Os adeptos da agricultura biológica não utilizam produtos químicos nas suas parcelas para aumentar a fertilidade do solo e proteger as plantas cultivadas, mas preferem substâncias naturais. Eles não agem tão rapidamente quanto os herbicidas e fungicidas, mas não prejudicam o meio ambiente nem a saúde humana. Antes de usar cinzas em sua casa de verão, você precisa saber como fazê-lo corretamente para obter o efeito esperado.
Tipos e composição
A cinza é obtida pela queima de várias substâncias naturais, sendo a cinza de madeira a mais popular. Além disso, cinzas obtidas de palha, caule de girassol, turfa, xisto e esterco são utilizadas em chalés de verão. A composição do futuro fertilizante depende diretamente do produto do qual é obtido. Além disso, a presença de componentes úteis nas cinzas é influenciada pela idade da planta e sua variedade.
Antes de usar o fertilizante, é importante considerar que ele desoxida o solo, portanto, se o solo do jardim já for alcalino, não se deve adicionar muita cinza.
Os principais elementos da composição das cinzas são:
- sulfato de magnésio e cálcio – necessário para plantas crucíferas, tem efeito prolongado;
- carbonato de magnésio e cálcio – ativa processos metabólicos nos tecidos das plantas cultivadas, promove a penetração de componentes nutricionais nas células, acelera o amadurecimento dos frutos e aumenta a produtividade;
- ortofosfato de potássio e sódio - auxilia na regulação de fluidos nos tecidos das culturas e participa da síntese de macronutrientes como o nitrogênio;
- silicato de magnésio e cálcio - especialmente necessário no cultivo de cebola, pois confere às cabeças uma aparência comercializável e prolonga a vida útil no inverno;
- cloreto de sódio e cálcio - tem propriedades bactericidas e permite que as plantas acumulem umidade, facilitando a tolerância ao calor extremo.
Como você consegue cinzas?
Existem várias formas de obter fertilizante natural, cada um escolhe o método que mais lhe convém. Se a casa tiver lareira e os proprietários usarem lenha para acendê-la, pode-se coletar gradativamente a quantidade de cinzas necessária para fertilizar o solo durante o inverno.
Eles também coletam palha e galhos de seu canteiro e os queimam no fogo.É preciso lembrar que garrafas plásticas, sacolas e borracha não podem ser utilizadas para obtenção de adubo orgânico. Quando expostos a altas temperaturas, são liberados compostos químicos perigosos, que posteriormente penetram nas frutas e, a partir daí, no corpo humano.
Amadeirado
Além dos principais macroelementos, a cinza de madeira contém componentes como boro, silício, manganês e ferro. Se você queimar ramos de abeto, o jardineiro receberá fertilizante com alto teor de cálcio e as árvores decíduas fornecerão fertilizante rico em potássio.
Via de regra, a coleta de cinzas de madeira é realizada na primavera ou no outono, quando há área livre no local para fazer fogo e já foi realizada a poda sanitária das árvores. Se for escolhido um campo de batata como local, vale a pena colocar uma chapa de metal sob os galhos para não superaquecer o solo. As cinzas podem ser recolhidas e utilizadas 2 dias após o arrefecimento completo do fogo.
De folhas caídas, copas e palha
A concentração de componentes úteis nas folhas caídas é mínima, por isso as cinzas deste material raramente são utilizadas. É mais aconselhável usar como fertilizante as cinzas que sobraram da queima das copas das plantações de girassol e erva-moura, ricas em potássio. A palha de grãos, que contém grandes quantidades de fósforo e potássio, também é adequada para a obtenção de fertilizantes úteis.
Após a colheita, os resíduos vegetais são varridos para uma área separada e deixados secar ao sol durante vários dias. Em seguida, é feita uma fogueira, observando os requisitos de segurança, e queimada até a obtenção das cinzas.
Do carvão
A cinza obtida do carvão raramente é usada como fertilizante, pois nela se encontram componentes úteis de uma forma difícil para as plantas cultivadas. A cinza de carvão é obtida pela moagem de matérias-primas queimadas. Caso a casa não possua fogão aquecido com esse componente, adquira cinzas prontas, que são vendidas em lojas de jardinagem.
Turfa
Para obter fertilizante a partir da turfa, os briquetes são adquiridos na loja e queimados na lareira e no fogão. A cinza resultante é utilizada para melhorar a composição do solo e alimentar as plantas cultivadas. Essas cinzas contêm fósforo e potássio, além de uma pequena quantidade de cal. Pelas suas características é inferior à cinza de madeira, mas também pode ser utilizada na jardinagem.
Como usar como fertilizante
A utilização das cinzas no terreno pessoal é realizada de diferentes formas, que dependem dos objetivos perseguidos pelo jardineiro.
Os usos mais comuns das cinzas são os seguintes:
- Após a colheita no outono, as cinzas de madeira são espalhadas por todo o local e desenterradas junto com o solo. Durante o inverno, a terra ficará saturada de substâncias úteis.
- Ao semear ou plantar mudas de vegetais, coloque um punhado de cinzas em cada buraco. Promove a rápida germinação do material e adaptação das mudas em terreno aberto.
- Faça uma solução aquosa e adicione às plantas para reabastecê-las com componentes úteis.
Outra forma de usar cinza de madeira é mergulhar nela mudas de batata antes de plantar.
Uma infusão nutritiva também é preparada para alimentar as plantações:
- Adicione um copo de cinza de madeira a 10 litros de água limpa.
- O líquido é mantido com tampa fechada por 24 horas, após o que é utilizado para regar as plantas.Melões e pepinos respondem favoravelmente a este fertilizante.
Use como proteção contra pragas e doenças
A adição de cinzas de madeira ajuda a combater as pragas de insetos que destroem as frutas. Além disso, a fertilização orgânica serve como prevenção de doenças fúngicas das plantas.
Se houver muitos caracóis e lesmas no seu canteiro, prepare um produto com partes iguais de tabaco e cinza de madeira e espalhe-o pelo jardim na proporção de 300 gramas por metro quadrado.
Quando surgirem sinais de infecção fúngica nas folhas das plantas jovens, prepare uma infusão de 10 litros de água e 3 kg de cinzas, que é infundida por 3 dias e depois utilizada para irrigar as lavouras. Se você adicionar sabão em pó ralado à infusão, sua eficácia aumentará.
Benefícios para plantas e solo
Os seguintes pontos são destacados como propriedades úteis das cinzas:
- possibilidade de desoxidação do solo;
- alimentar plantas com macroelementos básicos;
- fortalecer a imunidade das fruteiras;
- aumento da fertilidade do solo;
- repelindo pragas de insetos.
Erros comuns
Ao planejar o uso de cinzas em seu jardim, lembre-se de que elas não são adequadas como cobertura em solos alcalinos. Também é importante que as cinzas não contenham impurezas químicas estranhas que possam prejudicar a saúde humana.
Para quais plantas não devem ser usadas?
Você não pode usar cinzas em canteiros onde crescem rabanetes, mirtilos e azedas, pois essas plantas preferem solo ácido.