O uso de permanganato de potássio no jardim ajuda a obter um efeito combinado. Esta substância pode desempenhar funções de medicamento, nutrição e anti-séptico. No entanto, a composição deve ser utilizada tendo em conta os fins pretendidos. A concentração da solução para desinfetar ferramentas de jardim ou tratar sementes pode variar significativamente. Se a dosagem for violada, existe o risco de consequências negativas para as plantas.
Características e mecanismo de ação
Do ponto de vista químico, o permanganato de potássio é um sal de potássio do ácido permangânico. É designado como KMnO₄. A droga também é frequentemente chamada de permanganato de potássio.
Na indústria, o manganês é obtido a partir de minérios e o sal é obtido pela oxidação de compostos dessa substância. Na aparência, a droga se assemelha a lindos cristais roxos escuros. Eles se misturam facilmente com água.
O permanganato de potássio possui propriedades oxidantes pronunciadas. Graças a isso, a substância possui poderosas características anti-sépticas e antimicrobianas. Na maioria das vezes, a composição é usada para desinfetar ferramentas de jardim e solo. Os jardineiros também costumam usá-lo para alimentar as plantas.
Área de uso
A droga é usada ativamente na agricultura. As principais indicações para seu uso incluem as seguintes:
- desinfecção de recipientes para plantio de mudas;
- tratamento de solo para mudas;
- processamento de sementes;
- desinfecção de tubérculos e bulbos;
- desinfecção de porão ou adega;
- desinfecção de estufas.
Com a ajuda do permanganato de potássio é possível lidar com uma série de patologias fúngicas e bacterianas. É usado para combater os seguintes distúrbios:
- oídio;
- podridão cinzenta;
- requeima;
- perna preta;
- doença do mosaico.
A substância também ajuda a lidar com vários insetos. Ele destrói moscas, mariposas e vermes com sucesso.
Instruções de uso e taxa de consumo de permanganato de potássio
Para que o uso de uma substância dê os resultados desejados, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.
Camas de processamento
O uso do manganês no jardim ajuda a iniciar processos de redução-oxidação na estrutura das plantas e a melhorar sua fotossíntese. Isso permite aumentar a produtividade e fortalecer a imunidade das culturas.
Com a deficiência de manganês na estrutura do solo, as plantas muitas vezes começam a adoecer, pois sua imunidade fica bastante reduzida. Isso também afeta negativamente a aparência das plantas.
Plantas de frutas, frutos silvestres e vegetais podem ser alimentadas por raiz ou alimentação foliar. No primeiro caso, são necessários 5 gramas da substância para fertilizar morangos e vegetais por 1 metro quadrado de canteiro. Para arbustos vale a pena usar 5 a 10 gramas. As árvores frutíferas e de frutos silvestres precisam de 10 a 15 gramas do produto.
Na alimentação foliar, vale adicionar 1 grama de ácido bórico para cada 10 litros de água. É necessário aplicar a substância com borrifador antes da floração e na fase de formação dos frutos.
Desinfecção do solo
Para desinfetar o solo, é necessário fazer uma solução de permanganato de potássio na concentração de 2%. Deve ser adicionado a cada reentrância no volume de 1 litro. Isso ajudará a destruir todos os patógenos que causam podridão radicular, fusarium e outras doenças. É melhor aquecer ligeiramente a substância antes de usar.
Para sementes e mudas
Usar fertilizante para tratar sementes ajuda a desinfetá-las. Deve ser utilizado para plantio de material coletado de forma independente. As sementes compradas em lojas geralmente passam por todo o processamento necessário.
O uso de permanganato de potássio ajuda a eliminar todos os patógenos. Para isso, faça uma solução com concentração de 1% e coloque as sementes nela por meia hora. Depois precisam ser lavados com bastante água e secos.
O permanganato de potássio também pode ser usado para desinfetar recipientes para mudas. Para isso, os recipientes devem ser bem enxaguados com uma solução de permanganato de potássio na concentração de 2-3%.
Na estufa
Pulverizar a estufa ajuda a eliminar todos os patógenos que se acumulam em suas paredes. O procedimento deve ser realizado antes do início do plantio. Neste caso, a moldura deve ser bem lavada com solução de permanganato de potássio.
Para plantas de interior
O manganês deve ser usado para flores caseiras na primavera. Isso é feito na fase de despertar da planta após um período de dormência. Recomenda-se combinar a composição com ácido bórico. Para fazer uma solução eficaz, você precisa misturar 3 gramas de permanganato de potássio e ácido bórico com 10 litros de água. A composição é adequada para pulverizar folhagens ou umedecer o solo em vasos. Plantas pequenas requerem 500 mililitros do produto, flores grandes - 1 litro da substância.
Se houver sintomas de clorose, pode-se suspeitar de deficiência de manganês ou ferro. No entanto, os sinais destes distúrbios geralmente coincidem. Para aumentar a eficiência do processamento, vale combinar esses elementos, pois atuam em pares, potencializando o efeito um do outro.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com permanganato de potássio, é preciso levar em consideração que a substância pode causar queimaduras. Portanto, ao utilizá-lo, você deve seguir as seguintes regras:
- Você precisa usar luvas ao trabalhar com permanganato de potássio.
- É proibido tocar nos cristais com as mãos desprotegidas. Portanto, devem ser retirados com fósforo ou palito.
- Para misturar adequadamente o permanganato de potássio com água, você deve usar um líquido morno ou quente.
- É importante misturar bem a composição para que as plantas não queimem.
- A solução preparada deve ser usada imediatamente. A composição não pode ser armazenada.
- O recipiente com permanganato de potássio deve ser armazenado em local escuro, fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Períodos e regras de armazenamento
Recomenda-se manter o medicamento em recipiente de vidro escuro. Isso deve ser feito em local fresco. É importante garantir que não fique exposto à luz solar direta, pois isso levará à perda das propriedades oxidantes.
Vale a pena considerar que o permanganato de potássio é altamente inflamável. Também é considerado explosivo. Portanto, o recipiente com a substância deve ser colocado longe de metais ativos - sódio, cálcio, magnésio, alumínio. Além disso, o medicamento não deve ser mantido próximo a enxofre ou glicerina.
A vida útil do permanganato de potássio é de 5 anos. Após este período, suas propriedades anti-sépticas desaparecem. A solução de trabalho deve ser descartada imediatamente. Não está sujeito a armazenamento a longo prazo.
O permanganato de potássio é um remédio eficaz frequentemente usado no cultivo de plantas. A droga tem propriedades anti-sépticas e medicinais. Também pode ser usado como cobertura. Para que o produto tenha o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções e observar os cuidados de segurança.