A falta de umidade no solo afeta negativamente o desenvolvimento das plantas cultivadas, isso se deve ao fato de ser mais difícil para elas extrair nutrientes do solo. Porém, regas frequentes são prejudiciais às plantas, pois provocam o desenvolvimento de doenças fúngicas. Para resolver o problema, muitos jardineiros cobrem o solo com serragem e outros materiais orgânicos. Isso ajuda a manter a umidade do solo por mais tempo.
A serragem pode ser usada para cobertura morta?
Os resíduos de madeira são adequados para uso como cobertura morta, mas você precisa descobrir quais espécies de árvores são mais bem selecionadas para isso. Além disso, vale lembrar que a serragem serve para cobrir o solo apenas na forma apodrecida. Não se pode utilizar material fresco, isso porque as bactérias que decompõem a celulose retiram nitrogênio do solo e liberam certas substâncias, que aumentam a acidez do solo.
A cobertura morta de madeira não só evita a evaporação da umidade do solo, mas também evita o superaquecimento e o congelamento do sistema radicular das plantas cultivadas. Se você colocar material de cobertura morta ao redor de arbustos e árvores, não há necessidade de capinar e afrouxar os canteiros com frequência, pois é difícil para as ervas daninhas romperem a cobertura morta até a superfície. Além disso, protege as plantas contra danos causados por lesmas e outras pragas.
Depois que o material da cobertura morta apodrece, ele se mistura ao solo do canteiro e aumenta a fertilidade do solo, servindo também como fertilizante orgânico. Graças à cobertura morta de serragem é possível melhorar a estrutura do solo, que fica mais solto, permitindo a passagem da água necessária às raízes.
Vantagens e desvantagens
Ao planejar o uso de serragem como camada de cobertura morta, é preciso lembrar que esse material tem vantagens e desvantagens.
As vantagens dos resíduos de madeira incluem o seguinte:
- baixo custo e disponibilidade de matéria orgânica;
- proteção contra diversas doenças fúngicas e algumas pragas;
- não há necessidade de capina constante;
- aumentando a respirabilidade do solo;
- proteção do sistema radicular contra frio extremo e superaquecimento;
- possibilidade de obtenção de fertilizante orgânico após decomposição do material;
- redução dos custos de mão de obra para irrigação regular dos canteiros e dispensa de afrouxamento da crosta endurecida da superfície do solo;
- aumentar a quantidade de húmus no solo, fazendo com que a terra se torne mais fértil;
- proteção das plantas cultivadas contra sujeira durante chuvas fortes;
- criar uma aparência atraente no site;
- redução da perda de rendimento - frutas vermelhas e vegetais não apodrecem, pois não entram em contato com solo úmido.
Entre as desvantagens da serragem, os veranistas notam a ausência de um elemento tão essencial como o nitrogênio em sua composição, pelo contrário, reduzem sua concentração no solo, o que acaba levando à acidificação do solo. Além disso, essa camada de cobertura morta inibe o trabalho não apenas de microorganismos prejudiciais, mas também benéficos.
Para quais plantas eles são usados?
A serragem é usada para reter a umidade em canteiros com diferentes plantas. No entanto, morangos, morangos silvestres, framboesas, alho, batatas, pimentões e berinjelas reagem de forma mais positiva a este procedimento. O material orgânico também é usado para flores de jardim, como rosas.
Que serragem devo usar?
Você pode usar resíduos de quase todas as árvores como cobertura morta, mas a escolha final depende da finalidade do uso da serragem. Por exemplo, para repelir o besouro da batata do Colorado das plantações de batata, é melhor levar serragem de pinheiro, pois seu cheiro é desagradável para as pragas, e elas saem dos canteiros com a colheita.
A cobertura morta feita de serragem de madeira macia é usada para isolar as plantas durante o inverno, mas não é muito eficaz como fertilizante. Serragem de carvalho são capazes de acidificar o solo, por isso são utilizados para revestir caminhos e caminhos no local e no jardim e apenas apodrecidos.
Receita
A serragem fresca não é colocada ao redor das plantas, pois elas próprias não são fertilizantes, devendo primeiro ser preparada enriquecendo-as com componentes nutricionais.
Recomenda-se fazer isso usando o seguinte algoritmo:
- Espalhe um filme plástico e coloque 2 a 3 baldes de serragem selecionada em uma camada fina. Nitrato de cálcio é derramado por cima - você precisará de 80 gramas de fertilizante por balde de material. Polvilhe água por cima e cubra com uma segunda camada de filme. O material deve ser deixado por uma semana e depois utilizado para o fim a que se destina.
- Se for necessário enriquecer a serragem com nitrogênio, é necessário preparar o material com adição de uréia. 200 gramas de fertilizante são dissolvidos em 10 litros de água e a serragem é colocada em camadas, um filme é colocado por cima e após 2 semanas o material de cobertura morta é virado. A cobertura morta é considerada pronta para uso quando a serragem fica preta.
Via de regra, o material para cobertura morta é preparado com antecedência, no outono ou início da primavera, mas se não der tempo, use esta receita. 40 gramas de nitrato de amônio, 30 gramas de grânulos de superfosfato, 120 gramas de cal apagada e 10 gramas de cloreto de cálcio são adicionados a um balde de material. A mistura é guardada por 14 dias e utilizada conforme as instruções.
Regras de uso e termos de trabalho
O momento da aplicação da cobertura morta depende da cultura que está sendo cultivada e do objetivo perseguido pelo jardineiro. As plantas anuais são cobertas com cobertura morta imediatamente após o plantio no solo. A hora do cultivo de raízes é quando as plantas já estão desbastadas.
Já nas culturas perenes, o cultivo do solo começa assim que o solo aquece um pouco, após a retirada da antiga camada de inverno. Se as plantas forem plantadas em estufa, o procedimento começa durante o período de crescimento e desenvolvimento ativo das culturas.
Quanto tempo você pode armazenar?
Se você fornecer a serragem nas condições necessárias (ausência de luz solar direta e umidade), ela poderá ser armazenada por dois anos.