Uma prática agrícola popular e eficaz é a cobertura morta, que apresenta muitas vantagens. Não é difícil fazer sua própria cobertura em casa. Vamos considerar por que o material de cobertura morta é necessário e como fazê-lo com agulhas de pinheiro, folhas, palha ou feno, ervas daninhas secas, serragem, aparas de madeira, papel e turfa. E também quais são as características da cobertura morta do solo em casa.
Funções de cobertura morta
A cobertura morta colocada nos canteiros retém a umidade do solo que evapora da superfície, reduz a taxa de ressecamento e evita a formação de crosta.Isso permite reduzir a quantidade de rega e afrouxamento. Esta propriedade da cobertura morta torna-se especialmente útil nas regiões do sul, onde os verões muitas vezes podem ser quentes e secos. Uma camada de cobertura morta protege o solo e as plantas não só do calor, mas também do frio, durante geadas, longos períodos de frio ou mudanças de temperatura.
Graças à camada densa, sob a qual os raios solares não penetram, não há necessidade de capinar, pois o crescimento das ervas daninhas cessa. A cobertura morta não permite a passagem da luz, mas permite que o ar passe até as raízes das plantas. Assim, o uso de cobertura morta torna muito mais fácil o cultivo de plantas na horta de sua casa. Após cerca de seis meses de presença nos canteiros, a cobertura morta apodrece e se torna um excelente fertilizante natural.
Como fazer cobertura morta com suas próprias mãos
Na maioria dos casos, preparar a cobertura morta não é difícil. O material vegetal com o qual pode ser feito pode ser encontrado em quase todas as áreas.
De agulhas de pinheiro
Você pode coletar agulhas de pinheiro caídas na floresta e fazer com elas uma excelente cobertura morta, que fica solta e não apodrece por muito tempo. Tem uma vantagem sobre outros materiais vegetais: devido aos fitoncidas contidos nas agulhas, a cobertura morta evita o desenvolvimento de patógenos e pragas e impede o movimento de lesmas. As agulhas podem ser colocadas nas camas na primavera e no outono, mas devem ser trocadas todos os anos. A espessura da camada é em média de 5 cm.
folhas caídas
A folhagem é fácil de coletar debaixo das árvores e arbustos do jardim no outono, se estiverem secos. Mas eles só podem ser usados como material de cobertura se as árvores não sofrerem de doenças infecciosas e não houver pragas sobre elas.Se nesta temporada você teve que combater doenças ou pragas, é melhor queimar a folhagem. Coloque a folhagem nos canteiros em uma camada de 10 cm, primeiro tome cuidado para que o vento não a tire do chão. Se as folhas forem depositadas para o inverno, elas precisam ser retiradas na primavera e substituídas por material novo, e o mesmo deve ser feito no outono.
Feno e palha
Palha ou feno também são considerados excelentes materiais orgânicos para cobertura de canteiros. O uso da palha tem uma peculiaridade: ela absorve nitrogênio, por isso durante a alimentação é necessário aumentar um pouco a dosagem dos fertilizantes nitrogenados. A palha pode ser encontrada nos campos depois que as colheitas foram cortadas ou compradas.
Também existem requisitos para a qualidade do feno: se for feito de capim que já floresceu e formou sementes, então não pode ser aproveitado, existe o risco de as sementes brotarem e crescerem ervas daninhas nos canteiros, que então tem que ser tratado. Se o feno for feito de grama jovem, esse perigo não existe.
Ao usar essa cobertura morta, você precisa garantir que ela não abrigue pragas e roedores que gostam de viver na palha ou no feno.
Ervas daninhas
Após a remoção de ervas daninhas, as ervas daninhas e as copas das culturas hortícolas podem ser secas e o feno seco pode ser usado como material de cobertura morta. Como no caso anterior, apenas é permitida a utilização de plantas jovens que não possuam sementes maduras.
Serragem
Você pode usar serragem que sobrou após o processamento de madeira de qualquer espécie de árvore, exceto coníferas. Assim como no caso da palha, a serragem fresca não é desejável, pois quando apodrece também retira nitrogênio do solo. Recomenda-se usar fertilizantes parcialmente podres ou aplicar uma dose maior de fertilizantes nitrogenados na alimentação das plantas.
lascas de madeira
Pequenas lascas e cascas trituradas com propriedades semelhantes também são utilizadas como material de cobertura e decoração. Lascas de madeira são espalhadas ao redor dos troncos de árvores e arbustos, especialmente coníferas, e revestem o solo perto de caminhos e canteiros de flores.
Papel e papelão
Pequenos pedaços de papel ou papelão fino podem ser usados para cobrir canteiros de vegetais. O papel precisa ser picado, umedecido e colocado em camada sobre o solo. Para evitar que seja levado pelo vento, polvilhe húmus ou areia por cima.
Se você usar papel de embrulho de cor escura em vez de claro, poderá obter não apenas um material de cobertura, mas também um material que aquece a terra. Na primavera, sob essa cobertura, o solo aquece mais rápido; as mudas podem ser plantadas em solo quente ou as sementes podem ser semeadas mais cedo do que o normal.
Turfa
A turfa das terras baixas pode ser usada para cobrir canteiros de jardins. O material é adequado para cobrir canteiros antes do inverno e no início da temporada de jardinagem. Além disso, a turfa também é um fertilizante, pois solta o solo e o torna mais macio, permeável ao ar e à umidade. Não apenas turfa fresca e úmida, mas também turfa seca velha pode ser usada como cobertura morta.
Características da cobertura morta do solo
Materiais de cobertura vegetal orgânicos naturais podem ser encontrados em todas as áreas. Está disponível, barato e sempre à mão. Mas existem algumas nuances que você precisa prestar atenção ao usar cobertura morta natural.
Assim, não é recomendado o uso de agulhas frescas - acredita-se que acidifiquem o solo.Você não deve usar folhagens coletadas na floresta ou debaixo de suas próprias árvores se houver a possibilidade de patógenos ou pragas permanecerem nelas.
Não é recomendado o uso de turfa alta, pois também acidifica o solo. O papel de jornal não é adequado para cobertura morta devido à tinta de impressão, que contém substâncias tóxicas. Eles envenenam o solo e as plantas. Você só pode usar papel em branco, sem qualquer impressão ou desenho.
A camada de cobertura morta de qualquer material não deve ser inferior a 5 cm na primavera e 10-15 cm no outono. Quanto mais leve a matéria-prima, mais espessa deve ser a camada. A cobertura morta de outono deve aquecer bem o solo e as raízes das plantas no inverno, então a camada precisa ser mais espessa. Na primavera, essa cobertura geralmente é substituída e queimada. As cinzas podem ser usadas como fertilizante.
O material vegetal que pode ser coletado em seu próprio local é perfeito para cobrir canteiros domésticos. Isto é feno, ervas daninhas e folhas caídas. Colocam-se perfeitamente no solo, servem não só como cobertura, mas também como material isolante e depois como fertilizante orgânico. Você pode comprar serragem e lascas de madeira e coletar agulhas de pinheiro na floresta. Todos os tipos de cobertura orgânica são baratos, facilmente disponíveis e não são prejudiciais às plantas ou ao solo. O uso de cobertura morta no jardim pode facilitar significativamente o trabalho do jardineiro, minimizar os cuidados com as plantas e aumentar a produtividade.