A palha que sobra após a colheita dos cereais traz grandes benefícios ao solo. Portanto, os jardineiros costumam usá-lo como cobertura ou cobertura morta. Este material natural é enterrado no solo no final do outono e usado para fazer composto e cobertura morta. Com a sua ajuda é possível melhorar o solo, enchê-lo de substâncias valiosas e proteger as plantas dos parasitas. No entanto, a cobertura morta com palha tem prós e contras.
Composição e propriedades benéficas
Palha é o nome dado aos caules secos de diversas culturas que permanecem após a colheita e debulha. Portanto, a celulose e outros carboidratos são considerados os principais componentes deste material. Durante a secagem, os caules perdem umidade e alguns componentes voláteis. Ao mesmo tempo, permanecem carboidratos e componentes químicos presentes na seiva da planta. Graças a isso, a palha ajuda a saturar o solo com substâncias valiosas.
Assim, 6 toneladas de palha no solo ajudam a preenchê-lo com os seguintes elementos:
- 75 quilos de potássio;
- 25 quilogramas de nitrogênio;
- 14 quilos de cálcio;
- 5 quilos de fósforo;
- 4 quilogramas de magnésio.
Ao mesmo tempo, são necessários pelo menos 8 meses para enriquecer o solo com essas substâncias. À medida que a substância se decompõe, forma-se húmus. As propriedades benéficas do solo dependem disso. Para acelerar a decomposição, recomenda-se adicionar nitrogênio mineral à composição. Caso contrário, o solo perderá alguns dos seus componentes valiosos.
Efeito no solo e nas plantas
A matéria orgânica seca afeta a estrutura do solo, fazendo com que ele se solte durante o superaquecimento. Como resultado, o solo fica mais macio e são criadas condições confortáveis para o desenvolvimento das plantas cultivadas.
Além disso, com a ajuda da palha, é possível evitar a ocorrência de erosão. Se você enterrar essa matéria-prima no outono, é possível melhorar as trocas de ar e aumentar as características de absorção do solo. Se você espalhar cobertura morta entre as fileiras, poderá evitar o crescimento ativo de ervas daninhas.
Vantagens e desvantagens
Antes de usar canudo em seu site, é importante estudar seus benefícios e malefícios. As principais vantagens deste material incluem o seguinte:
- sem investimentos adicionais em dinheiro;
- melhoria da estrutura do solo - a palha torna o solo mais solto e aumenta sua permeabilidade;
- contém muitos componentes orgânicos úteis, vitaminas e aminoácidos;
- não há necessidade de condições específicas de armazenamento;
- a capacidade de reter umidade no solo;
- saturar o solo com carbono, criando condições favoráveis para a fotossíntese das plantas;
- a possibilidade de restaurar solo esgotado - para isso costumam ser utilizados diversos tipos de palha;
- proteção de plantas cultivadas contra queimadas e supressão do desenvolvimento de ervas daninhas.
No entanto, o material tem certas desvantagens. Isso inclui o seguinte:
- a presença de pragas nas larvas - podem levar à deterioração do desenvolvimento e crescimento das plantas cultivadas;
- o risco de danos às raízes ao utilizar material insuficientemente decomposto - isso se deve à liberação de ácidos nocivos;
- a necessidade de umidade adicional do solo;
- efeito duradouro - componentes valiosos do revestimento só chegarão ao solo depois de alguns anos.
Em termos de quantidade de componentes orgânicos valiosos, a palha é várias vezes maior que o estrume comum. Para reduzir o risco de consequências negativas do uso do material, ele deve ser aplicado anualmente. Além disso, é recomendável fazer isso imediatamente após a colheita.
Ao usar a substância, é importante respeitar rigorosamente a dosagem. Se você adicionar nitrogênio, terra preta ou turfa à palha seca, a taxa de superaquecimento aumentará significativamente - em cerca de 35%.
Como usar palha no jardim
A palha pode ser usada em seu site de várias maneiras. Isso ajudará a saturar o solo com substâncias úteis e a melhorar o desenvolvimento das plantas cultivadas.
Na sua forma mais pura
A opção mais simples de utilização desse material no país é enterrá-lo no início do outono.Porém, a eficácia deste método depende diretamente da quantidade de chuva. Se chover muito pouco, a palha não apodrecerá. Como resultado, o local não será adequado para o plantio na próxima safra.
Fabricação de fertilizantes
A palha pode ser usada em sua casa de verão como fertilizante. Antes de colocar a matéria-prima no solo, ela deve ser bem triturada. Neste caso, os canudos devem medir de 9 a 16 centímetros. Antes de usar a substância, o solo deve ser alimentado com fertilizantes nitrogenados - uréia ou salitre. Para 1 hectare é necessário utilizar 100 quilos desses produtos.
Recomenda-se colocar caules secos no solo até uma profundidade de 13 centímetros. O material é caracterizado por superaquecimento lento. Portanto, você não deve cavar profundamente o solo.
Cobertura morta
A cobertura morta de palha é altamente eficaz. Este material pode ser utilizado em diferentes épocas do ano:
- no inverno – a cobertura morta ajudará a proteger os canteiros da geada;
- na primavera – a cobertura morta protege de forma confiável as plantações contra queimaduras;
- no verão – o revestimento protege os canteiros do superaquecimento e mantém os parâmetros normais de umidade do solo.
Além disso, a cobertura morta impede o desenvolvimento de ervas daninhas. Ao utilizar a palha como material de cobertura morta, é possível aumentar o volume de matéria orgânica do solo. Como resultado, o solo fica mais arejado e solto.
Erros básicos de aplicação
Alguns jardineiros cometem muitos erros ao aplicar cobertura morta:
- A cobertura morta é realizada em estufa. Neste caso, esta técnica agrícola nem sempre proporciona os resultados desejados, uma vez que nem todos os materiais orgânicos podem ser utilizados em solo protegido. A estufa está sempre quente e úmida. Além disso, o ar circula mal nele.Como resultado, a palha começa a apodrecer e fica coberta de fungos. Isso causa o desenvolvimento de patologias perigosas.
- Não combine cobertura morta de palha com fertilizantes nitrogenados. O fato é que esse material natural retira nitrogênio do solo. A deficiência deste elemento afeta negativamente o crescimento das plantas cultivadas. Para evitar isso, antes da cobertura morta, o solo deve ser regado com infusão de esterco. Também é permitido o uso de uréia.
- A cobertura morta é realizada no início da primavera, imediatamente após o plantio da semente. Este procedimento afeta negativamente o processo de brotação e desenvolvimento da cultura. Somente solo totalmente aquecido pode ser coberto com cobertura morta. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de atraso no desenvolvimento cultural. No entanto, existem certas exceções às regras. Portanto, as batatas precisam ser cobertas imediatamente após o plantio.
- Cubra o solo pesado com uma espessa camada de palha. Neste caso, a parte inferior da cobertura começa a apodrecer. Em solo argiloso é necessário colocar palha picada em uma camada de até 2 centímetros. Depois, você deverá adicionar material em intervalos de 2 semanas.
A cobertura morta com palha é considerada um procedimento eficaz que ajuda a manter a umidade ideal do solo e a prevenir o crescimento ativo de ervas daninhas. É importante seguir as recomendações de jardineiros experientes.