A cobertura morta do tomate em estufa e em campo aberto é um dos requisitos básicos e obrigatórios para o cuidado do tomate. É preciso fazer isso para aumentar a quantidade e a qualidade da colheita. Nem todo jardineiro sabe o que é cobertura morta e como fazer a cobertura adequada dos tomates para que dêem frutos abundantes.
A cobertura morta de tomates em terreno aberto difere da cobertura morta em estufa. É necessário estudar como os tomates são cobertos com cobertura morta em estufa e em espaços abertos.Vários materiais são adequados para cobertura morta, que servem bem como proteção contra diversas doenças, ressecamento do solo, luz solar direta e crescimento de ervas daninhas.
A essência deste processo
A cobertura morta para tomates é o processo de cobrir o solo ao redor das plantas com vários materiais. A cobertura morta é uma camada de material fino que fica no solo. O efeito deste processo tem um efeito muito benéfico na colheita.
Principais funções da cobertura morta:
- Decorativo – ou seja, serve como cobertura para decorar as camas, para deixá-las melhores, mais bonitas;
- Manter o nível exigido de umidade e acidez;
- Função protetora – protege do frio, chuva, ervas daninhas e poluição;
- O solo sob a cobertura morta precisa ser afrouxado com menos frequência, pois endurece menos. Como resultado, mais oxigênio chega às raízes;
- O material utilizado para a cobertura morta pode posteriormente ser utilizado como fertilizante, o que tornará o solo fértil para o tomate.
A essência desse processo é bastante simples: selecione um material adequado, triture-o e coloque os pés de tomate no topo, acima do solo. A cobertura morta pode ser qualquer coisa: musgo, pedras, feno, casca de árvore, papel e até filme.
Que material pode ser usado
O tipo de matéria que pode ser utilizada no processo de mulching é dividida em orgânica e inorgânica. A escolha do material depende dos recursos do veranista, da imaginação, da disponibilidade de itens disponíveis e do que cresce próximo ao local.
As substâncias orgânicas são matéria natural, natural, sob a qual o solo respirará melhor, e ainda pode ser usada como fertilizante.Nem todo mundo sabe que tipos de cobertura orgânica podem ser usados para tomates, se é possível cobrir tomates com serragem, agulhas de pinheiro, cascas e folhas.
Cada material tem sua vantagem sobre as plantas cultivadas. A serragem protege contra pragas, satura o solo com oxigênio e os nutrientes chegam mais facilmente ao sistema radicular. O feno e a palha evitam que insetos nocivos se instalem e retêm o calor e a umidade, que os tomates adoram. A turfa protege bem contra superaquecimento, chuva e vento.
É preciso ter cuidado com materiais como agulhas de pinheiro, folhagens, grama. Embora sejam um item de excelente preço e preço acessível, aumentam a acidez do solo, podem apodrecer e criar insetos nocivos. Musgo ou esfagno são frequentemente usados para cobrir tomates. O musgo é ótimo para reter a umidade, proteger contra ervas daninhas e também fica muito bonito em canteiros de jardim.
As substâncias inorgânicas têm principalmente uma função decorativa. Existem lindas fotos em sites onde a cobertura morta é usada especificamente para fins de design. Pode ser papelão, papel, pedras, conchas, brita, argila expandida, filme. Eles são usados principalmente em ambientes abertos solos, para tomates - raramente. Às vezes eles colocam um filme, mas as pragas crescerão facilmente sob ele, haverá superaquecimento severo e o ar não fluirá bem. Mas a cobertura morta inorgânica impede o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade e o calor.
Regras e requisitos gerais para cobertura morta
Existem várias regras importantes para cobertura morta que devem ser seguidas para garantir uma colheita abundante.
- O solo é coberto com cobertura morta quando está suficientemente aquecido pelo sol da primavera, vale a pena esperar o fim das geadas.
- Antes de aplicar cobertura morta no solo, é necessário soltá-lo bem, cavar, regar e tirar o mato.
- A espessura do piso deve ser de aproximadamente 3 a 6 centímetros. A cobertura morta é colocada sob os tomates, deixando um pouco de distância do caule e das folhas.
- A remoção completa da cobertura morta é realizada no outono. Mas se forem matéria orgânica, você pode cavar o solo com eles e usá-los como húmus. Geralmente é musgo, casca, feno.
- Para evitar que o solo seja fortemente oxidado por itens de cobertura morta, pode-se borrifar cal ou giz na camada superior.
- Não é recomendado o uso de filme transparente, pois o solo sob ele fica muito quente com o sol, a troca de ar é interrompida e as raízes podem morrer.
Há uma descrição de como aplicar cobertura morta adequadamente em uma estufa e em canteiros abertos de tomate.
Como fazer isso corretamente em uma estufa
Muitos jardineiros novatos têm dúvidas sobre como cobrir pés de tomate em estufas. É muito importante esperar o aquecimento do solo. Você pode fazer isso no início do verão. Se a estufa for aquecida, você poderá aplicar cobertura morta imediatamente após o plantio das mudas. Antes de cobrir os tomates em uma estufa, é necessário preparar o solo.
Ele é solto e as ervas daninhas são removidas. Em seguida, são colocadas camadas de substâncias trituradas.
Materiais artificiais cobertos com cobertura vegetal são colocados nos canteiros e levemente polvilhados com terra. Papelão, papel e filme são colocados em uma camada. O filme deve ser escurecido. Deve ser aberto ocasionalmente para ventilar as plantas.
Entre as substâncias orgânicas, o musgo é perfeito para estufas., casca, serragem, turfa, palha seca. Eles permitem que o sistema radicular respire e melhore a fertilidade do solo.A cobertura morta aumentará significativamente a produtividade, permitirá que você esqueça a rega por um tempo e reduzirá a ameaça de doenças fúngicas.
Terreno aberto
A cobertura morta de tomates em terreno aberto é semelhante à forma como é feita em estufas.Esta é a melhor opção para proteger o tomate da exposição ao vento, chuva, sol e poluição. Mas aqui é importante esperar até meados de junho, quando a terra aquece bem, quando as temperaturas noturnas voltam ao normal e não há geadas.
Os materiais artificiais mais comuns utilizados são filme escuro, papelão ou papel. Spunbond é um material de cobertura mais respirável que permite a passagem do ar, retém o calor e protege contra o crescimento de ervas daninhas.
Da matéria orgânica, musgo, serragem pequena e palha seca são mais adequados. É colocado em uma camada uniforme de 5 centímetros, deixando espaço longe do caule. Cascas, sujeira, cascas não devem ser utilizadas, pois não contêm a quantidade necessária de nutrientes. A casca das árvores coníferas e as agulhas não são adequadas para tomates.
É importante lembrar que os materiais orgânicos são dispostos após o plantio das mudas e os materiais inorgânicos - antes.
A cobertura morta do solo é um processo que requer uma abordagem cuidadosa e inteligente. É necessário entender o que pode ser usado para cobrir o tomate em uma estufa, como fazê-lo em campo aberto, o que usar como material para cobertura morta e em que momento isso deve ser feito. Se tudo for feito corretamente, os tomates responderão com uma colheita abundante e um sabor rico.