado?
No local onde cresceu a ervilhaca não se deve plantar nenhum tipo de leguminosa, assim como beterraba e alho. Essas culturas têm as mesmas doenças e pragas. Existe a possibilidade de as culturas serem infectadas e o controlo da doença ter de ser feito. Em vez de aumentar o rendimento, o resultado será prejudicial.
A ervilhaca como adubo verde é semeada em campos agrícolas e terrenos privados. Esta é uma das melhores plantas de adubo verde que melhora e nutre o solo, saturando-o com substâncias úteis, especialmente nitrogênio de fácil acesso, com o que o rendimento das colheitas subsequentes aumenta significativamente. As raízes fortalecem o solo, desinfetam, protegem contra doenças, fungos, pragas, retêm a neve no inverno e isolam o solo. As ervas daninhas não crescem em área semeada com adubo verde e não há necessidade de capinar. As sementes de ervilhaca mantêm bem a capacidade de germinação e germinam bem.Para consolidar o resultado, recomenda-se semear ervilhaca como adubo verde em todas as safras.