A serragem em algumas fazendas pode acumular-se em grandes quantidades. Podem ser utilizados na horta e na horta. Vejamos como usar serragem para o jardim, o que é melhor escolher, seus benefícios e malefícios, diferentes métodos de uso na primavera e no outono no jardim: para mudas, para germinação, cobertura morta, isolamento de plantas, fertilização de canteiros, armazenamento de colheitas.
Benefícios e malefícios
A serragem apresenta muitas vantagens, pelas quais se justifica a sua utilização numa casa de veraneio ou jardim. Eles podem ser uma excelente cobertura morta; esta é uma das formas mais comuns de usar aparas em propriedades privadas. Adicionados ao substrato, soltam-no, criando condições para rápida germinação das sementes e crescimento das mudas. Se você cobrir os canteiros com serragem, poderá impedir o crescimento de ervas daninhas, regular a acidez, proteger as raízes das plantas da geada ou da seca e evitar a compactação e rachaduras na superfície do solo. Eles podem ser borrifados nos caminhos do jardim para mantê-los limpos e secos.
A serragem absorve bem a umidade e a retém, por isso pode ser usada em canteiros caso as fileiras precisem ser umedecidas. Eles também funcionam como isolantes e protegem contra geadas se usados como material de isolamento antes do inverno. As aparas de madeira, assim como os resíduos de madeira, decompõem-se bem e tornam-se um excelente fertilizante orgânico natural.
Problemas e soluções
A serragem acidifica o solo, o que pode ser um problema quando utilizada em solos neutros ou ácidos. A maioria das plantas não gosta de solos ácidos, com exceção de coníferas, rododendros e mirtilos, sob os quais as aparas podem ser aplicadas com segurança. Em outros casos, quando utilizado, é necessário adicionar materiais alcalinos, que irão neutralizá-los. Isso inclui cinza, cal, giz, farinha de dolomita e fertilizantes com reação alcalina.
O segundo problema é a absorção de nitrogênio pelo material. Este importante elemento deve ser compensado com a aplicação de fertilizantes contendo nitrogênio: salitre ou uréia. A serragem é impregnada com uma solução fertilizante imediatamente após ser colocada nos canteiros.
As aparas podem abrigar pragas e roedores, portanto você deve monitorá-las durante toda a temporada e tomar medidas se necessário. As aparas de madeira podem ser transmissoras de doenças e pragas se forem obtidas de madeira afetada por infecções ou insetos nocivos.
Tipos de serragem e quais são melhores escolher?
Para usar no jardim, você pode levar qualquer apara de madeira, de árvores caducas ou coníferas. No entanto, suas propriedades não são iguais, portanto devem ser utilizados de forma diferente.
O melhor material é a serragem podre, que não absorve mais nitrogênio e pode servir não só como cobertura morta, mas também como fertilizante. Os frescos absorvem nitrogênio e aquecem, o aumento da temperatura pode levar ao superaquecimento das raízes.
Aplicação na primavera
A serragem pode ser usada durante toda a temporada. Na primavera e no verão podem ser usados para mudas, para germinação de sementes e tubérculos, para cobertura morta e cobertura de canteiros.
Para mudas
A serragem podre pode ser usada como substrato para mudas. Podem ser tomados na sua forma pura, como único material, ou a partir deles pode-se preparar uma mistura de solo, misturada com terra e turfa. Com a serragem, a mistura ficará solta e arejada, o que será uma clara vantagem para as plantas jovens.
Germinação de sementes
Um substrato de serragem solta também pode ser usado para germinar sementes de qualquer cultura.Ou simplesmente polvilhe por cima das sementes, deixando a camada superior leve. As mudas podem facilmente rompê-lo.
Para brotar batatas
A brotação de tubérculos é outra opção de uso de serragem. As batatas rapidamente criam raízes e brotam nelas, pois não são restringidas pelo solo denso. O ar e a umidade penetram facilmente neles. Os tubérculos são facilmente removidos da serragem e as raízes e brotos frágeis não se quebram.
Criando camas
Se a área da sua dacha for baixa, você pode levantar os canteiros com este material. Como fazer isso: no jardim você precisa cavar trincheiras com pelo menos uma baioneta de profundidade, cobrir o fundo com palha, adicionar uma camada de serragem por cima e mergulhar em uma solução de uréia como fertilizante. Coloque o solo escavado sobre eles.
Cobertura morta
Você pode cobrir os canteiros com qualquer colheita com serragem podre. Na primavera é colocada uma camada de pelo menos 5 cm, que no verão é adicionada à medida que o material encolhe. A cobertura morta é usada para regular a umidade e as trocas de ar no solo, para controlar ervas daninhas e como fertilizante orgânico.
Layout do site
Se houver muita serragem, todos os canteiros e círculos de troncos de árvores são cobertos com cobertura morta, e surge a questão de onde colocar o resto, você pode polvilhar os caminhos com eles. Ficará mais confortável andar sobre eles, a terra não grudará nos seus sapatos.
Aplicação de outono
A serragem também pode ser usada no outono. Este é um bom material para isolar plantas para o inverno, você pode armazenar vegetais e raízes neles.
Aquecimento de plantas
Durante os trabalhos de outono na horta e na horta, após a colheita dos restos, espalham-se aparas à volta dos troncos dos arbustos e das árvores para os proteger do congelamento. O material isolante é colocado em canteiros com morangos e alho para a mesma finalidade. A camada deve ser mais espessa que na primavera e no verão, pelo menos 10-15 cm.Quanto mais frios os invernos na região, mais material precisa ser despejado. Na primavera, a maior parte terá tempo de apodrecer e virar fertilizante.
Armazenamento de colheita
As raízes, vegetais e batatas ficam bem armazenados em serragem limpa e seca. Regulam perfeitamente a humidade, protegem contra a deterioração e o apodrecimento, ao mesmo tempo que as raízes não secam e mantêm a sua suculência e sabor. Basta colocar os legumes em caixas em camadas e polvilhar cada camada com lascas limpas. É claro que, neste caso, é necessário usar aparas de madeira nobre, e não de coníferas, que são inadequadas para esse fim devido ao odor resinoso que as raízes armazenadas podem absorver.
Fertilizando o local
Fertilize todas as plantações com serragem que está apodrecida há 1-2 anos. Como fertilizante, é melhor usar não aparas limpas, mas sim composto ao qual são adicionadas. O húmus ou composto contém mais nutrientes do que material puro. O composto solto nutre as plantas e melhora a estrutura do solo, proporcionando benefícios duplos.
Uma mistura de serragem fresca e esterco fresco não pode ser usada devido ao risco de queimaduras nas raízes.
Para serragem, fresca ou em vários graus de superaquecimento, há muitas maneiras de usá-la no jardim e na horta. Este é um excelente mulch, fermento em pó, agente fertilizante e corretivo de solo. Eles beneficiam qualquer tipo de cultura, mas os danos só são possíveis se usados incorretamente.