Para obter uma colheita rica e de alta qualidade, os agricultores e proprietários de pequenas casas de veraneio utilizam fertilizantes orgânicos e minerais. Algumas preparações são utilizadas para o tratamento pré-semeadura do material da semente, fazendo com que as plantas sejam menos suscetíveis à infecção por doenças fúngicas e não sejam suscetíveis aos caprichos do clima. Reksolin contém um conjunto de microelementos necessários para o pleno desenvolvimento e crescimento das culturas.
Composição e forma de liberação do microfertilizante
O microfertilizante, produzido por uma empresa holandesa, possui composição balanceada de microelementos à base de quelato, necessários às plantas cultivadas. A composição química contém:
- magnésio (1,85%);
- zinco (1,5%);
- boro (0,5%);
- molibdênio (0,1%);
- cobre (1,5%);
- manganês (4%);
- ferro (4%).
O medicamento é produzido na forma de microgrânulos e acondicionado em sacos densos com volume de 5 a 25 kg. A primeira opção é indicada para proprietários de pequenas parcelas, grandes pacotes são adquiridos por agricultores que semeiam campos inteiros com culturas. Pelo fato de todos os elementos úteis serem à base de ácido etilenodiaminotetracético, eles são rapidamente absorvidos pelos tecidos das culturas e iniciam sua ação.
Área de aplicação
O fertilizante mineral altamente concentrado "Rexolin" destina-se ao tratamento pré-semeadura de sementes de grãos e forrageiras, bem como à alimentação foliar (por folha) e sistemas de fertirrigação. A concentração e a proporção de elementos úteis na preparação química são bastante próximas da proporção nos tecidos vivos das culturas.
Outra vantagem inegável do produto químico é a ausência de cloro na composição, o que significa que o microfertilizante é relativamente seguro para o meio ambiente.
Os agricultores que testaram fertilizantes nos seus campos destacam diversas vantagens do produto:
- a presença de todos os micro e macroelementos necessários às plantas em altas concentrações;
- rapidez de ação e eliminação efetiva da deficiência de componentes úteis após o uso do fertilizante;
- alto grau de absorção devido ao fato dos elementos estarem na forma quelatada;
- aumentar a produtividade por hectare e melhorar a qualidade dos frutos colhidos;
- possibilidade de uso conjunto com a maioria dos agrotóxicos após testes;
- rápida dissolução em água, devido à qual a preparação do fluido de trabalho não leva muito tempo;
- Conveniência da forma preparativa - os microgrânulos não criam poeira quando colocados em um recipiente para preparar uma solução.
Instruções para uso do medicamento
As instruções de uso indicam taxas de fertilizantes para diferentes finalidades de uso.
Plantas cultivadas | Taxa de uso | Fluxo de fluido de trabalho | Instruções de uso e tempo recomendado |
Culturas crescendo em terreno aberto | De 0,05 a 1 kg por hectare de área | De 200 a 1000 litros por hectare de campo | Use no máximo 4 vezes por temporada para alimentação foliar de plantas, fazendo um intervalo de 1 semana entre os tratamentos |
Plantas de terreno aberto | De 100 a 150 gramas de microgrânulos por tonelada de sementes (recomendado para uso em conjunto com um desinfetante) | De 3 a 20 litros por tonelada de sementes | Use uma vez, tratando as sementes antes de plantar em terreno aberto |
Culturas em estufa | 0,1 a 1 grama por litro de água | De 2 a 10 litros de solução de trabalho por hectare de plantio | Usado para alimentação foliar |
Para preparar uma solução de trabalho, pegue a quantidade necessária de água decantada e adicione uma quantidade de grânulos. Misture bem até que o fertilizante esteja completamente dissolvido e comece o processamento.
Ao usar Reksolin, siga as seguintes recomendações:
- prepare a solução imediatamente antes de usar;
- a alimentação foliar das lavouras é feita de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol;
- antes de iniciar os tratamentos, verifique a fitotoxicidade da mistura;
- o trabalho é realizado com velocidade mínima do vento.
Segurança ao trabalhar com Reksolin
O medicamento “Rexolin” pertence à 3ª classe de toxicidade, ou seja, um medicamento moderadamente perigoso. Ao trabalhar com fertilizantes, siga as regras básicas de segurança:
- usar macacão de proteção, luvas de borracha e lenço na cabeça;
- use máscara ou respirador para evitar que o produto químico entre no trato respiratório;
- o acesso ao local onde é preparado o fluido de trabalho é restrito a animais de estimação e crianças pequenas;
- durante o tratamento, evite comer e beber, bem como fumar;
- Após terminar o trabalho, lave todas as roupas e tome banho com detergente.
Se a solução entrar acidentalmente em contato com as mucosas ou a pele, lave com bastante água corrente e procure atendimento médico mais próximo, não esquecendo de levar o rótulo do fertilizante.
Compatibilidade de fertilizantes
O fertilizante "Rexolin" pode ser usado em misturas em tanque com a maioria dos produtos fitofarmacêuticos, mas antes disso é recomendado testar a compatibilidade química misturando uma pequena quantidade de cada produto. Não misture fertilizante com nitrato de cálcio.
Prazo de validade e condições de armazenamento
As instruções do fabricante não indicam o período durante o qual o fertilizante é considerado adequado para uso. O produto químico é armazenado em salas de serviço separadas e trancadas. Devem estar secos e escuros, a temperatura recomendada não ultrapassa 27 graus Celsius.É importante não permitir o acesso de crianças e animais de estimação aos sacos contendo o produto químico para evitar intoxicações.
Análogos da droga
Reksolin não possui um análogo completo na composição. Porém, se não estiver disponível para venda, pode ser substituído por medicamentos com efeito semelhante nas plantas cultivadas, por exemplo, Majestic.